Início do conteúdo
    Notícias
  • Aulas Primeiros Socorros UFPel

    Primeiros Socorros no Ensino Superior: Uma Habilidade Vital que você desenvolve aqui, no LABENSIM/UFPel

    Primeiros socorros são mais do que apenas uma habilidade útil – eles podem salvar vidas. Uma história de 2013 (entre tantas outras) de um menino que salvou seu irmão com o conhecimento de primeiros socorros aprendido na escola destaca o valor dessa habilidade.

    No ensino superior, os alunos estão se preparando para entrar no mundo como profissionais e líderes. Parte dessa preparação deve incluir o conhecimento de primeiros socorros. Aqui estão algumas razões pelas quais isso é tão importante e por que nós do LABENSIM nos importamos tanto com isso:

    1. Salvar Vidas
    Em uma emergência, cada segundo conta. Saber o que fazer pode ser a diferença entre a vida e a morte.
    2. Prevenir Danos

    “Os primeiros socorros não apenas salvam vidas, mas também ajudam a prevenir danos adicionais. Dessa forma, eles garantem que a situação não piore antes que a ajuda médica chegue. Noções e conhecimentos de Primeiros Socorros são para TODOS, e é uma obrigação cidadã prestar ajuda

    3. Aliviar a Dor

    Mesmo que a lesão não seja grave, os primeiros socorros podem aliviar a dor e o desconforto. Dessa forma, o paciente pode se sentir mais confortável até que o atendimento médico seja recebido

     

    4. Preparação para Emergências

    Saber primeiros socorros dá a você a confiança de que está preparado para lidar com emergências que possão surgir.

    A história do menino herói nos mostra que o conhecimento de primeiros socorros é uma ferramenta poderosa. No ensino superior, temos a oportunidade de equipar nossos alunos com essa ferramenta tão importante. Portanto, vamos aproveitar essa oportunidade e, assim, garantir que nossos alunos estejam preparados. Com isso em mente, queremos que eles não apenas tenham sucesso em suas carreiras, mas também estejam prontos para agir quando a necessidade surgir. Você sabe quando eles podem te chamar para ser um herói? Se não, ai está um ótimo motivo para aprender primeiros socorros!

     

    Nós começamos a oferecer nossa disciplina Optativa de Primeiros Socorros em 2020 no formato Remoto para o curso de Medicina. A partir disso, expandimos para todos os cursos da UFFPEL, permitindo matrícula especial para os alunos interessados em participar. Contudo, devido a uma limitação técnico operacional, limitamos a disciplina à FAMED. Atualmente, a oferecemos para os Cursos de Terapia Ocupacional, Psicologia e Medicina.

     

    A disciplina é ministrada voluntariamente pelo Professor Samir Luiz dos Santos Schneid, Professor do Departamento de Clínica Médica, sendo este o coordenador docente do projeto, e guiada por Luan Lucas Valins da Silveira, Acadêmico de Medicina da UFPel que auxilia na coordenação do Projeto. Afim de sermos mais eficientes, contamos com o apoio técnico de Claudia Caldeira Gomes (Claudinha, como é carinhosamente conhecida por nossos alunos) a qual faz parte da equipe de Enfermagem da UFPel e presta um excelente trabalho e auxilio aos professores e alunos que procuram por esse brilhante projeto.

    Reportagem citada aqui