Redemoinho de Sonhos 2019

No ano de 2019 essa atividade esteve focada na gravação de músicas de difícil execução ao vivo, também privilegiando formações instrumentais e estilos incomuns (Rock sinfônico com influências árabes, Chorinho-Blues, música matemática para duas bandas de Rock, etc.). Com isso os grupos de estudo ficaram concentrados nos ensaios, captação e edição de áudio.

Gravações de cordas (Arab Zaho), pandeiro (Chorinho-Blues), guitarra (MÚSItemátiCA), bateria (Pilha ELÉTRICA) e vozes (Hino dos Suficientes).

Durante os ensaios surgiram diversas dificuldades técnicas e musicais relativas a cada instrumento, que foram sendo trabalhadas até chegar o momento das gravações. Por outro lado, dentre os principais desafios técnicos encarados e vencidos no estúdio do LAMP (Laboratório de Música Popular) estiveram a captação (posicionamento adequado dos dois únicos microfones disponíveis) de instrumentos de cordas friccionadas (violinos, viola e violoncelo), da flauta transversal e de instrumentos de percussão, incluindo bateria, derbake, pandeiro, palmas e alguns instrumentos de percussão sinfônica (tímpanos, pratos de choque e gongo [tam-tam]).

Parte da instrumentação de Sinfonia das Côres e de Arab Zaho.

Ainda na parte de captação e também nas etapas posteriores de edição e pré-mixagem o domínio de recursos específicos de software multipistas se fez necessário a cada sessão. Com tudo isso o projeto ampliou seu campo de ação para toda essa área da produção em estúdio, o que coincidiu com a mudança do LAMP de uma sala de aula convencional no prédio do Centro de Artes da UFPEL para o antigo estúdio do curso de Produção Fonográfica da UCPEL.

Ao final do ano acumulou-se muito material bruto e várias edições de áudio foram realizadas, porém não se avançou na parte de mixagem, tendo todas as faixas estudadas e gravadas ficado em aberto.

Em 16 de outubro uma nova composição chamada Destardecer, encomendada pelo Quinteto Maga, foi apresentada publicamente em show do grupo, realizado no Salão Milton de Lemos (Conservatório de Música da UFPEL).

Apresentação pública de Destardecer, com o Quinteto Maga (Conservatório de Música da UFPEL).

E no dia 10 de dezembro foi realizada a apresentação Música para Flauta e Piano, no Museu do Piano, um museu itinerante que veio de Brasília e estacionou por uma semana no largo do Mercado Público de Pelotas.

Música para Flauta e Piano (largo do Mercado Público de Pelotas).