Concurso Fotográfico – Votação aberta!
Votação para escolha das fotografias vencedoras do Concurso Fotográfico “CELEBRANDO A UFPEL: O OLHAR DE QUEM A FAZ ACONTECER” está aberta
Está aberta, a partir de hoje, quinta-feira (24) até o dia 29 de outubro, a votação popular que escolherá as 3 melhores fotografias. Pode votar qualquer pessoa que tenha um Cadastro de Pessoa Física (CPF) válido, sendo membro da comunidade universitária ou não. Caso sejam computados mais de um voto de uma mesma pessoa, será considerado válido, para fins de votação, o último voto.
As fotografias foram produzidas por servidores da UFPel, técnico-administrativos e docentes, nas quais mostram os diferentes olhares e percepções do dia-a-dia da universidade, seja através da fotografia de pessoas ou espaços e prédios. As fotografias vencedoras serão apresentadas no dia 30 de outubro, no piquenique que acontecerá no Campus Capão do Leão, das 11h às 14h.
Para votar basta acessar este link: http://bit.ly/2W4abGw
Abaixo você pode visualizar as fotos com suas descrições.
Clique em uma foto para ampliar
-
-
Foto 1 – Quando jovem eu julgava que o céu era sempre igual, mas a maturidade me fez perceber que a cada dia ele nos apresenta um show!
Produzida da janela da sala 301 do prédio 5 do Campus Capão do Leão no dia 20/04/2018.
-
-
Foto 2 – O Centro de Convivência sob o arco-íris.
Produzida da janela da sala 301 do prédio 5 do Campus Capão do Leão no dia 11/05/2018.
-
-
Foto 3 – Ao chegar ao trabalho, na manhã do dia 9 de julho de 2019, vislumbrei, através da janela da sala 301 do prédio 5, a bela imagem do plátano, permeado pela neblina. Ao fundo, o prédio da FAEM.
Produzida da janela da sala 301 do prédio 5 do Campus Capão do Leão no dia 09/07/2019.
-
-
Foto 4 – registro externo da paisagem UFPEL – realizada a partir da Rua Gomes Carneiro próximo a Rua Félix da Cunha, mês Junho 2019
-
-
Foto 5 – registro externo da paisagem UFPEL – realizada a partir da Rua Gomes Carneiro próximo a Rua Almirante Barroso, mês Junho 2019
-
-
Foto 6 – registro externo da paisagem UFPEL- realizada a partir da Avenida Juscelino Kubitschek, próximo a Rua Três de Maio, mês Julho 2019
-
-
Foto 7 – Esta imagem foi produzida na UFPel – Campus Porto, no dia 02/09/2011,
representando a tranquilidade às margens do Canal São Gonçalo, tendo a
sombra de suas árvores e prédios históricos, e ao fundo o Porto de
Pelotas, sendo um local de descanso, conversas, reflexões, descontração e
estudos.
-
-
Foto 8 – Esta imagem foi produzida na UFPel – Campus Porto, no dia 18/11/2011,
representando as reformas do bloco B no andar térreo, onde se visualiza
pelo espaço de uma janela o prédio “paliteiro”. Onde antes havia o
trânsito de pedreiros e engenheiros, hoje se tem estudantes, professores
e técnicos administrativos usufruindo de um novo espaço.
-
-
Foto 9 – Esta imagem foi produzida na UFPel – Campus Porto, no dia 07/02/2014,
representando o nascer do sol iluminando os prédios da UFPel às margens
do Canal São Gonçalo, tendo o privilégio de iniciar o dia com este belo
momento.
-
-
Foto 10 – Aula prática para a vida – Os alunos tendo uma aula prática sobre o pé diabético em um boneco para no futuro tratar seres humanos de forma digna e com qualidade, representa o aprendizado e vivências diárias do ensino na UFPEL.
-
-
Foto 11 – Bom chimarrão – Uma das coisas boas de estar em um Campus na beira do canal é poder tomar um bom chimarrão as suas margens e no sol nos horários de intervalo.
-
-
Foto 12 – O Catiorineo – A UFPel acolhe os cachorros que no Campus vivem transparecem a felicidade deste acolhimento e de se sentirem em casa, de forma que parecem sorrir ao sol.
Autor: Vinícius Boldt dos Santos
-
-
Foto 13 – A fotografia foi feita do prédio da Faculdade de Medicina no dia 14 de
outubro de 2019. Nesse prédio funciona a Faculdade de Medicina desde 1963
e recentemente também “hospeda” os cursos de Psicologia e Terapia
Ocupacional.
Optou-se por fazê-la em um dia chuvoso para captar a sensação
nostálgica que esse prédio histórico transmite. A sua personalidade antiga se
confirma como Patrimônio Histórico, visto que ainda irradia uma beleza
admirável.
-
-
Foto 14 – O apagar de luzes da educação superior no Brasil. Local e data: Corredor da Fitossanidade (Faculdade de Agronomia), em uma segunda-feira (23/09/2019).
-
-
Foto 15 – Outono na Universidade. Local e data: FAEM, em 23/09/2019
-
-
Foto 16 – Obras e Flores. Local e data: Prédio do IFM, em 23/09/2019.
-
-
Foto 17 – A partir da secretaria. Em alusão a situação atual do serviço público, que tem sido ofuscado e atacado pelas esferas governamentais, na fotografia brincamos com a luminosidade, na qual o plano de fundo ofusca o primeiro plano. No primeiro plano, a fotografia apresentada a rotina dos servidores da secretaria dos cursos do Instituto de Física e Matemática, Campus Capão do Leão, no qual trabalham os secretários: Gláucia Potenza Soares atendendo o curso de Lic. em matemática – diurno e Diego Fersula de Moura atendendo os cursos de Lic. e Bach. em Física. No segundo plano, da vista da janela da secretaria temos o prédio da Agronomia e o Centro de Vivência do Campus Capão do Leão.
Autor: Fernando Jaques Ruiz Simões Jr.
-
-
Foto 18 – O reflexo do prédio do MALG nas taças com água, um fenômeno da Física que pode ser explicado pelo colegas do IFM, dá uma ideia de como sentimos a Educação no país atualmente: de cabeça para baixo… (Tomada a partir de uma mesa no Central Café, dia 14 de outubro de 2019)
-
-
Foto 19 – E vamos junto com o proeiro, singrando as águas do nosso vizinho, o Canal São Gonçalo, com esta imagem de um belo dia de Outono (foto tomada da janela da CCS, dia 8 de março de 2011).
-
-
Foto 20 – O cavalete artista. No cartaz que anuncia uma exposição, um efêmero reflexo do Mercado Central, que dura apenas dois minutos, vira arte. (foto de 9 de junho de 2019)
-
-
Foto 21 – UFPel, sempre presente na Vida de Pelotas – A fotografia foi tirada no Quadrado, à beira do cana São Gonçalo, na tardinha do dia 16 de julho de 2019.
O objetivo foi captar o instante em que o pescador sai com seu barco em busca de
peixes, e a garça, que está ali com o mesmo objetivo, acompanha a ação. O Anglo ao fundo, espelhado pela águas paradas do canal, compõe a cena como que significando a marcante presença da UFPel na vida de todos os habitantes de Pelotas.
Autor: Carlos Arthur Saldanha Dias
-
-
Foto 22 – Pôr do Sol no Anglo – Foto retirada de janela do quarto andar do Anglo em direção ao pôr do sol.
Data: 27/06/2019
-
-
Foto 23 – Lateral do Anglo a noite – Foto retirada do estacionamento em direção a lateral do Prédio Anglo.
Data: 03/04/2019
-
-
Foto 24 – A bela aquarela de cores da natureza a partir da janela do laboratório. Local: Laboratório de materiais poliméricos, B137, Engenharia de Materiais, Anglo. Data: 04/06/2019
-
-
Foto 25 – A esperança da luz ao final do túnel. Local: Corredor do curso de Engenharia de Materiais, Anglo. Data: 03/10/2019
-
-
Foto 26 – Data 04/01/2019 – Campus Anglo
-
-
Foto 27 – Data 07/02/2019 – Barragem Eclusa – CCL
-
-
Foto 28 – Data 04/10/2018 – Campus Capão do Leão
-
-
Foto 29 – As janelas da Universidade abrem o olhar para a imensidão do céu, através do conhecimento, da troca de experiências, da convivência. Celebrar a UFPel pelo nosso olhar de cada dia, com a esperança voltada ao infinito.
A imagem foi produzida do segundo andar do Campus Porto da Ufpel, em outubro de 2019.
-
-
Foto 30 – Registro do novo auditorio da FAEM ainda durante os preparativos finais antes de sua inauguração – 04/09/2019
-
-
Foto 31 – Um novo ponto de vista do Campus Anglo que para muitos de nos servidores passamos mais tempo do que em nossas próprias residências – 16/02/2016
-
-
Foto 32 – Momento único registrado no alto do prédio do CENG que reuni a Praça Domingos Rodrigues, Prédio da Alfandega e na linha do horizante o Campus Anglo – 17/06/2014