I EN_ReBECCa – I ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS SOBRE COMÉRCIO E CONSUMO

V SRCCC – V SEMINÁRIO REGIONAL COMÉRCIO, CONSUMO E CULTURA NAS CIDADES

1ª CIRCULAR

Os membros da ReBECCa têm a honra e o prazer de anunciar o I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Estudos Geográficos sobre Comércio e Consumo e o V Seminário Regional Comércio, Consumo e Cultura nas Cidades, que ocorrerão, concomitantemente, em Salvador (Bahia), entre os dias 24 e 27 de maio de 2021, sob os auspício do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia).

Com o tema “Os espaços de comércio e consumo na reestruturação do urbano na sociedade contemporânea: mudanças, permanências e contradições”, o I EN_ReBECCa é um esforço em conferir continuidade aos seminários regionais realizados em 2013 (Campina Grande), 2015 (Natal), 2017 (Sobral) e 2019 (Teresina) agora em escala nacional. Existe uma lacuna no território nacional para debater e refletir o movimento do comércio, do consumo e da cultura na produção do espaço no Brasil, pois esse processo de produção espacial brasileiro configura um grande laboratório que envolve dimensões teórico-metodológicas e empíricas dos espaços de comércio, consumo e a cultura na reestruturação da produção do espaço nacional.

Vale salientar que a situação de isolamento social imposta pela pandemia da COVID-19 também nos remete a repensar e reorganizar o formato deste evento, passando da modalidade presencial para o ambiente virtual. Trata-se de uma modalidade que tem como pontos positivos alcançar um número maior de interessados pelo tema, bem como, a possibilidade de assistir às gravações em ocasiões e quantidades variadas. Será possível participar das atividades adaptadas a este novo cenário e que indicam fazer parte do nosso cotidiano nos próximos tempos. Esperamos contribuir com ponderações, debates, apresentações de trabalhos, mesas, minicursos, e principalmente, contando com a participação da comunidade científica e esperando o envolvimento de toda a sociedade interessada na temática do evento.

OBJETIVOS DO EVENTO

O I EN_ReBECCa e o V SRCCC têm como objetivos:

• promover o desenvolvimento de um fórum de debates, pesquisas e discussões em rede, através de pesquisadores brasileiros, sobre o comércio, o serviço e o consumo, com ênfase na reestruturação dos espaços urbanos em diversas escalas;
  • dialogar com pesquisas já concluídas ou em fase de conclusão, desenvolvidas pelos pesquisadores da Rede, núcleos e grupos de pesquisas vinculados às instituições associados à ReBECCa.

Os eventos aqui planejados se voltam principalmente para os seguintes públicos:

• pesquisadores e profissionais que trabalham com as temáticas tratadas nos eventos
  • estudantes de graduação, principalmente dos cursos de Geografia, História, Ciências Sociais, Economia, Administração, entre outros, das universidades, centros universitários e faculdades brasileiras;
  • estudantes de pós-graduação, principalmente dos programas das universidades que fazem parte da Rede. Acrescentam-se também os cursos de pós-graduação no âmbito nacional que não estão inseridos na Rede, mas terão espaço para divulgação dos seus trabalhos de pesquisa na temática da Rede.
  • pessoas da comunidade externa às universidades, principalmente professores da Educação Básica, profissionais da área da saúde que desenvolvem pesquisas com trabalhadores vinculados aos espaços de comércio, de serviços e de consumo, bem como aquelas vinculadas à economia solidária, à exemplo das entidades dos movimentos sociais, que tenham interesse pelo tema do evento com ênfase ao eixo do comércio, consumo e economia solidária.

TEMA DO EVENTO E EIXOS TEMÁTICOS

O I EN_ReBECCa e do V SCCC têm como tema “Os espaços de comércio e consumo na reestruturação do urbano na sociedade contemporânea: mudanças, permanências e contradições”.

Quanto aos eixos temáticos, são três, assim denominados:

• Eixo 1: Comércio e consumo na produção do espaço urbano;
  • Eixo 2: Comércio, consumo, cultura e os circuitos urbanos regionais;
  • Eixo 3: Comércio, permanências e rupturas.

ATIVIDADES PREVISTAS

O I EN_ReBECCa e o V SCCC estão estruturados com base nas seguintes atividades:

• Conferências de abertura e encerramento;
  • Mesas Redondas;
  • Grupos de Trabalhos.

Em breve será anunciada a Página Web do evento.

Você pode gostar...