O projeto “Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola” visitou a Turma Especial de Medicina Veterinária (TEMV) da Universidade Federal de Pelotas. A Turma “é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)”¹. O curso é destinado à “população jovem e adulta das famílias beneficiárias de projetos de assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Programa de Crédito Fundiário (PNFC), alunos de curso de especialização promovidos pelo Incra, entre outros²“.
A oficina começou com um espaço de brincadeiras lúdicas, a fim de destencionar o ambiente e estabelecer um clima confortável. Após, deu-se início aos debates. Começou com a apresentação do clipe “Chapa”, do rapper Emicida. A seguir as discussões correram entre os membros do Projeto e os estudantes da TEMV. Foram tocados temas como a atuação da mídia, violência policial, embranquecimento cultural, cotas na universidade e ações afirmativas.