Voltar para Quem somos

ErgoDROPS: disseminando os conceitos de Ergonomia através de novas mídias

Por sua abrangência, a Ergonomia pode auxiliar em soluções numa grande área de abrangência contribuindo não só no ambiente ocupacional mas também, na vida cotidiana. Neste contexto, o presente projeto considera a seguinte ementa: discussão quanto às áreas de estudo da Ergonomia, mostrando de maneira pratica e didática os três eixos da Ergonomia através de vídeos divulgados em todas as mídias sociais. Para tanto, tem-se o objetivo de planejar, desenvolver e divulgar atavés de uma plataforma virtual de acesso livre para vídeos conteúdos sobre conceitos, normas, técnicas, metodologias e ou simples curiosidades cotidianas que possam contribuir para a promoção da Ergonomia tanto no meio ocupacional quanto nas rotina diária das pessoas, tendo como publico alvo, profissionais da área de Saúde e Segurança no Trabalho, estudantes e demais interessados no assunto. O projeto está associado à iniciativas do Núcleo de Inovação e Pesquisa em Engenharia de Produção (NIPEP). Acompanhe este espaço e fique a par de nossas ações.


……………………………………………………………………………………………………………………………………..
1. Dados do Projeto
Título do Projeto:
ErgoDROPS: disseminando os conceitos de Ergonomia através de novas mídias
Objetivos (Gerais e Específicos):
Planejar, desenvolver e divulgar atavés de uma plataforma virtual de acesso livre para vídeos conteúdos sobre conceitos, normas, técnicas, metodologias e ou simples curiosidades cotidianas que possam contribuir para a promoção da Ergonomia tanto no meio ocupacional quanto nas rotina diária das pessoas, tendo como publico alvo, profissionais da área de Saúde e Segurança no Trabalho, professores, estudantes e comunidade interessada no assunto. Objetivos específicos:
a. Investigar conteúdos relacionados à Ergonomia que poderão contribuir para o desenvolvimento de vídeos informativos voltados à promoção da área;
b. Buscar parcerias e apoio dentro e fora da Universidade que possam contribuir com informações, materiais e experiência para o melhor desenvolvimento das atividades previstas no projeto;
c. Desenvolver seminários internos na Universidade com alunos de graduação, profissionais e professores com vistas a consolidar conteúdos e parcerias que poderão auxiliar na realização das demais atividades do projeto;
d. Construir material afim de facilitar o entendimento de todas as pessoas sobre conceitos, normas, técnicas, metodologias e ou simples curiosidades cotidianas relacionados a saúde do trabalhador e medições dentro do ambiente de trabalho.
Justificativa/Relevância:
O grupo social relacionado ao projeto distribui-se parcialmente em discentes da Universidade (público interno) e prioritariamente no comunidade externa atingida pela universidade, que será instigada a adquirir conhecimento ou aplicação prática da Ergonomia no dia-a-dia (público externo). A ação possui grande importância para o público interno da Universidade, pois insere este no contexto do tema Ergonomia e Segurança no trabalho e o prepara para considerá-lo no dia em que ingressar no mercado de trabalho. Relativamente ao grupo externo, a ação possui importância no momento em que busca passar de forma didática informações sobre o tema Ergonomia e busca compreender os sujeitos e suas demandas no âmbito do tema Ergonomia e Segurança, permitindo que cada vez mais duvidas sejam esclarecidas a medida que o projeto vai se desenvolvendo. Em ambos os casos as ações contribuem para a promoção da Ergonomia e consequente redução nos custos sociais das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho. É inegável que a disseminação da interação das pessoas com mídias envolvendo vídeos e redes sociais esta cada dia mais forte e tende somente a crescer. Assim, o projeto se justifica ao interagir com o público, buscando ajudar diretamente todos os interessados no assunto, permitindo a interação entre os atores.
Metodologia:
A primeira etapa constitui-se de pesquisas internas e atividades em campo, realizadas concomitantemente afim de gerar conteúdo, buscando pesquisar, estudar e analisar fortemente, em diversas fontes, artigos e textos das áreas de Ergonomia e Segurança no Trabalho e pedagogia, visando encontrar maneiras atrativas de introduzir o tema proposto para o público alvo, de modo que as mesmas possam compreender com clareza o que se ensina e repassar para os demais da comunidade. Depois de realizada a leitura, um tema escolhido sobre a Ergonomia será aprofundado e com recursos já existentes no Laboratório de Segurança e Ergonomia. Um roteiro será planejado e depois escrito sobre como levar didaticamente o tema para o público desejado. Serão gravados vídeos com estimativa de duração entre dois e três minutos, o qual exporá conteúdos aos visualizadores do vídeo a respeito do tema, além de serem mostradas técnicas e equipamentos de forma a facilitar o entendimento do assunto. Em seguida de todos os vídeos dúvidas serão esclarecidas a fim de realizar uma interação com o público. Após a publicação de cada vídeo contando com a própria ferramenta da plataforma na Web, serão contabilizadas as visualizações e a satisfação do público em relação ao vídeo e a maneira como o assunto é abordado, sempre tendo espaço para dúvidas, dicas, agradecimentos e criticas, sendo assim um ótimo meio de percepção do impacto do trabalho realizado.


……………………………………………………………………………………………………………………………………..
2. Colaboradores no Projeto
Orientador
LUIS ANTONIO DOS SANTOS FRANZ, Dr.
Ceng – Engenharia de Produção
currículo lattes
Discente colaboradores:
Diogo Soares Gomide.
Discente do curso de Engenharia de Produção
currículo lattes


……………………………………………………………………………………………………………………………………..
3. Resultados e Repercussões
.
3.2. Lista de vídeos
Você pode assistir os vídeos do ErgoDROPS aqui mesmo, pelo site do projeto. Para assistí-los clique no título do vídeo e a tela do youtube apareça abaixo.
Vídeo 001 – Apresentação do Projeto ErgoDROPS


Vídeo 002 – Usando o medidor de Stress Térmico


Vídeo 003 – Dosímetro: como instalar no corpo


Vídeo 004 – Respondendo aos seguidores do ErgoDROPS (FAQ 1)