Você sabe o que é dioctofimatose?

 

Não?

Não tem problema! Estamos aqui para lhe explicar detalhadamente!

A dioctofimatose, também chamada dioctofimose ou simplesmente “doença do verme gigante do rim” é uma doença parasitária que acomete, principalmente, cães, gatos e alguns carnívoros silvestres. Um aspecto interessante que destaca esta doença é o seu caráter zoonótico, ou seja, a capacidade de afetar também os seres humanos!

 

 

 

O parasito causador dessa doença se chama Dioctophyme renale e é conhecido como “verme gigante do rim”. Isso porque, na grande maioria dos casos, o verme se instala no rim direito dos animais. Mas tem mais!! Em alguns casos, pode ocorrer o que chamamos de “ciclo errático” e o parasito se instala em diversos locais anatômicos, já tendo sido relatado em ambos os rins, na cavidade abdominal, na cavidade torácica, glândula mamária, escroto, musculatura abdominal e um relato até em canal medular da coluna vertebral!

 

A maior preocupação nesta doença é que o parasito consome TODO o tecido funcional do rim onde se instala, levando à disfunção total do órgão. Ou seja, destrói o rim! Por causa disso, o paciente pode se apresentar apático (sem energia), com dor abdominal (demonstrado por reclamação ao toque) e com hematúria (sangue na urina). Porém, alguns animais podem se apresentar totalmente assintomáticos (sem nenhum sinal clínico) e apenas podemos diagnosticar através de exames complementares, como os exames de urina e ultrassonografia.

Por isso nós do PRODIC nos empenhamos em difundir conhecimento sobre esta importante doença.

Dúvidas? Pergunta pra gente!

Autoria: Luã Iepsen