Programação

04 de novembro

13h-14h Credenciamento

14h Concerto em nós menor

Eduardo Pacheco (UERGS)

Ementa: Concerto de percussão que transforma em instrumentos solos tambores de mão, flertando com as possibilidades composicionais e de execução dos mesmos.

 15h-16h30 Esquizoescrita

Clarissa Alcântara (Instituto Félix Guattari)

Mediação: Cynthia Farina (IF-Sul) e Ester Heuser (Unioeste)

Ementa: Como chegamos a nós mesmos? Como nos inventamos e dispomos das infinitas variações de produção de subjetividade e as temos feito funcionar? Que “técnicas de si” estamos operando sobre nossos corpos, pensamentos, condutas, sobre nossos modos de existência, para compreendermos o que somos? Quando uma leitura ativa, produtiva, encontra compenetração, alavanca-se a convicção íntima de um devir-escrita. Escrever é uma questão de devir, um processo que atravessa o vivível e o vivido.

 16h30-17h Mostra virtual de pôster

Ementa: Sessão de pôster projetado em espaço-cinema ao ar livre (duas tendas). Não haverá apresentação oral pelos autores ou co-autores participantes do evento. Os últimos dez minutos da sessão serão utilizados para comentários e perguntas.

Coordenação: Lucas Vaz Pires (UFPel) e Samira Lessa Abdalah (UERGS)

 17h-18h30 A experiência de leitura: o caso do Grupo “QUE NO DECAIGA” e Gilbert Simondon

Gonzalo S. Aguirre (UBA)

Mediação: Sandra Corazza (UFRGS) e Silas Monteiro (UFMT)

Ementa: Junto a um grupo multidisciplinar de leitores, organizamos e realizamos Colóquio Internacional Gilbert Simondon, nos dias 25 e 26 de abril de 2013 na sala Jorge Luis Borges, da Biblioteca Nacional de Buenos Aires: www.simondon.tk. Neste contexto compartilhamos o entusiasmo de nossa leitura de Simondon com os participantes. Em que haverá consistido essa leitura pública?

 18h30-19h Podes teclar?

Carla Rodrigues (UFPel) e Eduardo Rocha (UFPel).

Ementa: A perfografia, a performance como cartografia. A busca de um corpo narrativo coletivo e subjetivo, atual e virtual, a partir de provocações, imagens e textos.

19h-20h Avaliação dos trabalhos do dia: O que fizemos de nós mesmos?

Coordenação: Eduardo Rocha (UFPel) e Samuel Schnorr (UFPel)

20h – Noite dos Tambores – Encontro de Percussionistas

Porto do Chopp
Rua Benjamim Constant, 1289 (esq. Álvaro Chaves)


05 de novembro

10h-12h30 Reunião Núcleos Escrileituras

12h30-14h Almoço (por adesão – churrasqueira da piscina)

14h-16h30 Oficinas de escrileituras móveis

Núcleo Unioeste – Desconstruir o texto, viajar por suas múltiplas janelas

Oficineiros: Shirlei Bracht (Colégio Estadual Jardim Europa, Toledo/PR), Adriana Muniz Dias (Colégio Estadual de Ouro Verde, Ouro Verde do Oeste/PR), Janete Marcia do Nascimento (Secretaria Municipal de Educação de Toledo/PR), Luciana Alves (Escola Municipal Andre Zênere, Toledo/PR).

Ementa: A Oficina propõe-se a pensar o movimento no texto e promover sua desconstrução na medida em que palavras, frases e o próprio texto, vão e voltam, pela leitura do já escrito e lido e do que se apresenta a cada nova esquina. Para tanto, se promoverá a transcriação do texto pelo viés da leitura dramática, permitindo o jogo na relação do conhecido e do inesperado entre uma janela e outra. O texto, assim como a viagem que é um transversal da multiplicidade de lugares, é um transversal de múltiplas ideias, pensamentos, relações e lembranças. No caso desta oficina, os textos escolhidos tentarão fazer “viver ou reviver entre todos os possíveis”, ora em partes separadas, ora em direções opostas, afirmando que o que há de comum entre eles são as diferenças.

 Núcleo UFMT – Escrituras ’EntreFios’

Oficineiros: Silas Borges Monteiro (UFMT), Emília Carvalho Leitão Biato(UFMT), Vanessa Proença (UFMT) e Vithória Duarte (UFMT).

Ementa: Escrituras emaranhadas em fios – Exposição em redes rizomáticas como invenção coletiva de tecido-texto que experimenta a potência de escritores-artistas.

 Núcleo UFRGS – Fronteiras do visível: entre o olho que vê e a mão que escreve o indizível

Oficineiros: Dione Maria Detânico Busetti (Centro Municipal de Educação do trabalhador/ CMET Paulo Freire), Patrícia Cardinale Dalarosa (UFRGS), Paulo Mauro da Silva (EJA/SMED – PoA) e Simone Araújo Lovatto (EJA/SMED – PoA).

Ementa: A oficina acontece no interior de um ônibus, entre deslocamentos, paisagens e paradas inesperadas. Os movimentos de escrita são disjuntivos às oscilações mecânicas dos corpos que escrevem e, por vezes, congruentes. Trata-se da experimentação de uma escrita inquieta, produzida em tela: intertela inventada na relação entre os visíveis de um percurso extensivo e seus indizíveis vibráteis. Inventa-se um jogo com os elementos que podem ser sentidos e ficcionados, para além dos enunciados.

 17h-17h30 JAM

Wagner Ferraz (UFRGS) e Thuani Ceroni (UFPel)

Ementa: Espaço para improvisação com o encontro e contato de corpos que se tornam dançantes. Movimentação e criação de movimentos de vida, de escrita, de leitura, de pensamento, de desenhos, de pinturas, de sons, de corpos. Um momento artístico dançante com educação para ser experienciado participativamente ou observando. Um espaço comum que ganha alguns aspectos interdisciplinares no que tange a experiencia de improvisação aberta.

17h30-19h Puxa a cadeira e vem conversar sobre ler e escrever

Sandra Corazza, Silas Monteiro, Ester Heuser, Carla Rodrigues, Eduardo Rocha, Cynthia Farina, Clarissa Alcântara e Gonzalo Aguirre.

Coordenação: Eduardo Pacheco (UERGS) e Larisa Bandeira (PPGEduc-UFRGS)

Ementa: Conversa com os professores convidados e organizadores do evento sobre o ler e escrever.