Início do conteúdo
Orientação

O grupo é coordenado por duas pesquisadoras/professoras atuantes no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA), sendo elas:

Prof. Drª Cristiane Luchese

Graduada em Farmácia pela UNIFRA (2005), mestre e doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela UFSM (2007, 2009). Atua como docente no Curso de Graduação em Farmácia (UFPel) e no Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio). Participa como membro do Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia e membro do comitê assessor da área Ciências Biológicas da FAPERGS. Atua na área de Bioquímica, principalmente nos seguintes temas: Doenças neurodegenerativas, estresse oxidativo, antioxidantes, toxicidade e farmacologia de moléculas bioativas e inibição de enzimas sulfidrilicas. (Texto retirado do currículo lattes).

Prof. Drª Ethel A. Wilhelm

Graduada em Química Licenciatura (2008), mestre (2009) e doutora em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (2012) pela UFSM. Vencedora do prêmio “Para Mulheres na Ciência 2018” concedido pela L’Oréal em parceria com a UNESCO e Academia Brasileira de Ciências. Durante sua formação, dedicou-se ao estudo pré-clínico de moléculas orgânicas de selênio com importante potencial antioxidante em diferentes modelos animais (nocicepção, inflamação, hepatotoxicidade, ansiedade, depressão, convulsão, demência, doenças neurodegenerativas e envelhecimento). Atualmente é professora Adjunta do CCQFA da UFPel. Foi coordenadora-adjunta do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) da UFPel de 2015 a 2020 e chefe do Biotério Central da UFPel de 2018 a 2020. Atualmente, é coordenadora do PPGBBio e Chefe-Adjunta do Biotério Central da UFPel. Participa como  membro do Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia e membro do comitê assessor da área Ciências Biológicas da FAPERGS. (Texto retirado do currículo lattes)