PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O PIBID é um programa de ensino que busca promover o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos dos cursos de licenciatura, que participam de projetos de iniciação à docência desenvolvidos pelas diferentes áreas da UFPel em parceria com as escolas de educação básica da rede pública de ensino, estaduais e municipais, da cidade de Pelotas.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do PIBID:

– Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

– Contribuir para a valorização do magistério;

– Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

– Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

– Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

– Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Participantes:

Coordenador Institucional – coordena o projeto na universidade;

Professor Coordenador – coordena os subprojetos de área dos cursos de licenciatura da universidade;

Professor Supervisor – coordena as atividades dos bolsistas na escola. Deve ser um professor da área em atividade em sala de aula;

Bolsistas – alunos que participam dos grupos das áreas, recebendo bolsa;

Voluntários – alunos que participam dos grupos das áreas, mas não recebem bolsa.

Quem pode participar como aluno bolsista e voluntário?

Alunos dos cursos de licenciatura da UFPel que estejam cursando a primeira metade do curso ou que tenham cursado no máximo 60% da carga horária do currículo no momento do ingresso no programa. Os alunos devem passar pelo processo de seleção, regido por edital.

Atividades desenvolvidas no PIBID

Cada área define seu projeto, com base nos objetivos e princípios do projeto institucional, prevendo as atividades que serão desenvolvidas.

De forma geral, há reuniões de área na universidade, semanais, da qual devem participar os professores supervisores e alunos bolsistas e voluntários, sob responsabilidade do professor coordenadora. Nessas reuniões, são realizadas diversas atividades, como: estudo e discussão de documentos que regem a educação e a área, além de outros textos necessários ao trabalho a ser realizado; discussão sobre a realidade escolar; preparação das práticas a serem desenvolvidas nas escolas; informes, acompanhamento e avaliação das atividades; preparação de trabalhos de divulgação do programa/área em eventos científicos; dentre outros.

Também há atividades dos alunos-bolsistas na escola, como: conhecimento da realidade escolar; aplicação de atividades programadas para a área; participação em eventos da escola, quando solicitado e autorizado, dentre outras. Importante ressaltar que os alunos não ministram aula, motivo pelo qual podem participar do programa alunos matriculados já no primeiro semestre do seu curso.

Cada bolsista deverá dedicar-se, no mínimo, 8 h semanais ao programa, divididas entre as diversas atividades programas por cada área.

Conheça o projeto PIBID-UFPel 2020: https://wp.ufpel.edu.br/pibid/historico/documentos/

Publicado em 31/07/2020, na categoria Notícias.