Você conhece O Templo das Aguas, lugar onde faremos nossa saída de campo na semana acadêmica?
Conheça um pouco sobre o lugar, pelas palavras de Tatiani Müller Kohls, acadêmica do curso de Ciências Sociais, aqui da UFPel.
“Enquanto uns vivem no luxo Outros catam lixo Pra tentar sobreviver E aí nem me pergunto Por que tenho que chorar Mas também acredito em sonhos E nos sonhos de vocês E me permito a imaginar um mundo feito de paz Onde todos são iguais Com florestas, animais” (Trecho da música Outros Mundos – Marco Gottinari)
O Templo das Águas, propriedade da família Gottinari, se localiza na Colônia Maciel, 8º distrito de Pelotas – RS, as margens do Arroio Pelotas e oferece aos visitantes um belo contato com a natureza e atividades ligadas à cultura e ao turismo.
O Templo das Águas vem desenvolvendo ações que estimulam a preservação da natureza, a qualidade de vida e a sustentabilidade, “podemos fazer muita coisa sem precisar daquilo que nos oferecem, que o mercado nos oferece” e “nosso objetivo é viver cada vez mais fora do sistema” diz Marco Gottinari. Na foto abaixo, Marco Gottinari está pintando a casa com tinta coque ele mesmo produziu, feita de terra, água e polpa de cactos.
Marco Gottinari diz que quando trabalhava com a agricultura convencional o que eles faziam era “criar um ciclo de doenças no planeta, ajudar a criar esse ciclo” sendo essa a característica da agricultura convencional. Em 2004, um incêndio no antigo moinho e serraria da família, queimou tudo que a ligava a agricultura convencional, e desse modo, Marco Gottinari diz ter percebido que essa era a sua liberdade e ficou feliz, e diante das brasas que ainda restavam do incêndio, começou a compor suas primeiras canções. E o que restou para a família foi a música, o turismo e a arte.
Através da música, Marco Gottinari fala das coisas que aprendeu, e tenta passar isso às pessoas.
“Quando vim para esta terra Logo me apaixonei Aprendi desde pequeninho Que sozinho não se é ninguém E pra quem quiser carinho Tem que carinhar também” (Trecho da música Menino Homem – Marco Gottinari)Tatiani Müller Kohls
Graduanda de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas