Os subprojetos PIBID-Física são executados, geralmente, em ciclo formativo, em que o núcleo de iniciação à docência realiza o planejamento das atividades que serão desenvolvidas nas escolas, executa as atividades, retorna para a UFPel para realizar a avaliação dos resultados das atividades e, por fim, realiza a socialização ampla dos resultados obtidos, em geral por meio de um seminário de iniciação à docência realizado na UFPel, bem como pela participação em eventos. As atividades desenvolvidas no núcleo de iniciação à docência se dividem em duas grandes categorias: atividades na UFPel e atividades nas escolas (com os alunos da educação básica).
Na UFPel, as atividades envolvem os discentes do Curso de Licenciatura em Física, os coordenadores de área (professores do Instituto de Física e Matemática da UFPel) e os supervisores (professores) das escolas envolvidas no projeto. Essas atividades podem consistir de reuniões de planejamento, formação, grupos de estudos, testagem de material e sequências didáticas, elaboração de manuais e roteiros, oficinas, cursos e minicursos, participação em eventos culturais, acompanhamento e socialização de resultados.
As atividades nas escolas são a práxis das atividades desenvolvidas na UFPel. Na maioria das vezes, ocorrem no espaço escolar, mas podem ser realizadas em outros espaços formativos. Essas atividades práticas devem sempre envolver a participação dos alunos da educação básica. São alguns exemplos de atividades que o PIBID-Física tem desenvolvido ao longo dos anos: visitas às escolas, monitoria, desenvolvimento, testagem e aplicação de material didático, realização cursos, minicursos e oficinas de Física experimental, participação em feiras de Ciências, dentre outros.
Neste menu você encontrará algumas das atividades desenvolvidas pelo PIBID-Física ao longo dos últimos anos. Estas atividades são propostas a cada edição do PIBID, e dependem das escolas e turmas atendidas pelo projeto.