Apresentação

As formigas (Hymenoptera: Formicidae) são organismos dominantes na vegetação e no solo de ecossistemas tropicais, tanto naturais como aqueles influenciados pelo homem. Um dos principais motivos para esta dominância é a sua capacidade de estabelecer interações de diversos tipos tanto com plantas como com outros animais. Apesar de que o conhecimento popular associa estes organismos a efeitos negativos sobre as plantas cultivadas, na maioria dos casos as interações com plantas podem de fato resultar em efeitos benéficos (e.g. plantas com nectários extraflorais). As formigas podem estar associadas a processos de dispersão de sementes, polinização, modificação da estrutura e qualidade do solo, assim como ter papéis importantes como predadoras e controladoras de pragas. Em muitos casos funcionam como guarda costas de várias especeis de plantas e insetos.

Por outro lado, todas as formigas existem organizadas em complexas sociedades, mantidas em por padrões de organização e comportamento únicos. A ampla diversidade e comportamental permitem as interações mencionadas e explicam em parte o seu sucesso ecológico. Por tanto, as formigas são um fator importante na evolução e adaptação de diversos grupos animais e vegetais pelo que tem uma altíssima importância biogeográfica, ecológica e evolutiva. Considerando a dominância ecológica das formigas, os padrões de diversidade e estrutura das comunidades tem bastantes consequências tanto no funcionamento de sistemas naturais como agrícolas. Pelo mesmo motivo, as formigas são muito importantes em sistemas antropizados e participam de muitos serviços ecossistémicos.  Apesar de tudo isto, a ecologia e comportamento da maior parte de espécies do formigas é ainda desconhecida, assim como suas dinâmicas em muitos dos ecossistemas no Brasil e no mundo.  Esta situação é ainda pior ao considerar as formigas de hábitos arbóreos e que vivem em ecossistemas não florestais na região subtropical, prinipalmente em ambientes com alto nível de impacto das atividades humanas.

Neste contexto, surgiu em 2018 o Laboratório de Comportamento e Ecologia de Formigas (LaCEF) da UFPel, coordenado pelo Dr. Sebastian Sendoya, com o principal objetivo de contribuir ao conhecimento dos padrões de diversidade das comunidades, as interações e as caraterísticas ecológicas e comportamentais das espécies de formigas, com ênfase com sistemas biológicos encontrados na região subtropical e dentro do Bioma Pampa. Adicionalmente, nosso laboratório estuda outros tipos de organismos nos mesmo ecossitemas quando as perguntas de interesse são convergentes. Para isso utilizamos ferramentas como amostragens em campo, experimentos controlados e modelos matemáticos. O laboratorio funciona em estreita colaboração é irmandade com o Laboratório de Ecologia de Lepidópteros (LELEP), coordenado pelo Dr. Cristiano Iserhard.