I Colóquio do LECA

I COLÓQUIO LECA-UFPel

PROJETOS DE PESQUISA EM ANTIGUIDADE CLÁSSICA

10 de Abril de 2014 – quinta-feira, 17h30 – 19h – ICH, sala 102

IDENTIDADE E ETNICIDADE NO MUNDO GREGO: NOMENCLATURAS EM ESPARTA E A REVOLTA DO SÍCELO DUCETIUS

Marcello de Albuquerque Maranhão

Discussão de diversas nomenclaturas entre os cidadãos Espartanos e do próprio nome ‘Espartano’. Os múltiplos sentidos de ‘Espartano’ para os gregos antigos. Comparação com a identidade do não-grego: o Sícelo, a partir do momento em que este assume um papel relevante no jogo político siciliano e siceliota.

DIVERSIDADE CULTURAL E O ESTUDO DA CERÂMICA ANTIGA: APONTAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ÁTICA E ETRÚRIA

Otília Malloñ Bastos

Esta pesquisa propõe o estudo da diversidade cultural no Mundo Antigo. Usaremos como referência sítios funerários e artefatos cerâmicos localizados na região do Mediterrâneo, utilizando a cultura material como elo de ligação entre as sociedades ática e etrusca, em um contexto de contatos e trocas culturais.

A GUERRA NO MUNDO ANTIGO: UM ENSAIO SOBRE AS INFLUÊNCIAS BÉLICAS NAS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS GREGAS DO SÉCULO V AO IV A.C.

Ricardo Barbosa da Silva

No mundo grego antigo, a guerra ocupava uma posição muito importante na vida cotidiana, se não central. Desde os primeiros momentos da vida dos palácios até a conquista romana vemos uma clara preocupação com a preparação para a atividade bélica. Neste ensaio, abordaremos as transformações ocorridas no “modo grego de guerrear” e suas influências nas constituições políticas ali surgidas.

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11 de Abril de 2014 – sexta-feira, 14h – 17h30 – ICH, sala 102

O PROJETO DE PESQUISA “REPRESENTAÇÕES ICONOGRÁFICAS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS NA PINTURA DE VASOS ÁPULOS: RELAÇÕES INTERCULTURAIS GRECO-INDÍGENAS NA MAGNA GRÉCIA (SÉCULOS V E IV A.C.)”: CONTRIBUIÇÕES E COMENTÁRIOS

Andréia da Rocha Lopes

O projeto tem como objetivo um estudo da cerâmica ápula entre os séculos V e IV a. C., partindo de uma análise dos instrumentos musicais presentes na iconografia, e das transformações que ocorreram nestas representações que as diferenciaram da cerâmica ática. Num estudo que parte de uma visão da periferia do mundo grego, não do centro deste que é a mãe pátria a Grécia, mas das regiões de colonização grega onde estes colonizadores entram em contato com os não gregos, construindo uma relação com esses povos indígenas que habitavam a região e as trocas culturais que foram ocorrendo entre eles e os colonos gregos. Nesta comunicação, apresento minha participação como pesquisadora-bolsista no projeto, comentando o trabalho desenvolvido até o momento, sob orientação do Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira.

A ICONOGRAFIA DE EROS NO UNIVERSO FEMININO: REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DE EROS NO GINECEU NA GRÉCIA DOS SÉCULOS V E IV A.C.

Fernanda Gabriele Barcellos de Martins

Análise da iconografia que retrata situações do contexto feminino onde o deus do Amor, Eros, se faz presente. Estudo e discussões acerca do papel de Eros no gineceu, e do cotidiano das mulheres na iconografia dos vasos áticos dos séculos V e IV a. C.

VARIAÇÕES DA IMAGEM DE APOLO CITAREDO NAS CERÂMICAS GREGA E DE INFLUÊNCIA GREGA PRODUZIDAS EM DIFERENTES ÁREAS DO MUNDO GREGO ENTRE OS SÉCULOS V E III A.C.

Lidiane Carolina Carderaro dos Santos

A pesquisa visa abordar comparativamente a representação dada a Apolo citaredo na iconografia cerâmica, levando em conta aquela proveniente de Atenas e a de origem italiota, com forte influência grega, proveniente das oficinas ápula, lucana, paestana e, sobretudo, campana. A análise considera a influência cultural, política e étnica grega sobre os povos das regiões da Magna Grécia através dos elementos que denunciem a importância sociocultural da música, verificando, também, até que ponto houve uma resistência da cultura local, que traços étnicos dos povos greco-indígenas resistiram a uma intervenção grega, retratando certa fusão cultural e a agregação de valores culturais e religiosos que podem determinar o domínio de uma civilização sobre povos menos organizados.

BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O FILOCTETES, DE SÓFOCLES, E ATENAS CLÁSSICA

Matheus Barros da Silva

A presente comunicação tem como objetivo realizar algumas considerações que se detenham na possibilidade de pesquisa historiográfica a partir do estudo de uma obra trágica enquanto fonte histórica. Neste sentido, pretendemos em nossa exposição discorrer sobre determinados aspectos que visam dar suporte à argumentação empreendida, são eles: pensar o contexto histórico e cultural de existência da Tragédia Grega; apresentar o objeto de estudo, a peça Filoctetes; refletir sobre as interfaces entre História e Literatura que podem levar à produção de conhecimento.

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