Início do conteúdo
Memorial do Anglo

O Memorial do Anglo é constituído de um espaço físico, situado no 3º andar do Prédio do Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas, no local onde durante o funcionamento do Frigorífico localizavam-se algumas das câmaras frias; e desta página que disponibiliza informação oriunda dos projetos vinculados ao tema, bem como expõe fotografias atuais ou não, que registrem todo e qualquer assunto relacionado ao Frigorífico ou a outras unidades frigoríficas do Anglo.

O espaço onde se encontra a Sala de Exposição foi instituído quando da reforma feita pela UFPel para adequar o uso às necessidades da Universidade. O Memorial, propriamente dito, foi organizado a partir de um projeto de extensão, apoiado financeiramente no Edital ProExt MEC/SESu 2011, intitulado O Museu do Conhecimento para Todos.

O Memorial apresenta-se, nos dois espaços em que opera (físico e virtual) como uma circunstância de registro e exposição da memória que se está construindo sobre o extinto Frigorífico Anglo de Pelotas.

A MISSÃO

O Memorial do Anglo tem como missão informar a natureza do prédio onde se encontra e apresentar resultados de pesquisa sobre o trabalho neste frigorífico. Cumpre, desta forma, o papel de um suporte de memória do trabalho, das técnicas construtivas, da produção industrial de alimentos de origem animal e da trajetória do capital estrangeiro no Brasil. Igualmente, objetiva instituir valor ao patrimônio industrial que a Universidade Federal de Pelotas possui, afirmando o compromisso que a Instituição tem com sua guarda e preservação.