Anais

apresentação

Anais do III Seminário Integrador Escrileituras

ISSN 2318-8669

“Modos de ler e escrever em meio à vida” é o tema do III Seminário Integrador Escrileituras, realizado nos dias 04 e 05 de novembro no Parque Tênis Clube, em Pelotas – RS. Organizado por uma equipe de trabalho que une professores e alunos dos grupos de pesquisa “Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida” – Núcleo UFPel (OBEDUC/CAPES). O evento conta com as presenças de Dr. Gonzalo Aguirre da UBA – Argentina; Dra. Clarissa Alcântara do Instituto Félix Guattari; Dra. Sandra Corraza da UFRGS, Dr. Carla Rodrigues e Dr. Eduardo Rocha da UFPel, Dr. Silas Monteiro da UFMT e Dra. Ester Heuser da UNIOESTE, bem como grupo de oficineiros da UFRGS, UFMT e Unioeste.

Dando continuidade ao seminário anual de integração do projeto Escrileituras, realizado pelo Núcleo UFMT em abril de 2012 – “Observatório da Educação na Chapada: Escrileituras em Mato”, o evento busca compartilhar e expandir as pesquisas e estudos sobre Educação, realizadas em parcerias com outras Instituições de Ensino Superior. Especificamente, objetiva proporcionar discussões sobre a Educação nesta contemporaneidade, a partir de algumas questões propostas pelos campos da filosofia e da arte, a fim de problematizar a relação entre produção de conhecimento e produção de subjetividade, entre saber e experiência, leitura e escrita, didática e pesquisa.

Em consonância aos movimentos de sustentabilidade contemporâneos, os trabalhos acadêmicos deste evento deverão ser enviados previamente em formato de resumo expandido para apresentação em banner, projetados em espaço-cinema, sem versão impressa. Os trabalhos selecionados pela comissão científica serão apreciados e discutidos pelo grupo de participantes. Na programação são oferecidas três opções de Oficinas, de caráter itinerante, que ocorrerão em diferentes ônibus a circular na cidade de Pelotas, contextualizando as práticas de escrileituras aos novos movimentos e territórios assim constituídos. Para compor os dispositivos filo-artísticos, foram convidados artistas que trabalham com a dança e instrumentos de percussão, diferentes aspectos da arte contemporânea que repercutem nos saberes da Educação.