HISTÓRIAS DO ROCK (podcasts)

A série Histórias do Rock, iniciada em 2020 e veiculada pelo programa Sala de Ensaio podcast, traz informações sobre o Rock em suas diversas eras, desde sua pré-história, abordando também recortes temáticos específicos.

Playlist no YouTube: https://youtube.com/playlist?list=PLoIok7XqySAWUHGTU6CtBgCmNAFa_vsVi

Instagram Sala de Ensaio: http://instagram.com/saladeensaio_podcast

Tudo começou com a disciplina de História do Rock, do Bacharelado em Música Popular da UFPEL, criada e ministrada pelo prof. Guilherme Tavares, na qual estudaram juntos na mesma turma Henrique Costa e Bruno Moraes. Há alguns anos Henrique, egresso do Bacharelado em Violão da UFPel e criador do Sala de Ensaio podcast, teve a ideia de dedicar um dos episódios a uma conversa sobre um panorama geral da história do Rock em suas primeiras décadas, englobando também algo de sua pré-história. Para enriquecer esse bate-papo convidamos também Bruno Moraes, acadêmico do Bacharelado em Música Popular da UFPel e professor de História do Rock na escola particular O Batuta (Pelotas-RS).

Assim foi gravado em 2020, por teleconferência, um episódio piloto com pouco mais de 1h de duração, já com a indicação de que precisaríamos de mais alguns episódios para dar conta do tema… Não tardou para que isso fosse formalizado como um projeto unificado da UFPel com ênfase na extensão universitária, e para que fosse estabelecido um planejamento para uma série em que os primeiros episódios abordem, cronologicamente, desde a pré-história do Rock até as suas primeiras décadas (ou seja, os mesmos tópicos do episódio 01, porém mais aprofundados), partindo depois para recortes temáticos diversos até onde o projeto durar.

Por conta de todas as dificuldades pessoais e técnicas envolvidas durante a pandemia da COVID-19, o segundo episódio custou muito a ter sua produção concluída, porém em 2021 a série se estabeleceu em um fluxo inicialmente quinzenal e, posteriormente, mensal.

EQUIPE:

BRUNO SEXAS DE MORAES
DANIELA DA SILVA MOREIRA
EDUARDO MONTAGNA DA SILVEIRA
GUILHERME CAMPELO TAVARES
HENRIQUE SALDANHA DA COSTA
PABLO DE LIMA PIÑEYRO