Os 71 anos da televisão brasileira

Hoje dia 18 de setembro, a televisão brasileira comemora seu 71º aniversário. Sua estreia aconteceu em 1950, tendo como a primeira atração televisionada o Show na Taba, apresentado por Homero Silva. Esse espetáculo foi exibido em cerca de 300 aparelhos televisivos espalhados de formas estratégicas pela cidade de São Paulo, sendo que alguns se localizavam em vitrines de lojas para o público poder assistir também. Vale ressaltar que só existia uma emissora na época, a PRF3-TV, que no futuro passou a se chamar TV Tupi por conta da associação com rádio. 

Segundo o site, Agência Brasil, as primeiras décadas de televisão brasileira foram puro improviso, aventura e paixão. Inclusive na estreia, onde foi preciso improvisar um rápido conserto em uma das duas câmeras que iriam fazer a primeira transmissão, pois essa havia falhado horas antes do grande acontecimento.

O primeiro telejornal brasileiro foi exibido no dia seguinte da estreia da televisão, imagens do dia, exibia vídeos brutos e sem edição sobre os acontecimentos daquela data, ele era apresentado por Rui Rezende. Entretanto, o Repórter Esso, que veio diretamente das rádios foi o telejornal de mais sucesso na época, com seus textos longos, diversos detalhes e adjetivos o jornal ficou durante 18 anos no ar. 

Durante esses 71 anos a televisão sofreu diversos avanços, não apenas nos aparelhos, mas no seu formato de apresentar seus programas. A evolução do televisor passou a ser de uma grande e pesada caixa com antenas e tendo uma transmissão com ruídos para uma tela plana com melhores configurações, sem antenas e digitais. Com o número de emissoras crescendo foi preciso aprimorar cada vez mais a programação, assim passou a ser investido mais na parte de cenários, na produção audiovisual, nos conteúdos apresentados e também na tecnologia. 

No último ano, em 2020, o mundo parou por conta da pandemia de coronavírus, Covid-19, e com isso a televisão precisou se reinventar. Com a pausa nas gravações foi preciso recorrer às reprises, principalmente de novelas, dessa forma fazendo o telespectador vibrar e os convidando para acompanhar novamente essa programação. Porém, no telejornalismo houve outras mudanças, afinal as notícias não poderiam parar de serem entregues e para isso foi preciso uma readaptação por parte de jornalistas para essa nova época. Com máscaras, distanciamentos e entrevistas feitas por videochamadas, o jornalismo na televisão brasileira conseguiu cumprir seu papel nesse momento difícil.

Texto: Samantha Beduhn.

Publicado em Notícias.

Marte Agência de Conteúdo

Ver posts deMarte Agência de Conteúdo

A Marte Agência de Conteúdo é uma agência experimental vinculada ao curso de Jornalismo da UFPel.