Dia do Acesso Universal à Informação

por Martha Cristina Melo

No ano de 2015, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) instituiu o dia 28 de setembro como o Dia Internacional do Acesso Universal à informação. Ainda assim, o acesso à informação pública é garantido pelo Estado como direito constitucional de todo cidadão desde 2011! 

A informação como parte vital da sociedade é responsável pela disseminação de cultura,      ciência, tecnologia e economia. Assim, informação é uma ferramenta essencial na formação do conhecimento e  no desenvolvimento da educação. A Marte como agência de conteúdo ligada ao curso de Jornalismo, reconhece que a informação é imprescindível para o desenvolvimento de princípios, oferecendo avanços significativos para a vida individual e coletiva, como a formação da opinião pública, e participando da tomada de decisões dos indivíduos. Além disso, podemos ressaltar a importância da busca por fontes oficiais e confiáveis no combate às informações falsas. 

Hoje, no dia 28 de setembro, comemoramos o acesso à informação e homenageamos os profissionais responsáveis pela produção e compartilhamento de notícias! 

Publicado em Notícias.

Marte Agência de Conteúdo

Ver posts deMarte Agência de Conteúdo

A Marte Agência de Conteúdo é uma agência experimental vinculada ao curso de Jornalismo da UFPel.