Um dos grandes desafios pedagógicos no âmbito dos cursos de Engenharia de Produção consiste no uso de instrumentos didáticos que permitam ao aluno vivenciar em laboratório condições iguais, ou pelo menos próximas, daquelas encontradas no cotidiano de trabalho. Este desafio acentua-se no caso daquelas disciplinas que envolvem a organização do trabalho e suas variáveis. Aspectos como a identificação e estudo das condições de Ergonomia e Segurança do Trabalho são elementos nem sempre de fácil assimilação pelo aluno. Apesar da existência de software e de conteúdos teóricos consolidados no meio acadêmico, ainda assim, a experimentação do processo em uma condição próxima da realidade se torna um recurso imprescindível e eficaz para o aprendizado. Sendo assim, o uso de instrumentos de medição e simulação de postos de trabalho em laboratório revela-se um artifício de extrema importância para enriquecimento das atividades em algumas disciplinas para a formação dos alunos no curso de Engenharia de Produção. Estes desafios acentuam-se quando adiciona-se aqui a necessidade de atendimento de alunos em horários alternativos, organização prévia dos ensaios e dificuldade em o professor oferecer sozinho todas as orientações necessárias aos alunos. O projeto está associado à iniciativas do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (NIPEP). Acompanhe este espaço e fique a par de nossas ações.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
1. Dados do Projeto
Título do Projeto:
Disseminação e orientação sobre conteúdos e técnicas no Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG)
Objetivos (Gerais e Específicos):
O presente projeto tem por objetivo alocar um bolsista de ensino para atuação direta em atividades de monitoria no apoio ao desenvolvimento das disciplinas de Ergonomia 1, Ergonomia 2, Engenharia do Trabalho e Segurança Industrial, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Objetivos específicos:a. Desenvolver e aplicar protocolos de ensaio usando instrumentos de medição de ruído, iluminação, conforto térmico e vibração;b. Desenvolver e documentar procedimentos de atividades práticas usadas na retenção de conteúdos durante a simulação de postos de trabalho;c. Elaborar e implantar uma rotina de atendimento extra classe com vistas ao estudo individualizado dos instrumentos e protocolos de ensaio usados no laboratório.
Justificativa/Relevância:
Atualmente, o laboratório precisa da atuação direta de bolsista em atividades de monitoria no apoio ao desenvolvimento das disciplinas de Ergonomia 1, Ergonomia 2, Engenharia do Trabalho e Segurança Industrial, com foco na melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Este bolsista ainda contribuiria enormemente, mesmo que indiretamente, para o aperfeiçoamento ou desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes em atividades não disciplinares. Não obstante, o acumulo de atividades administrativas e didático-pedagógicas realizadas pelo docente responsável pela coordenação do LABSERG tornam proibitiva a possibilidade deste atuar no atendimento particularizado às demandas de ensino individuais trazidas por todos os alunos. Hoje o curso de Engenharia de Produção possui aproximadamente 300 alunos, dos quais aproximadamente 90 demandam constantemente atenção individual para assimilação e fortalecimento dos conteúdos nas disciplinas de Ergonomia 1 (68hs-50 vagas anuais), Ergonomia 2 (34hs-50 vagas anuais), Engenharia do Trabalho (34hs-50 vagas anuais) e Segurança Industrial (68hs-50 vagas anuais).
Metodologia:
A metodologia de execução deste projeto consistirá:Etapa 1 – Estudo, seleção e priorização das demandas críticas existentes no laboratório;Etapa 2 – Estudo e registro dos métodos de utilização dos instrumentos de medição presentes no LABSERG;Etapa 3 – Construção de instrumentos didáticos (apostilas ou protocolo de ensaio) para auxiliar não só no desenvolvimento das aulas mas também em atividades de laboratório extra classe;Etapa 4 – Divulgar e promover o uso do espaço do laboratório em toda sua capacidade.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
2. Colaboradores no Projeto
Orientador
Discentes colaboradores:
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
3. Resultados e Repercussões
SMANIOTTO, G.Y.; FRANZ, L.A.S.. Disseminação e orientação sobre conteúdos e técnicas no Laboratório de Segurança e Ergonomia (LABSERG) – UFPel. In: Semana Aberta 2016 – 6ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica / 5º Seminário de Extensão / 1º Seminário de Ensino do IFRS, 2016, Rio Grande. Semana Aberta 2016 – 6ª Mostra de Produção Científica e Tecnológica / 5º Seminário de Extensão / 1º Seminário de Ensino do IFRS, 2016.
Você precisa fazer login para comentar.