Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

 

No dia 16 de setembro, é comemorado o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, criado pela ONU em comemoração a um compromisso bem sucedido: o Protocolo de Montreal, lançado em 16 de setembro de 1987. O Protocolo de Montreal é um compromisso mundial, do qual o Brasil é signatário desde 1990, para acabar com o uso das substâncias que destroem a camada de ozônio.

O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se encontram entre 20 e 35km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor.

Os animais também sofrem as consequências do aumento da radiação. Os raios ultravioletas prejudicam estágios iniciais do desenvolvimento de peixes, camarões, caranguejos e outras formas de vida aquáticas e reduz a produtividade do fitoplâncton, base da cadeia alimentar aquática, provocando desequilíbrios ambientais.

E aí, tu conhecia essa data importante? 🌎🙌🏻👍🏼👆🏿

 

Publicado em Sem categoria.