Vamos falar sobre saúde mental?!

-por Deborah França

Embora o Setembro Amarelo já tenha saído da pauta, o assunto sobre a nossa saúde mental, é sempre importante. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Mas, para que isso aconteça da forma ideal, é necessário buscar ajuda de profissionais que atuam na área, como psicólogos e/ou psiquiatras. 

 

Caso não saiba, o SUS (Sistema Único de Saúde) também oferece serviços para a população. Através do decreto nº 7508, de 28 de junho de 2011, o qual consta a Política Nacional de Saúde Mental, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura, as Unidades de Acolhimento e os leitos de atenção integral em Hospitais Gerais, você pode recorrer à todos eles. 

 

Além disso, o CLC (Centro de Letras e Comunicação) da UFPel está de braços abertos para todos os membros da nossa universidade. Procure os colegas, amigos e professores, para conversar e compartilhar as dificuldades enfrentadas no momento. Não tenha medo, não tenha vergonha. Aqui você não está sozinho(a). Cuide-se e lembre-se sempre: A sua vida importa!

Publicado em Notícias.

Marte Agência de Conteúdo

Ver posts deMarte Agência de Conteúdo

A Marte Agência de Conteúdo é uma agência experimental vinculada ao curso de Jornalismo da UFPel.