Início do conteúdo
Apresentação

Quem Somos ?

O programa residência pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de Licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Essa imersão deve comtemplar, dentre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de física e orientada por um docente de sua instituição formadora.

 

Objetivos

Dentre um dos objetivos do residência pedagógica está o aperfeiçoamento e a formação dos discentes por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática docente. 

Na UFPel a física compõem um subprojeto em conjunto com o curso de química, e nele queremos colocar em prática nas escolas o que chamamos de “Alfabetização científica”, cujo principal objetivo é contribuir para que a sociedade possa minimamente entender as necessidades, as possibilidades e as implicações do desenvolvimento tecnológico decorrente do crescimento do conhecimento científico ou gerado por ele. Para isso desenvolvemos situações de ensino de forma contextualizada para que os estudantes possam identificar a contribuição dessas áreas em sua vida diária. Com isso esperamos que as decisões sobre as relações entre ciência, tecnologia e sociedade sejam acompanhadas e entendidas por todos, e que o pensamento científico possa ser valorizado e diferenciado do pseudocientífico.