Dia da Criatividade

O dia 17 de novembro é conhecido mundialmente como o Dia da Criatividade. Um termo tão falado nos últimos tempos e que também é um grande pré-requisito para o mundo do mercado de trabalho, visto que cada vez mais as empresas buscam pessoas “criativas”.

 

Mas, o que de fato é a criatividade?

Um dom? Uma qualidade mágica e restrita que um grupo seleto de pessoas possui ou, uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo do tempo?

De acordo com estudos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a criatividade pode ser definida como a aptidão para inventar ou criar coisas, é aquela ideia “fora da caixa”, aquela quebra de padrões. 

Longe de ser entendida como um “dom”, o ato de ser criativo é adquirido ao longo do tempo, de acordo com as influências com que cada indivíduo possui contato. Óbvio, existem aquelas pessoas que possuem uma maior facilidade para serem inventivas e inovadoras, no entanto, é preciso que essa habilidade seja trabalhada diariamente. Steve Jobs dizia que mentes criativas como a dele “na realidade não inventaram nada, só viram algo que escapou aos outros”.

Então, é possível eu ser uma pessoa mais criativa?

Com os incentivos certos, é possível aumentar o fluxo de criatividade e abrir portas tanto na rotina pessoal quanto no mercado de trabalho. 

A criatividade se baseia na criação e desenvolvimento de ideias originais. Um músico, por exemplo, não precisa ser um excelente músico para ser um músico criativo. Como exemplo, podemos usar o fundador da banda Nirvana, “Kurt Cobain”. Para muitos, Kurt era considerado um músico simplista. Suas invenções na guitarra eram básicas, com poucos acordes e as músicas continham letras curtas e simples. No entanto, o Nirvana revolucionou uma geração inteira. Suas criações, apesar de simples, eram originais e muito inventivas. Essa foi a cara de uma geração inteira que passou a se identificar com o “grunge”, estilo musical que a banda tornou popular na época e que influencia inúmeros artistas até hoje. 

Não se trata de ser o melhor, e sim, de ser único. Mas, como desenvolver isso?

  1. É comum que a maioria das pessoas se sinta confortável em ficar dentro de uma mesma rotina todos os dias. Quebrar isso e buscar conhecer coisas novas com frequência é uma ótima maneira de deixar a criatividade aflorar. Antoine-Laurent de Lavoisier já dizia “Nada se cria, tudo se transforma”. Nenhuma ideia é 100% nova pois, pra tudo, nos baseamos em algo que já existe. Assim, a quebra do comodismo pode ser uma excelente maneira de ter boas ideias.
  2. A leitura é um hábito enriquecedor, é uma ótima maneira de adquirir novos conhecimentos, desenvolver a capacidade de interpretação e, consequentemente, de ser mais inventivo. O hábito de ler é valioso e muito útil para ampliar a visão de mundo e seu repertório criativo. Não somente a leitura, ouvir e assistir também são muito importantes e desempenham muito bem essa capacidade de ampliação da visão de mundo. O importante é você expandir seu conhecimento de mundo e possuir um vasto repertório de referências. 
  3. Logo em seguida, observar é um ato muito valioso. Não basta apenas sair da rotina, ler dezenas ou centenas de livros, assistir a diversos filmes e não prestar atenção no conteúdo que está ali. É preciso estar atento e observar o que acontece à sua volta. Sempre há algo de novo acontecendo e você pode usar disso para desenvolver uma ideia. 
  4. Depois de tantos passos, de ter um dia intenso e cheio de ideias borbulhando nos seus pensamentos, um pouco de descanso é merecido, não? Sim, o ato de descansar também pode ajudar no processo de criação. O mundo está cada vez mais acelerado e é difícil vivermos sem ter que resolver inúmeras coisas ao mesmo tempo. Nossa cabeça fica cheia de ideias, algumas boas, outras nem tanto, mas é difícil de organizar tudo se não pararmos um pouco para relaxar e filtrar nossos pensamentos. 

 

Um dia destinado à sua criatividade

O dia 17 de novembro serve para lembrarmos que todos somos criativos e podemos criar boas ideias. Mas nem sempre será fácil e tampouco possível. Nesta quinta-feira, busque usar esse dia para relaxar, para repensar sobre seus processos criativos e organizar sua rotina. Não é um dia para comemorar as grande mentes brilhantes que vivem nesse nosso planeta, mas sim, para te lembrar que você também é uma mente brilhante, mesmo que muitas vezes não pense assim. A criatividade não é um dom nem uma magia. É uma habilidade. E você pode ser muito criativo, se trabalhar isso no seu dia a dia!

Publicado em Notícias.

Marte Agência de Conteúdo

Ver posts deMarte Agência de Conteúdo

A Marte Agência de Conteúdo é uma agência experimental vinculada ao curso de Jornalismo da UFPel.