Círculo de Conversa: “A Afrocentricidade construindo a Ciência e a Sociedade”

on
  • Profa. Dra. Iraneide Soares da Silva – presidenta da ABPN

Doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia/UFU; Mestra em Educação pela Universidade Federal do Ceará/UFC; Graduada em História pelo UniCEUB/DF. Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadorxs Negrxs/ABPN (2022-2024); Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Memória da Escravidão e do Pós-Abolição/SANKOFA/UESPI; Coordenadora Nacional do Consorcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros/CONNEABS (2020-2022)

  • Profa. Dra. Cassiane de freitas Paixão – FURG- ERER FURG

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Possui graduação em CIENCIAS SOCIAIS pela UFPEL, mestrado em Sociologia na UFRGS e doutorado em Educação pela UNISINOS. Realizou pós doutorado na UFB, junto ao grupo de pesquisa A cor da Bahia.Tem experiência na área de Sociologia Contemporânea, atuando principalmente nos temas relacionados a sociologia da educação, educação superior, políticas educacionais, universidades e ações afirmativas. Líder do Grupo de Pesquisa Educação para as Relações Étnico Raciais FURG- ERER FURG.

  • Lic. Filos. Higor Santos – UFPEL

Graduado em filosofia licenciatura pela UFPel, pesquisador do núcleo Rekhet no Laboratório Geru Maã pela UFRJ, realizou mobilidade acadêmica internacional no programa de Direito na Universidad de Ciencias Aplicadas y Ambientales (UDCA) em Bogotá-Colômbia no ano de 2022, escritor e educador da Comunidade Africana.

Dra. Raquel Silveira Técnica em Assuntos Educacionais – UFPEL

Neta de Dona Idaura, filha de Neiva. Mulher preta Odara. Fundadora e integrante da coordenação do Centro de Ação Social, Cultural e Educacional – Odara. Integrante da Coordenação do Projeto LADAIA – Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas-Centro de Artes-UFPel. Integrante do Movimento de Resistência UFPreta. Licenciada em Educação Física, Especialista e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Técnica em Assuntos Educacionais na UFPel.