Nota de pesar – Prof. Mauro Koury

O Comite de Antropologia Visal da ABA lamenta a perda do professor Mauro Guilherme Pinheiro Koury, antropólogo pioneiro nas reflexões no campo da antropologia das emoções e da antropologia visual no ensino das Ciências Sociais, que infelizmente nos deixou neste dia 29 de agosto de 2021. Mauro era Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos do CCHLA/UFPB e coordenador dos grupos de pesquisa: GREM – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções; e GREI – Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem. Ao longo de sua carreira publicou inúmeros artigos e livros de grande relevância para as ciências sociais, entre eles “Uma Comunidade de Afetos: Etnografia Sobre uma Rua de um Bairro Popular na Perspectiva da Antropologia das Emoções”, “Emoções, Sociedade e Cultura: A Categoria de Análise Emoções como Objeto de Investigação na Sociologia” e “Imagem e Memória: Ensaios em Antropologia Visual”. Pesquisador extremamente ativo, Mauro formou uma geração de cientistas sociais ao longo de sua trajetória. Professor generoso e colega querido, será lembrado por colegas e ex alunos com muito carinho e saudades. Sua contribuição é reconhecida dentro e fora dos muros da universidade devido ao trabalho de divulgação científica que ele realizava através da RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção e da Revista de Antropologia e Sociologia – Sociabilidades Urbanas, ambas do GREM.

Nossa solidariedade à família.