30 de setembro Dia do Jornaleiro

Neste dia 30 de setembro homenageamos os profissionais que cumprem um papel importante na história da imprensa, levando notícias e entretenimento às mãos de muitos: os jornaleiros. Hoje nós, da Agência Marte, relembramos o desenvolvimento da atividade.

A origem dessa profissão no Brasil, segundo historiadores, remete ao século XIX. Em 1958, o jornal “A Actualidade” incumbiu escravos de distribuir seus impressos avulsos. Posteriormente, com a abolição da escravatura em 1988 e a chegada de imigrantes italianos no início do século XX, o perfil do vendedor de jornal mudou definitivamente.

No início, os gazeteiros, assim chamados esses imigrantes que se encarregavam dessa comercialização, andavam pelas ruas das cidades informando as manchetes do dia à procura de possíveis clientes. A primeira banca de venda fixa teria surgido no Rio de Janeiro, criada pelo italiano Carmine Labanca.

Com o passar das décadas, as bancas de jornais foram se modernizando. O jornaleiro passou a vender não somente jornais, mas também revistas, gibis e livros. Sua banca já não era mais só um ponto de vendas, mas também um espaço cultural e de compartilhamento de ideias e opiniões.

Ainda que o avanço tecnológico tenha modificado a forma pela qual consumimos a informação no século XXI, os jornaleiros resistem, adaptando-se ao novo mercado, sem deixar de lado o modelo de negócio que conquistou muitos consumidores pelo país.

Feliz Dia do Jornaleiro a todos esses profissionais! E você, leitor, conhecia essa história? Nos conte nos comentários!

Publicado em Notícias.

Marte Agência de Conteúdo

Ver posts deMarte Agência de Conteúdo

A Marte Agência de Conteúdo é uma agência experimental vinculada ao curso de Jornalismo da UFPel.