Dia do Rádio

Hoje, no dia 25 de setembro, comemoramos o Dia Nacional do Rádio! Você conhece a origem desse meio de comunicação? 

 

Podemos começar falando sobre a primeira transmissão de voz via ondas de rádio, uma demonstração pública realizada pelo padre Roberto Landell de Moura, em 1890, na cidade de São Paulo. Já a primeira transmissão de rádio no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922 por Epitácio Pessoa, na época presidente do país. Ele utilizou essa novidade tecnológica para realizar um discurso no dia em que se comemorou os 100 anos da Proclamação da Independência.

Mas, porque no dia 25 é comemorado o aniversário Nacional do Rádio? Pois então, 25 de setembro foi o dia em que nasceu Roquette-Pinto, considerado a principal figura no cenário radiofônico no Brasil. Nascido em 1884, Roquette criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1923. De acordo com ele, os problemas do país estavam nas esferas sociais e políticas e, por conta disso, seu principal intuito era democratizar a educação por meio dessa ferramenta que se tornou tão comum nos lares brasileiros: o Rádio. 

Desde então, o Rádio se popularizou e muitas outras estações foram surgindo. Inclusive, você pode escutar a estação da Rádio Federal da UFPEL, FM 107.9. Inúmeros acontecimentos super importantes foram noticiados por intermédio do Rádio e, cabe a nós, preservar a história e legado desse meio de comunicação.

Texto: Caroline Quincozes

Publicado em Notícias.

Marte Agência de Conteúdo

Ver posts deMarte Agência de Conteúdo

A Marte Agência de Conteúdo é uma agência experimental vinculada ao curso de Jornalismo da UFPel.