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Sobre o PIBID Física

O Curso de Licenciatura em Física da UFPel participa dos editais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desde o ano de 2007, sempre procurando desenvolver atividades que enriquecem a formação dos discentes vinculados ao Curso. Estas atividades envolvem a inserção dos discentes na realidade escolar da região, seja através da observação da gestão e do cotidiano em sala de aula, como também pela realização de oficinas nas escolas vinculadas aos projetos. Os alunos recebem formação complementar dentro da UFPel, na forma de grupos de discussão, onde a pesquisa no ensino de Física é incentivada, assim como a produção e apresentação de material didático. Além disso, a participação dos discentes em eventos de divulgação é incentivada.

O PIBID é um programa executado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da Educação Básica pública brasileira. Os projetos fomentados pela CAPES no âmbtio do PIBID são propostos por Instituições de Ensino Superior (IES), em articulação com as Secretarias de Educação, e desenvolvidos por grupos de licenciandos sob a supervisão de professores da Educação Básica e a orientação de docentes das IES. O fomento consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto, podendo ser concedido outro tipo de apoio financeiro, de acordo com cada edital e com a disponibilidade orçamentária da CAPES ou quando houver aporte de recursos por outras insituições.

São princípios norteadores do PIBID:

  1. prática contextualizada quanto às temáticas emergentes no cenário social, educacional e cultural do país;
  2. trabalho coletivo e interdisciplinar;
  3. unidade teoria-prática;
  4. pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
  5. pesquisa e extensão como processos formativos e práticas pedagógicas;
  6. percepção e assunção das dimensões pedagógicas, políticas , éticas e estéticas da docência;
  7. compromisso social e valorização do profissional da educação;
  8. gestão democrática do ensino público;
  9. vinculação entre a educação escolar, mundo do trabalho, práticas sociais e cidadania;
  10. respeito e valorização das diversidades com justiça social, inclusão e direitos humanos; e
  11. combate às desigualdades sociais e educacionais entre grupos definidos por posições sociais, étnico-raciais e de gênero, entre outras.

São objetivos principais do PIBID:

  1. incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
  2. contribuir para a valorização do magistério;
  3. elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre Educação Superior e Educação Básica;
  4. inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  5. incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  6. contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.