A gestão da Segurança e Saúde no Trabalho impõe aos profissionais, além dos desafios legais, um grande desafio referente à disseminação entre os trabalhadores de uma cultura de voltada para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Alguns trabalhos corroboram para isso, apontando a cultura de segurança como um aspecto desafiador para a redução de incidentes nas empresas. O presente projeto Cultura de Segurança desde Criança tem por objetivo contribuir para a absorção da cultura de Saúde e Segurança nos trabalhadores da cidade de Pelotas e região. Prevê-se uma série de atividades durante a realização do projeto, como o levantamento em campo de dados que contribuam para o desenvolvimento das ações inclusivas previstas no projeto, oficinas e fóruns sobre o tema Saúde e Segurança envolvendo discentes da Universidade, desenvolvimento de material didático acessível e alinhado às necessidades identificadas na comunidade local e, por fim, realização de atividades junto ao público alvo. O projeto está associado à iniciativas do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (NIPEP). Acompanhe este espaço e fique a par de nossas ações.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
1. Dados do Projeto
Título do Projeto:
Cultura de segurança desde criança: uma ação inclusiva diante do olhar em relação a cultura de saúde e segurança desde a infância em comunidades de Pelotas e região – 2º edição
Objetivos (Gerais e Específicos):
O presente projeto tem como objetivo geral contribuir para a absorção da cultura de Saúde e Segurança nos trabalhadores da cidade de Pelotas e região. Este objetivo se ampara no alcance de alguns objetivos específicos. Primeiramente, pretende-se compreender como se dá a relação e vivência das comunidades locais ligadas ensino em nível fundamental com o tema Saúde e Segurança. Relativamente ao discente da UFPel, propõe-se preparar este público para estudar e produzir materiais sobre o tema Saúde e Segurança que possam ser apresentados às crianças. Pretende-se ainda realizar oficinas e fóruns com estes alunos com vistas fazê-los refletir sobre seu papel social como Engenheiro e sua responsabilidade quanto à disseminação da cultura de Saúde e Segurança não só enquanto alunos dentro do ambiente Universitário, mas também em seu futuro ambiente de trabalho. Pretende-se ainda atuar dentro das necessidades verificadas nas escolas primárias, instigando e motivando os alunos para um novo despertar da percepção do tema Saúde e Segurança, considerando as percepções deles no âmbito deste assunto. O projeto está associado à iniciativas do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (NIPEP).
Justificativa/Relevância:
O grupo social relacionado ao projeto distribui-se em discentes da Universidade (público interno) e crianças da comunidade local, sendo alunos de escolas de ensino fundamental da cidade (público externo). A ação possui grande importância para o público interno da Universidade, pois insere este no contexto do tema Saúde e Segurança e o prepara para considerá-lo no dia em que ingressar no mercado de trabalho. Relativamente ao grupo externo, a ação possui importância no momento em que busca compreender os sujeitos e suas demandas no âmbito da sua territorialização social do tema Saúde e Segurança, permitindo ações coerentes com sua realidade. Em ambos os casos as ações contribuem para a melhoria na cultura de Saúde e Segurança e redução nos custos sociais das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho.
Metodologia:
Haverá uma série de atividades que ocorrerão com certo nível de sobreposição. As fases iniciais do projeto preveem o levantamento em campo de dados que contribuam para o desenvolvimento das ações inclusivas previstas no projeto. Concomitantemente, serão realizadas oficinas e fóruns sobre o tema Saúde e Segurança envolvendo discentes da Universidade, onde será discutido como o tema deve ser levado à comunidade atendida pelo projeto; Em uma terceira fase será desenvolvido material didático acessível e alinhado às necessidades identificadas na comunidade local; Por fim, serão realizadas atividades junto ao público alvo (oficinas e vivências em campo).
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
2. Colaboradores no Projeto
Orientador
Discente bolsista:
…………………………………………………………………………………………………………………………………………..
3. Resultados e Repercussões
PEREIRA, P.M.; ROSA, L.K.; RODEGHIERO NETO, I.; ANDRADE, I.F.; FRANZ, L.A.S.. Um levantamento quanto à cultura de segurança e saúde entre as crianças matriculadas no ensino fundamental.. In: XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas – CIC 2013, 2013, Pelotas. XXII Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas – CIC 2013, 2013. Disponível AQUI
RODEGHIERO NETO, I.; ROSA, L.K.; FRANZ, L.A.S.; ANDRADE, I.F.. Introduzindo conceitos de saúde e segurança do trabalho em escolas públicas de Pelotas e região. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 174–186, 2017. Disponível AQUI
Você precisa fazer login para comentar.