Colegiado de Coordenadores da ReBECCa realiza reunião para planejar ações da rede

Na quarta-feira (19/05/22) esteve reunido o Colegiado de Coordenadores da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo, ReBECCa, para discutir assuntos de funcionamento da rede.

Na pauta, se analisou o lançamento das Tertúlias Geográficas: Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades, com início em 31/05 e programação até 27/11. Avaliou-se que a atividade proposta pela professora Rita de Cássia da Conceição Gomes (UFRN) com adesão de diversos membros da rede, irá dinamizar as ações durante o ano, permitindo uma melhor integração entre os participantes. O evento deverá proporcionar, de acordo com os objetivos propostos, uma melhor fundamentação teórica para aprofundamento das pesquisas sobre temas de interesse comum. Incentiva-se a divulgação da atividade.

Outro ponto discutido foi a realização do I Encontro Nacional da ReBECCa, a ser realizado no próximo ano na cidade de Pelotas, RS. Foi deliberado que deverá ser formada uma comissão organizadora para o evento, para a qual já se conta com a participação dos colegas Dione Dutra Lihtnov (Leur/UFPEL), Paulo Roberto Baqueiro Brandão (UFOB) e Sidney Gonçalves Vieira (UFPEL). A data de realização do evento, a ser definida pela referida comissão, não deverá ser coincidente com outros eventos de interesse já previstos para 2023, tais como o EGAL, o CINCCI e o da Rede Internacional sobre Comércio, Consumo e Cidade.

Também se tratou das filiações na rede, sendo entendimento geral que a participação deverá ser efetivada pela assinatura do blog, disponível na URL da ReBECCa em https://wp.ufpel.edu.br/rebecca/ e serão considerados membros efetivos todos/as que assinarem o referido blog e preencherem o formulário, disponível no mesmo endereço eletrônico. Fica a sugestão para que os/as participantes do grupo de WhatsApp realizem sua inscrição também no blog, por intermédio do qual se fará a maior integração da rede.

Nos outros assuntos o professor Sidney informou que realizará com seu grupo de trabalho na UFPEL, o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, uma atividade de ensino e pesquisa com vistas a discutir o Atlas do Comércio do IBGE. A finalidade, além do conhecimento das informações contidas na publicação, é identificar indicadores que possam ser desagregados em nível municipal e/ou urbano para efeitos de realização de estudos comparados. Assim que as primeiras análises forem feitas fará a divulgação dos resultados para que mais interessados possam participar;

Por fim, como informe, foi divulgada a versão para o inglês do blog da ReBECCa, com a finalidade de ampliar a capacidade de divulgação das atividades realizadas na rede. Em breve, estará disponível também uma versão em espanhol. Nem todas as notícias contarão com as versões estrangeiras, mas pelo menos haverá um menu para cada língua com a publicação da estrutura principal do site. O trabalho está me fase de implantação e as versões não são realizadas por profissionais nas respectivas línguas, de modo que todas as contribuições são bem-vindas.

comments

Você pode gostar...