Sobre

O Grupo ProEDAI – Grupo de Estudo do Ceng – Projeto Exatas Diversidades Afro Indígena, consiste da integração de professores, técnicos administrativos e estudantes que entendem da necessidade de apoiar, monitorar e auxiliar na formação dos alunos do Centro de Engenharias oriundos das políticas de cotas raciais das modalidades L02, L06, L10 e L14, assim como, qualquer outro aluno que se sentir acolhido pelo grupo.
O objetivo do ProEDAI, tem como foco principal a integração dos alunos cotistas. Assim como incentivar e orientar os mesmos para que usufruam de todos os recursos disponíveis na UFPEL e que nortearão sua permanência na instituição até a conclusão do curso. Para isso alguns objetivos específicos estão definidos no ProEDAI, tais como:
          ✓Monitorar a vida acadêmica dos cotistas , apoiando os mesmos em disciplinas principalmente de Cálculo.
          ✓Capacitar estes alunos na área de engenharia.
          ✓Fomentar a participação em Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.
          ✓Fomentar a participação em Editais Institucionais.
          ✓Conscientizar sobre a  importância das políticas de cotas raciais na UFPEL
          ✓Empoderar estes alunos por meio de palestras motivacionais  e incentivo em atividades extracurriculares.

                                 O impacto do estudante quando ingressa na universidade é muito grande, pois se depara com uma estrutura institucional, enfrenta problemas inerentes a vida acadêmica dos cursos de engenharia, além do Racismo Institucional. A permanência destes estudantes na UFPel até a conclusão do curso é uma das grandes preocupações das políticas de ações afirmativas. Desta forma, este grupo de estudo tem o intuito de aumentar a taxa de permanência dos estudantes cotistas. Além disso, é fundamental que os atuais alunos cotistas estejam conscientes da importância dessas políticas de cotas. O projeto tem como meta conscientizar toda a comunidade acadêmica e principalmente os alunos cotistas das modalidades L2, L6, L10, e L14 do papel destas políticas pública perante a sociedade.

                             A Metodologia do ProEDAI parte da organização de eventos  e atividades pedagógicas,:
Encontro de Estudos – Estudos direcionados e específicos para atendimento de demanda definida pelo grupo de estudantes.
Oficinas  Temáticas – Atividades de troca de ideias, experiências e debates em torno das ações afirmativas e temáticas culturais.
Palestras – Apresentação de determinado tema específico das áreas de Engenharia ou de Políticas Afirmativas.
Visitas Técnicas –  Atividade de reconhecimento das empresas e instituições da região que atuam na área das engenharias.
Planos de Ação  para atendimento de Editais –  Encontro de capacitação  para auxiliar na avaliação e atendimento de editais de seleção de bolsas, projetos, eventos , etc.

Resultados e Impactos esperados do ProEDAI são:

Atender e Integrar o máximo de Alunas/os negras/os matriculados no Centro de Engenharias.

Aumentar a participação de Alunas/os negras/os em projetos de pesquisa e extensão.

                         Auxiliar na diminuição da evasão e aumentar o percentual de  Alunas/os negras/os formados.