A Ergonomia vem se mostrando em anos recentes uma crescente fonte de estudos e aplicações em diversos campos profissionais, seja por questões legais trabalhistas, seja por desejo em otimizar a eficiência de processos e operações. De fato, o campo de atuação da Ergonomia nas empresas é muito amplo podendo ser aplicado em casos desde o setor primário até o terceiro setor. Dentre os locais que podem possuir demandas de estudos no âmbito da Ergonomia encontram-se os postos de combustíveis, os quais costumam apresentar diferentes frentes de trabalho em espaços como a loja de conveniência, a lavagem de veículos, troca de óleos e principalmente, o abastecimento dos veículos. Adiciona-se a isso,extensos períodos de exposição física na atividade nos postos de combustíveis como mudanças climáticas, fortes aromas de produtos químicos, ingestão de leite – visando à desintoxicação – o uso de equipamentos de proteção individual, ações educativas e medidas preventivas são limitados ou inexistentes, além disso, há sensação de insegurança no trabalho e falta de oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal, culminando na escolha de um trabalho temporário. Dessa forma, a atividade contém substância pouco atrativa à retenção de pessoal. É factível assumir que a exposição física é própria da natureza da atividade, não constituindo, portanto, fator de manipulação administrativa (SOUZA; MEDEIROS, 2007). Sendo assim, uma pesquisa que busque compreender em parte as demandas ergonômicas em postos de combustíveis de Pelotas poderia trazer oportunidades de aplicações de melhorias nestes locais. O projeto está associado à iniciativas do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (NIPEP).
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
1. Dados do Projeto
Título do Projeto:
Investigação quanto às principais demandas ergonômicas manifestadas por frentistas na cidade de Pelotas
Objetivos (Gerais e Específicos):
O presente projeto tem como objetivo principal investigar qual a freqüência observada para manifestações dos frentistas em termos de demandas ergonômicas em postos de combustíveis na cidade de Pelotas/RS. Com vistas a alcançar este objetivo principal, deve-se cumprir alguns objetivos específicos, sendo eles:
a. Investigar quais as características do espaço amostral relacionado ao trabalho nos postos de combustíveis na cidade de Pelotas;
b. Investigar quais as freqüências das principais variáveis ergonômicas e qual o nível de correlação entre elas, considerando as manifestações de frentistas em termos de demandas ergonômicas presentes na rotina de trabalho em postos de combustíveis na cidade de Pelotas/RS;
c. Propor e discutir sobre quais os desafios e possibilidades para intervenção nos postos de combustíveis na cidade de Pelotas relativamente às principais freqüências identificadas no projeto.
a. Investigar quais as características do espaço amostral relacionado ao trabalho nos postos de combustíveis na cidade de Pelotas;
b. Investigar quais as freqüências das principais variáveis ergonômicas e qual o nível de correlação entre elas, considerando as manifestações de frentistas em termos de demandas ergonômicas presentes na rotina de trabalho em postos de combustíveis na cidade de Pelotas/RS;
c. Propor e discutir sobre quais os desafios e possibilidades para intervenção nos postos de combustíveis na cidade de Pelotas relativamente às principais freqüências identificadas no projeto.
Metodologia:
O projeto foi desenvolvido considerando os caminhos metodológicos apresentados na figura abaixo.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
2. Colaboradores no Projeto
Orientador
Discente bolsista:
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
3. Resultados e Repercussões
MARTINS, M.; DIAS NETA, C.T.; FRANZ, L.A.S.. Frequência de ocorrência das classes de riscos aos quais estão expostos os trabalhadores frentistas. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas – CIC 2015, 2015, Pelotas. XXIV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas – CIC 2015. 2015. Disponível em breve.
Você precisa fazer login para comentar.