Mestrado em Geografia da UVA tem projeto aprovado no Programa de Pós-Doutorado para Jovens Doutores da Funcap

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) divulgou na segunda-feira, 6 de novembro de 2017, o resultado da seleção do Programa de Pós-Doutorado para Jovens Doutores (Edital nº 02/2017). A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) está entre as Instituições de Execução do Projeto, com a proposta da Professora Virgínia Holanda, do Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG/UVA), entre as 30 aprovadas.

Professora Virgínia Holanda, membro da ReBBECCa, da UVA, é coordenadora do projeto.

O projeto de pesquisa da Professora Virgínia Holanda, intitulado “Direitos Sociais no Nordeste Brasileiro: Programa Bolsa Família e Circuitos da Economia Urbana em Sobral (CE), Petrolina (PE) e Arapiraca (AL)”, receberá o recém-doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Fernando Antônio da Silva. O trabalho conta com a parceria dos pesquisadores Adriana Maria Bernardes da Silva (UNICAMP); Paulo Rogério de Freitas Silva, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); e Rita de Cássia da Conceição Gomes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, ainda, com os pesquisadores colaboradores do Mestrado em Geografia da UVA, Luiz Antônio Araújo Gonçalves; Telma Bessa e Nilson Almino. Integram a equipe, também, mestrandos e graduandos do Programa de Iniciação Científica.

O Edital da FUNCAP de oferta de bolsas de pós-doutorado para pesquisadores atuarem no Estado do Ceará é parte do esforço empreendido pelo Ministério da Educação por intermédio da CAPES e da FUNCAP em investir na atuação dos doutores recém-formados para o desenvolvimento do país, por meio do desenvolvimento da pesquisa e inovação em áreas estratégicas; do reforço à pós-graduação e aos grupos de pesquisa nacionais; da renovação de quadros nas universidades e instituições de pesquisa para o ensino em nível de pós-graduação, a orientação e à pesquisa.

Fonte da notícia: http://www.uvanet.br/noticias_mostra.php?id=1792

comments