Doutorado do PPG em Sistemas de Produção Agrícola Familiar é apoiado pelo MDA
O projeto “Desenvolvimento de equipamento multitarefas para Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH)” do doutorando Miqueli Sturbelle Schiavon, sob orientação do prof. Ângelo Vieira dos Reis e co-orientação da profª. Tatiana da Silva Duarte da UFRGS é apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado com a UFPel. A pesquisa foi incluída no Projeto Piloto “Desenvolvimento de Protótipos de Máquinas, Equipamentos e Implementos Adaptados à Realidade da Agricultura Familiar” do MDA, que reúne cinco projetos “que visam desenvolver e/ou aperfeiçoar máquinas e equipamentos fundamentais para a agricultura familiar, com vistas a aumentar a produtividade e renda, bem como reduzir a penosidade do trabalho”: Colheitadeira de arroz de pequeno porte; Rolo faca para Sistema de Plantio Direto em Hortaliças – SPDH (UFPel); Colheitadeira elétrica de açaí; Colheitadeira de mandioca, associada também com os equipamentos de encanteiramento e plantio de maniva; Semeadora e adubadora de 2 linhas para motocultivador. O aporte inicial do MDA foi de R$ 2,0 milhões e envolve Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) – UFPel, UFU, IFCE, IFRN e Embrapa; Pequenas Empresas (Live Farm, Geragri, etc.) e Organizações da Agricultura Familiar.
O equipamento em desenvolvimento destina-se a tratores de baixa potência, assemelha-se a um “Rolo Faca”, que além de realizar o acamamento físico dos adubos verdes, corta a fitomassa e abre um sulco no solo para o transplante de mudas de hortaliças. Serão desenvolvidos, construídos e validados cinco máquinas que serão destinadas a organizações da agricultura familiar e instituições de ensino e pesquisa: UFPel; Cooperativa Mista Origem Camponesa; Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre Ltda. – Cootap (instituição parceira da UFRGS); EPAGRI-CEDUP Caetano Costa; e Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA.
A agricultura familiar é um pilar essencial da produção de alimentos no Brasil, responsável por 70% do consumo interno de itens básicos como mandioca, feijão, leite e hortaliças. No entanto, esse setor enfrenta desafios críticos, como o êxodo rural, o envelhecimento da população no campo e a falta de tecnologias adaptadas à sua realidade. O Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) surge como uma solução sustentável, reduzindo o uso de agrotóxicos e melhorando a conservação do solo, mas sua adoção em larga escala esbarra na carência de máquinas e equipamentos adequados. Atualmente, os agricultores dependem de adaptações artesanais para realizar operações como acamamento de adubos verdes, corte de fitomassa e abertura de sulcos, o que limita a eficiência e aumenta a carga de trabalho. Sendo assim, essa pesquisa apoiada pelo MDA pretende oferecer uma solução tecnológica para aumentar a adoção do SPDH.
Compõem a equipe de trabalho o prof. Ângelo Vieira dos Reis (coordenador do projeto), o doutorando Miqueli Sturbelle Schiavon, a profª. Tatiana da Silva Duarte e os professores Roger Toscan Spagnolo e Fabrício Ardais Medeiros.




