Lançamento – Matripotência e Mulheres Olùṣọ́

No dia 19/01/2022 vamos realizar o lançamento da coletânea “Matripotência e Mulheres Olùṣọ́: Memória Ancestral e a Enunciação de Novos Imaginários” da Série Pensamento Negro Descolonial, publicado pela Editora Rede Unida.

Este volume é resultado do aquilombamento de Mulheres de diferentes regiões do Brasil, que compuseram o curso “Guardiãs do Povo de Terreiro – OLÙṢỌ́”, realizado no segundo semestre de 2021. O curso nasceu da necessidade de construção de ações de formação, de cuidado e de segurança do Povo de Terreiro, como foco nas Mulheres de Axé, haja vista o crescente número de casos de violação de direitos nas comunidades tradicionais de matriz africana. Tratou-se de uma parceria entre Núcleo de Estudos e Pesquisas E’léékò da UFPel/UFRGS, Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde (RENAFRO Saúde), Ilê Omolu e Oxum (RJ), Ilé Àṣẹ Iyemọnjà Omi Olódò, Fundo Social Elas e Instituto Hoju.

No lançamento você terá a oportunidade de vivenciar um momento-encontro de partilhar das Cartas, cujas grafias enunciam a Memória e a Ancestralidade das cursistas, da equipe organizadora e das palestrantes. Será um momento de enunciação das poéticas de nossas corpas contadoras de histórias, que emerge das vidas-experiências de Mulheres de Axé.

Data: 19/01/2022
Local de transmissão: Canal do E’léékò no YouTube

Publicado em 15/01/2022, na categoria Notícias.