Membros

Coordenador:

Sebastian Felipe Sendoya: Sou professor adjunto na UFPel desde 2018.  Biólogo formado na Universidad Nacional de Colombia em 2002, com doutorado em ecologia pela UNICAMP em 2012. Desde o começo da minha formação meu interesse foi o estudo da ecologia usando os insetos (e especificamente as formigas) como grupo modelo. Meu interesse último é contribuir a entender as causas da sua altíssima diversidade, focando em três pontos chave: 1) a maneira em que se relacionam com outros organismos, 2) as adaptações que permitem sobreviver em diferentes ambientes e 3) como se organizam os conjuntos de espécies ao longo do espaço nos ambientes modernos.  Tenho partícular interesse no estudo da ecologia comportamental numa perspectiva multitrófica e da ecologia de comunidades, considerando as complexas interações entre as formigas e suas interações com herbívoros, plantas e inimigos naturais.

 

Alunos de mestrado:

Pedro Gonzalez Bassa: Biólogo formado na Universidade Federal de Pelotas, atualmente mestrando em Biologia Animal também pela Universidade Federal de Pelotas. Tem interesse em: a) Ecologia de comunidades de aranhas; b) Interações aranhas – plantas; c) Ecologia comportamental de aranhas. Trabalhou com comportamento reprodutivo e taxonomia de aranhas caranguejeiras do gênero Grammostola e trabalha atualmente no projeto de mestrado “Variações estruturais ligadas à fenologia em plantas de Eryngium: Consequências para as comunidades de aranhas.”

 

 

 

Thales Henrique Germann: Biólogo formado pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestrando no Programa de Pós Graduação em Biologia Animal – UFPEL. Trabalhou com exposição de camundongos ao Bisphenol-A, exposição de anêmonas-do-mar à metais pesados e como docente no projeto de extensão pré-enem PAIETS-FURG, na função de professor de Biologia.  Atualmente, estuda a relação entre formigas Camponotus termitarius e plantas de formigueiro. Possui interesse em: A) Zoologia geral  B) Docência em zoologia C)Interações formiga-planta D) Ecologia comportamental e de comunidade de formigas.

 

 

Alunos de graduação:

Camila Abel da Costa: Estudante do nono semestre de Ciências Biológicas, realiza seu estágio curricular no laboratório, trabalhando nas coleções de formigas, desde a organização de planilhas até etiquetagem do material fixado. Ao mesmo tempo, também desenvolve seu TCC em ecologia sob orientação do Prof. Sebastian Sendoya, cujo projeto trata-se da comparação de comunidades de aranhas em campos do município de Capão do Leão. Além da ecologia, também possui interesse por biologia animal, ainda em foco com aranhas. Sendo os principais temas ecologia de comunidades, ecologia comportamental e características específicas do grupo Araneae, bem como reprodução e métodos de alimentação através da construção de teias ou caça ativa.

 

 

Daniel André de Carvalho: Graduando do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, pela Universidade Federal de Pelotas e bolsista de iniciação científica FAPERGS. Tem especial interesse em a) estudos sobre os impactos de diferentes ações antrópicas sobre a comunidade de insetos; b) divulgação científica; c) evolução e ecologia de insetos. Atualmente está desenvolvendo seu trabalho de conclusão de curso no intuito de compreender a diversidade funcional de formigas arborícolas pertencentes a mata de borda e sistemas agroflorestais de diferentes meios de cultivo agrícola.

 

 

 

Diuliani Fonseca Morales: Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas e estagiária no Laboratório de Comportamento e Ecologia de Formigas. Interesses de pesquisa: Ecologia comportamental e dinâmica das interações inseto-planta. Estudo em desenvolvimento: Fatores determinantes para a presença de formigas em plantas de Eryngium pandanifolium (Gravatá-do-banhado) em uma área de banhado no Campus Capão do Leão- UFPel.

 

 

Brenda Peres Dutra: Graduanda do curso de Ciências Biológicas – Bacharelado, pela Universidade Federal de Pelotas e membro do laboratório (LACEF). Tem interesse em: a) Ecologia de comunidades de vespas; b) Comportamento de vespas parasitóides; c) Comportamento e evolução de grupos eussociais. Atualmente desenvolve seu projeto de conclusão de curso, intitulado: “Estruturação da comunidade de vespas associadas a agroecossistemas orgânico e convencional”

 

 

Luiza Romano: Graduanda em Ciências biológicas- bacharelado, pela Universidade Federal de Pelotas e colaboradora do projeto de mestrado “Variações estruturais ligadas à fenologia em plantas de Eryngium: Consequências para as comunidades de aranhas.”

 

 

 

 

 

 

 

Alunos Egressos:

Gabriel Gonçalves Barbosa: Biólogo formado pela Universidade Federal de Pelotas, atualmente mestrando em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem interesse em: Ecologia comportamental de formigas, interações formiga – planta, manejo e distúrbio. Pesquisou sobre como os diferentes tipos de agricultura (convencional e orgânica) afeta as interações formiga – planta, atualmente seu projeto de mestrado será em como o manejo com fogo pode afetar as dinâmicas de redes de interações diurnas e noturnas de formigas e plantas em campos de altitude.

 

 

 

Bianca da Cruz Iéck: Bióloga formada pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel. No seu trabalho de conclusão de curso estudou a variação de assembléias de formigas epigéicas (formigas de solo) entre áreas de exploração agrícola convencional e ambientes com práticas agroecológicas nos municípios de Canguçú, Pelotas e Morro Redondo. Atualmente é aluna de mestrado no Programa de Pós-graduação de Ecologia e Recursos naturais na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Está avaliando a efetividade da dispersão de sementes através de aves e formigas a nível de comunidade, utilizando a abordagem de redes.

 

Colaboradores:

Cristiano Agra Iserhard:   Professor Adjunto da UFPel, atuando em linha de pesquisa visando desvendar o efeito de gradientes ambientais sobre multiplas dimensões da diversidade em assembleias de borboletas neotropicais. Desenvolve também estudos com abelhas nativas em diferentes agroecossistemas no bioma Pampa. Tenho interesse na conservação e manejo de insetos na mata atlântica e pampa, e inventários faunisticos de borboletas.

 

 

Luiz Ernesto Costa-Schmidt: Biólogo com profunda admiração pela História Natural. Possui interesses amplos nos seguintes temas: (a) surgimento e manutenção de estratégias comportamentais; (b) padrões morfológicos atribuídos a processos ecológicos. Colabora no LACEF como consultor nos projetos que envolvem a descrição da diversidade de aranhas no Pampa brasileiro (Pedro Bassa e Camila Costa)