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Cultura de Segurança desde Criança – Edição 2014

A gestão da Segurança e Saúde no Trabalho impõe aos profissionais, além dos desafios legais, um grande desafio referente à disseminação entre os trabalhadores de uma cultura de voltada para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Alguns trabalhos corroboram para isso, apontando a cultura de segurança como um aspecto desafiador para a redução de incidentes nas empresas. O presente projeto Cultura de Segurança desde Criança tem por objetivo contribuir para a absorção da cultura de Saúde e Segurança nos trabalhadores da cidade de Pelotas e região. Prevê-se uma série de atividades durante a realização do projeto, como o levantamento em campo de dados que contribuam para o desenvolvimento das ações inclusivas previstas no projeto, oficinas e fóruns sobre o tema Saúde e Segurança envolvendo discentes da Universidade, desenvolvimento de material didático acessível e alinhado às necessidades identificadas na comunidade local e, por fim, realização de atividades junto ao público alvo. O projeto está associado à iniciativas do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (NIPEP). Acompanhe este espaço e fique a par de nossas ações.


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1. Dados do Projeto
Título do Projeto:
Cultura de segurança desde criança: uma ação inclusiva diante do olhar em relação a cultura de saúde e segurança desde a infância em comunidades de Pelotas e região – 2º edição
Objetivos (Gerais e Específicos):
O presente projeto tem como objetivo geral contribuir para a absorção da cultura de Saúde e Segurança nos trabalhadores da cidade de Pelotas e região. Este objetivo se ampara no alcance de alguns objetivos específicos. Primeiramente, pretende-se compreender como se dá a relação e vivência das comunidades locais ligadas ensino em nível fundamental com o tema Saúde e Segurança. Relativamente ao discente da UFPel, propõe-se preparar este público para estudar e produzir materiais sobre o tema Saúde e Segurança que possam ser apresentados às crianças. Pretende-se ainda realizar oficinas e fóruns com estes alunos com vistas fazê-los refletir sobre seu papel social como Engenheiro e sua responsabilidade quanto à disseminação da cultura de Saúde e Segurança não só enquanto alunos dentro do ambiente Universitário, mas também em seu futuro ambiente de trabalho. Pretende-se ainda atuar dentro das necessidades verificadas nas escolas primárias, instigando e motivando os alunos para um novo despertar da percepção do tema Saúde e Segurança, considerando as percepções deles no âmbito deste assunto. O projeto está associado à iniciativas do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (NIPEP).
Justificativa/Relevância:
O grupo social relacionado ao projeto distribui-se em discentes da Universidade (público interno) e crianças da comunidade local, sendo alunos de escolas de ensino fundamental da cidade (público externo). A ação possui grande importância para o público interno da Universidade, pois insere este no contexto do tema Saúde e Segurança e o prepara para considerá-lo no dia em que ingressar no mercado de trabalho. Relativamente ao grupo externo, a ação possui importância no momento em que busca compreender os sujeitos e suas demandas no âmbito da sua territorialização social do tema Saúde e Segurança, permitindo ações coerentes com sua realidade. Em ambos os casos as ações contribuem para a melhoria na cultura de Saúde e Segurança e redução nos custos sociais das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho.
Metodologia:
Haverá uma série de atividades que ocorrerão com certo nível de sobreposição. As fases iniciais do projeto preveem o levantamento em campo de dados que contribuam para o desenvolvimento das ações inclusivas previstas no projeto. Concomitantemente, serão realizadas oficinas e fóruns sobre o tema Saúde e Segurança envolvendo discentes da Universidade, onde será discutido como o tema deve ser levado à comunidade atendida pelo projeto; Em uma terceira fase será desenvolvido material didático acessível e alinhado às necessidades identificadas na comunidade local; Por fim, serão realizadas atividades junto ao público alvo (oficinas e vivências em campo).
Alguns regístros visuais do projeto


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2. Colaboradores no Projeto
Orientador
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ, Dr.
Ceng – Engenharia de Produção
currículo lattes
ISABELA FERNANDES ANDRADE, MSc.
Ceng – Núcleo de Desenho
currículo lattes
Discente bolsista:
Ítalo Rodeghiero Neto.
Discente do curso de Engenharia de Produção
currículo lattes
Discente voluntários:
Diogo Soares Gomide.
Discente do curso de Engenharia de Produção
currículo lattes
Helena das Neves Herbstrith.
Discente do curso de Engenharia de Produção
currículo lattes
Rafael Monteiro Botelho.
Discente do curso de Engenharia de Produção
currículo lattes


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3. Resultados e Repercussões
RODEGHIERO NETO, I.; ANDRADE, I.F.; GOMIDE, D.S.; HERBSTRITH, H.N.; FRANZ, L.A.S.. Cultura de segurança desde criança: uma ação inclusiva diante do olhar em relação à cultura de saúde e segurança desde a infância em comunidades de Pelotas e região. In: CEC – Congresso de Extensão e Cultura, 2014, Pelotas. CEC – Congresso de Extensão e Cultura, 2014. Disponível AQUI