ReBECCa Blog

Colegiado de Coordenadores da ReBECCa realiza reunião para planejar ações da rede

Na quarta-feira (19/05/22) esteve reunido o Colegiado de Coordenadores da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo, ReBECCa, para discutir assuntos de funcionamento da rede. Na pauta, se analisou o lançamento das Tertúlias Geográficas: Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades, com início em 31/05 e programação até 27/11. Avaliou-se que a atividade proposta pela professora Rita de Cássia da Conceição Gomes (UFRN) com adesão de diversos membros da rede, irá dinamizar as ações durante o ano, permitindo uma melhor integração entre os participantes. O evento deverá proporcionar, de acordo com os objetivos propostos, uma melhor fundamentação teórica para aprofundamento das pesquisas sobre temas de interesse comum. Incentiva-se a divulgação da atividade. Outro ponto discutido foi a realização do I Encontro Nacional da ReBECCa, a ser realizado no próximo ano na cidade de Pelotas, RS. Foi deliberado que deverá ser formada uma comissão organizadora para o evento, para a...

New activities on the network.

The Brazilian Network of Geographical Studies on Commerce and Consumption, ReBECCa, is launching an activity to stimulate participation in the network, they are the Geographical Tertúlias. In contemporary times, the relationship between city, commerce, consumption and culture is increasingly accentuated in view of the solidity that consumer society assumes in the context of social reproduction. In view of this reality, understanding the dynamics of the city in the face of the growth of commercial activity and services is necessary, since it is an important factor for the unveiling of the processes that make the production of space and, therefore, the reproduction of society viable. In this sense, ReBECCa will promote during the year 2022, from 05/31 to 11/27, a series of online lectures that will give substance and meaning to the GEOGRAPHIC TALKS project: TRADE, CONSUMPTION AND CULTURE IN CITIES. Thus, the theme discussed in the 1st seminar on Commerce,...

Atividades na Rede ReBECCa. Participe

Tertúlias Geográficas: comércio, consumo e cultura nas cidades     A Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo, ReBECCa, está lançando uma atividade para dinamizar a participação na rede, são as Tertúlias Geográficas. Na contemporaneidade, a  relação entre cidade, comércio, consumo e cultura cada vez mais se acentua face à solidez que a sociedade de consumo assume no contexto de reprodução social. Diante dessa realidade a compreensão da dinâmica da cidade face ao crescimento da atividade comercial e dos serviços se faz necessária, uma vez que se coloca como fator importante para o desvendamento dos processos  que viabilizam a produção do espaço e, por conseguinte a reprodução da sociedade. Nesse sentido, a ReBECCa promoverá durante o ano de 2022, a partir de 31/05 até 27/11, uma série de palestras on line que darão corpo e sentido ao projeto TERTÚLIAS GEOGRÁFICAS: COMÉRCIO, CONSUMO E CULTURA NAS CIDADES. Retoma-se, assim,...

Segunda Coordenação da ReBECCa – Eleição e Posse

Coordenação da ReBECCa 2021/2023 – Eleição e Posse Durante a Assembleia Geral Ordinária realizada em 27 de maio de 2021 se procedeu a eleição e posse da nova coordenação da rede para o biênio 2021/2023. Foram eleitos os seguintes membros: Coordenação Geral: Sidney Gonçalves Vieira (UFPEL); Coordenação Adjunta: Lincoln da Silva Diniz (UFCG); Coordenação de Publicações: Cláudio Ressurreição dos Santos (SEC/BA) e Paulo Roberto Baqueiro Brandão (UFOB); Coordenação de Rede Digital: Carlos Henrique Costa da Silva (UFSCAR/Sorocaba); Coordenação de Filiação: Kátia Cristina Ribeiro Costa (UFCG); e, Coordenação de Eventos: Dione Dutra Lihtnov (LEUR/UFPel). A eleição da nova coordenação e a posse nas respectivas funções se deu em 02 de junho de 2021. Leia a seguir a Ata da Assembleia. Ata 01/2021 Assembleia Geral Ordinária

XIV ENANPEGE – GT 69 aborda Comércio e Consumo na Produção da Cidade

XIV ENANPEGE – GT 69 aborda Comércio e Consumo na Produção da Cidade Nas últimas três décadas, pesquisar o comércio e o consumo tem mostrado ao geógrafo que na sociedade contemporânea, o consumo “parece” que tem vida própria, tal a centralidade alcançada por esta esfera da produção material da sociedade capitalista. Sem autonomizar este momento da produção, consideramos necessário destacá-lo da produção, distribuição e circulação de mercadorias para entender como esta subtotalidade se hipertrofia para sustentar a reprodução econômica que se apresenta financeirizada. É a esfera que envolve e se reproduz na prática da vida cotidiana, portanto, a que contém a maior complexidade da dimensão vivida. A crise mundial produzida pela pandemia da Covid19, com a necessidade do distanciamento social para conter a propagação do vírus, no plano do comércio e do consumo, retirou aquilo que lhe dá sentido, o encontro de pessoas e as possibilidades de trocas. O delivery...

I Encontro Nacional da Rede foi sucesso

O I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo foi encerrado na quinta-feira (27/05/21) em mesa presidida pelo professor Cláudio Ressurreição Santos em que o professor Carlos Henrique Costa Silva proferiu a conferência “Os espaços de comércio e consumo na reestruturação do urbano: mudanças, permanências e contradições” Foi um fechamento com “chave de ouro” de um evento de muito sucesso. Durante os quatro dias do evento uma série de profissionais expôs seus trabalhos nas conferências, palestras, mesas redondas e grupos de trabalho mostrando com evidência a importância dos estudos geográficos sobre comércio e consumo no Brasil. Na avaliação do evento se constatou justamente o papel prepondere=ante que a ReBECCa passou a desempenhar na sistematização desses estudos, se constituindo em um importante repositório de dados e análises sobre os temas. Na sequência, será feita a escolha da nova coordenação da Rede e a escolha do local...

Anais do I_EN_ReBECCa

  Acesse aqui os Anais o I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo e o V Seminário Regional de Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades. Anais do I EN_ReBECCa – 12-05-2021

Amostra dos Anais do I EN_ReBECCa

AMOSTRA dos Anais do I_EN_ReBECCa É com muita honra e satisfação que apresentamos esta compilação dos artigos aprovados no I ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS SOBRE COMÉRCIO E CONSUMO (EN_ReBECCa) e V SEMINÁRIO REGIONAL COMÉRCIO, CONSUMO E CULTURA NAS CIDADES (SRCC). O evento com sede em Salvador–BA, realizar–se–á entre os dias 24 e 27 de maio do ano de 2021. Em virtude da pandemia do coronavírus, todas as atividades acontecerão virtualmente. Ressaltamos que este documento é uma AMOSTRA PRÉVIA para fins de consulta. Sua reprodução é PROIBIDA e todos os direitos autorais estão reservados aos respectivos autores. Tão logo finde a sua realização, o acesso ao documento será finalizado. A divulgação dos Anais oficial do evento ocorrerá em momento futuro. Agradecemos a sua participação e esperamos que o conteúdo aqui disponibilizado seja de bom proveito. Nosso agradecimento especial a todos os docentes, discentes e demais colaboradores que...

I EN_ReBECCa divulga trabalhos selecionados

A Comissão Organizadora do I EN_ReBECCa torna pública a lista dos artigos aprovados para publicação nos anais do evento. Parabenizamos e agradecemos a todos os autores que se dispuseram a participar e colaborar com a produção científica no âmbito deste evento. EIXO 1      COMÉRCIO E CONSUMO NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO   1     A RE-PRODUÇÃO DO ESPAÇO DE COMÉRCIO E CONSUMO: ESTADO, TÉCNICA E REPETIÇÃO        SANTOS, Claudio Ressurreição dos   2     A PRODUÇÃO DO ESPAÇO DE COMÉRCIO: O CASO DOS MERCADINHOS NO BAIRRO NOVO HORIZONTE NA CIDADE DE SALVADOR – BA        SANTOS, Lilian Mascarenhas   3     AS ESTRATÉGIAS DO CITY MARKETING E AS CARACTERÍSTICAS DO COMÉRCIO E CONSUMO NO BAIRRO SANTA FELICIDADE (CURITIBA-PR)        NASCIMENTO, Ramon Spironello do        ISMAEL, Vinicius de Paula        ROSALIN, João Paulo   4     COMERCIANTES E SHOPPING POPULAR: UMA ANÁLISE SOBRE O POPCENTER, PELOTAS, RS        PÔRTO, Leonardo Farias...