Comunicações
05/12 – TERÇA – 14:00-17:00
- SESSÃO 1 – LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO – Miniauditório 1 (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Ana Carolina Boni Pires |
A Monstruosidade da Diferença: Uma análise sobre a relação entre vilania e as atipicidades na Literatura de Horror |
Anderson Brum |
Sementes de Transformação: Afrofuturismo e Diáspora em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, de Octavia Butler, e Binti, de Nnedi Okorafor |
Carmelina Pereira |
A construção do gênero Dark Academia |
Jade Bueno Arbo |
O Monstro do Capitalismo: ciência, conhecimento e exploração na ficção científica de “Frankenstein”, de Mary Shelley |
Eduardo Ramson Sanes |
Corpos Trans no Fim Do Mundo: As faces da violência Em Manhunt, de Gretchen Felker-Martin |
Larissa Migliavacca Pacheco |
Capitalismo, Identidade e Poder em Jogos Vorazes, de Suzanne Collins |
Natália Fernanda Silveira da Pureza |
Fleabag e Blanche Dubois: uma análise comparativa |
- SESSÃO 2 – AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO – Miniauditório 2 (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Aline Mackedanz dos Santos |
A Identidade do Professor-Autor na formação de professores de Línguas |
Bruno da Silva Oliveira |
Inteligências Artificiais e Educação Linguística: caminhos possíveis para a aprendizagem mediada por TDICs |
Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado |
Ensino de línguas e Tecnologias Digitais: uma análise do processo de formação inicial de professores |
Marília Lima Santos |
A percepção do Processo de internacionalização por docentes e discentes de Pós-Graduação |
Júlia Fernandes Ruas e Bernardo Pires Petrucci Souto |
Formação de professores de Português como língua adicional: impactos do programa Português para Estrangeiros da Universidade Federal de Pelotas |
Juliana Ribeiro Dos Santos |
Relação entre a Teoria da Distância Transacional e Metodologias Ativas em ambientes virtuais de aprendizagem de segunda língua |
Marion Rodrigues Dariz |
Das redes sociais para a sala de aula: o gênero meme para promover a leitura literária |
- SESSÃO 3 – TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS – Auditório (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Ariadne Siqueira de Medeiros e Rosely Diniz da Silva Machado |
A mão que aponta a arma: uma análise sobre as formações discursivas do jornal Estadão |
Maren Camile Rutz Bergmann |
Gêneros textuais & ensino nos livros didáticos de LP – que discurso é esse? |
Raquel Portella de Souza |
Educação Dialógica Alteritária: considerações acerca da regência em Língua Portuguesa no programa Residência Pedagógica |
Nikolas Corrêa |
A valoração em enunciados sobre o patrono da educação brasileira: Paulo Freire em comentários de páginas no Facebook |
06/12 – QUARTA – 14:00-17:00
- SESSÃO 4 – LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO – Miniauditório 1 (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Ana Paula Chamorro Bonow |
“Haf You Guessed Him?”: a tradução do humor em um conto de O. Henry |
Carla Araújo de Macêdo Nogueira |
A tradução para a comunidade e seu papel na promoção de direitos linguísticos fundamentais |
Larissa Gonçalves Medeiros |
Comentários de tradução: apresentando soluções de tradutórias |
Lóren Cristine Ferreira Cuadros |
Tarja Turunen na “Wacken Metal Church”: reflexões acerca da performance enquanto potencial fator de influência na tradução de letras de canções |
Lúcia Maciel |
“O essencial é invisível para os olhos”/”O essencial é invisível aos olhos”: uma análise comparativa da tradução de Le Petit Prince, de Saint-Exupéry, realizada por Dom Marcos Barbosa e sua versão revisada por André Marinho e Taís Monteiro |
Nathaly Silva Nalerio |
Aportes para a construção de um projeto de tradução poética |
- SESSÃO 5 – AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO – Miniauditório 2 (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Ana Paula Rodrigues Bastos |
Apresentando o grupo Palavrativa: programa de estimulação linguístico-cognitiva para pessoas idosas |
Andréa Ualt Fonseca |
As atitudes linguísticas dos estudantes, falantes de línguas minoritárias de imigração, do campus IFSul – Visconde da Graça/CaVG |
Débora Medeiros da Rosa Aire |
Ideologias Linguísticas e Abordagem da Alternância na formação de professores de Língua Estrangeira |
Joseane Maciel Viana |
A política linguística da UFPel e a acessibilidade da Pessoa Surda usuária de Libras |
Lissa Pachalski |
Relações entre Escrita, Percepção e Consciência Fonológica das Sílabas Complexas em Dados de Crianças dos Anos Iniciais: um Estudo Piloto |
Luiza Meirelles |
Análise de algumas políticas linguísticas de uma família palestina em Pelotas |
Thaíssa Godoi de Souza |
Projeto de extensão “Praler: práticas de leitura, escrita e reescrita na escola” como proposta de letramento literário |
- SESSÃO 6 – TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS – Auditório (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Ana Clara Molina |
Maternidade independente do contexto: discurso intolerante e valoração em comentários no Facebook |
Bruna Vitória Tejada |
O trabalho de cuidado na pandemia: análise discursiva de um vídeo de uma mãe |
Gabriele Valim Vargas |
“Minha idade não me define”: etarismo feminino, dialogia e alteridade na plataforma de rede social Instagram |
Laís Almeida da Silva Santo |
O uso de pronomes neutros: uma reflexão sobre a relação língua e cultura |
Letícia Garcia Silva |
Negação do “eu”: valoração e discurso de ódio em enunciados-comentários online |
Luiza Siqueira Katrein |
Poder simbólico e a naturalização de discursos sobre gênero |
Virginia Lucena Caetano |
Discurso, corpo e subjetividade em testemunhos sobre gordofobia médica |
06/12 – QUARTA – 19:00-22:00
- SESSÃO 7 – LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO – Miniauditório 1 (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Cristian Borba da Silveira |
A Construção do autor no Espectro Autoficcional |
Larissa Dias Taborda |
A Emancipação de Effi Briest Pelas Lentes de Hermine Huntgeburth (2009) |
Laura Bado Kuchert |
O Tribalismo em Mayombe, de Pepetela e a Contradição Revolucionária na figura da personagem Ondina |
Larissa Gonçalves Medeiros |
Legendas em tela: da organização à compreensão |
Luiza Prates dos Santos |
Do que é feito um Narrador? Um estudo sobre quatro soldados, de Samir Machado de Machado |
Mariana Link Martins |
O Lugar das Mulheres Intelectuais nas revistas culturais alternativas da década de setenta |
- SESSÃO 8 – AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO – Auditório (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Bianca Schmitz Bergmann |
A ordenação de adjetivos em Português Brasileiro: uma análise das construções realizadas por monolíngues e bilíngues |
Gustavo Gabriel Coelho |
Um estudo sobre o uso do diacrítico ‘til’ em grafias que envolvem a nasalidade vocálica |
Luisa da Costa Silva Gallas e Bruno da Silva Oliveira |
O uso do ChatGPT na criação de plano de aula de Língua Inglesa baseado na Abordagem Comunicativa |
Lucas Röpke da Silva |
“Para você, qual imagem representa o Brasil?”: análise de uma tarefa de PLA |
Nathalia Vitória Reinehr |
Uma análise sobre as motivações para as rasuras em textos de escrita inicial
|
Renan Castro Ferreira |
Diferenças translinguísticas conceituais entre Português e Inglês na lexicalização de movimento |
Rômulo Schwanz Diel |
A ultrassonografia aplicada ao processo de ensino de idiomas: a produção das vogais /Æ/ E /Ɛ/ por estudantes brasileiros de Inglês como L2 |
- SESSÃO 9 – TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS – Miniauditório 2 (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
André Rodrigues da Silva |
O Aniquilamento do Ele: uma análise da ausência presentificada de Meursault na obra O Estrangeiro, de Albert Camus |
Andrew Oliveira De Oliveira |
Introjeção Discurso-Canibal |
Angel Alves Hilian |
A Subjetividade na Tradução: uma análise de The Sun And Her Flowers |
Juliana Tagliari Martineli e Hully Chedieck da Rocha |
A obra “O Cortiço” analisada sob o viés da teoria Bakhtiniana |
Jhuly Nolasco Madruga |
“Se Algo Acontecer, Te Amo”: uma proposta de análise discursiva |
Évelyn Caseira Nunes |
A recategorização do discurso bíblico no álbum Sobrevivendo no Inferno (1997), de Racionais MC’s |
07/12 – QUINTA – 09:00-12:00
- SESSÃO 10 – LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO – Sala 43 (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Ana Carolina Boni Pires |
O Mau é o Outro: uma Análise das Formas que Produzem a Estilística do Medo e do Estranho em “Ele”, de H. P. Lovecraft |
Andrei Gimenes Hardtke |
O Mito de Cam: uma análise comparativa entre Teologia e Racismo |
Andrew Oliveira De Oliveira |
O discurso capitalista no poema “A Flor e a Náusea” |
Bianca Becker Pertuzatti |
Maremoto e Menos que Um: os sujeitos em situação de rua e as relações de poder que os atravessam |
Gabriel Dias Morales |
Angústia Identitária Anestesiada: O Corpo Masoquista em Mãos de Cavalo, de Daniel Galera |
Lisiani Coelho |
As manifestações do grotesco no universo ficcional de Ana Paula Maia |
Yasmin de Oliveira Guidotti |
A Morte como alegoria: uma leitura de a Passagem Tensa dos Corpos, de Carlos de Brito e Mello |
- SESSÃO 11 – AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO – Auditório (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Barbara de Lima Sobral |
Paisagens que nos guiam pela Língua: resgate e promoção da Língua através da variação em nomes de lugares em Pelotas – RS |
Diego Domingos Goulart |
Produção de onsets complexos em dados de escrita de alunos brasileiros, portugueses e moçambicanos |
Gabriel Zardo de Oliveira |
A influência morfossintática do Espanhol na escrita em Português em comunidade fronteiriça |
Julia da Rosa Diogo |
Avaliação de estímulos para uma tarefa de decisão lexical |
Lurian da Silveira Chaves |
Variação Linguística na estrutura com dar auxiliar modal sob a ótica das práticas sociais |
Marta da Rosa e Silva |
Língua e Cultura: uma experiência interdisciplinar na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera |
Thomas de Julio |
Línguas Artificiais: características e funcionalidades |
Patricia de Oliveira Morais e Helen Cristina da Silva |
Variação na gradação morfológica de diminutivo: O uso de -íneo como um novo afixo no Português Brasileiro |
- SESSÃO 12 – TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS – Sala 35 (CEHUS)
NOME |
TÍTULO |
Adrienne Peixoto Cardoso |
“Testis Iurata Et Interrogata” uma análise discursiva sobre o registro inquisitorial de Toulouse (Séc. XIII) |
Camila Pilotto Figueiredo |
É Saussure um positivista? Sobre o que torna alguém alguma coisa |
Catharina Lauterbach |
Corecore: como a experiência de usuário tem afetado o concreto |
Letícia Chrisostomo Bortt Moreira |
Contribuições da análise do discurso para a revisão textual |
Millaine de Souza Carvalho |
O funcionamento discursivo de estruturas relativas na oralidade: uma proposta de pesquisa |
Shane Alves Costa |
Acessibilidade no texto jornalístico: uma análise da repercussão do Decreto 10.502 de 2020 |
Débora Müller e Rosely Diniz da Silva Machado |
Os processos de produção de sentidos nos discursos sobre leitura, escrita e interpretação na EJA Rio Grande |