Resultado final de trabalhos aprovados

Grupo Temático 1 Currículo, conhecimento e práticas pedagógicas

Epistemologia e Pedagogia Decolonial: Experiências de Sociodrama para discutir situações e conceitos decoloniais (Renata Ovenhausen Albernaz)

A produção de práticas discursivas influenciadas pelo neoliberalismo e pelo poder disciplinar no IFFAR (Juliana Mezomo Cantarelli)

O Cinema e aprendizagem de línguas visuais: CINELIBRAS (Mayara Bataglin Raugust; Karina Ávila Pereira)

O ciclo de alfabetização na rede municipal de ensino de Pelotas (Janaína Soares Martins Lapuente)

Currículo de educação em direitos humanos: algumas considerações sobre documentos curriculares (Guilherme Pereira Stribel)

Docência universitária e afetividade: interfaces dos direitos humanos (Aldemir Berwig; Daniel Rubens Cenci)

A influência do Estágio de Docência na constituição da identidade docente universitária: um relato de experiência (Stephane Silva de Araujo)

Práticas de leitura literária em uma escola no campo: vivências de alunos do 5º ano e seus familiares (Lucas Gonçalves Soares)

O discurso pedagógico inclusivo em uma discussão: problematizações Fouaultianas (Suzana Mattos da Rosa; Bárbara Hees Garré)

Direito Humanos e Transgressões do Ensino Jurídico (Celso Rodrigues)

Práticas reflexivas através da Arte: uma análise sobre o Currículo da formação docente em Artes Visuais na UFPel/ RS (Raquel Casanova dos Santos Wrege)

Trajetória curricular do ensino em enfermagem no Brasil (Lisa Antunes Carvalho; Nara Jací da Silva Nunes)

A fabricação de discursos midiáticos sobre o corpo o jovem na atualidade: investigando alguns modos de subjetivação (Bárbara Hees Garré; Suélem do Sacramento Costa de Moraes; Guilherme Rego Rockembach)

O conhecimento em arte e a busca de um repertório artístico para a criança (Flávia Demke Rossi)

 

Grupo Temático 2 Gênero, currículo, imagens e suas interseccionalidades

Agressores de mulheres julgados no Juizado da Violência Doméstica de Pelotas (Elisiane Medeiros Chaves)

O uso das imagens na publicidade impressa das instituições de ensino privadas de Pelotas-RS nos séculos XIX, XX, XXI (Helena de Araujo Neves)

A representação opressora do gênero feminino na publicidade: uma reflexão a partir da imagem (Ingrid Fabiola Gonçalves; Helena de Araujo Neves; Rita de Araujo Neves)

Facebook: espaço de sociabilidades e de resistências (Carla Lisbôa Grespan)

Gênero e projetos de vida em contextos de privação de liberdade: uma reflexão a partir da fotografia (Priscila Klein da Silva)

Narrativas sobre a atuação de docentes homens na educação infantil da cidade de Bagé (Robson Oliveira da Silva; Angela Dillmann Nunes Bicca)

Construções de identidades de gênero, raça e classe em livros didáticos de História do Ensino Médio (Inácio Ribeiro Oliveira)

Um estudo de gênero a partir da justiça do trabalho na década de 1950 (Luana Schubert Ledermann)

Direitos humanos na educação: resistências ao Programa “Escola Sem Partido” (Igor Soares Netto de Oliveira)

Cultura visual, gênero e currículo – uma análise a partir de artistas mulheres (Fabiana Lopes de Souza)

Questões de gênero: o feminino nos interstícios da educação ambiental (Juliana Corrêa Pereira Schlee)

Mulheres indígenas trabalhadoras informais em Pelotas: (In)eficácia de Direitos Constitucionais e Trabalhistas em pesquisa empírica no decorrer de 2017 (Caroline Cardozo Machado; Ana Paula dos Santos Delgado; Bruna Cruz de Castro)

““Eu não quero ser menino”. Chamamos a mãe para conversar, no dia seguinte ele foi embora da escola, transferido.” (Priscila Brock Barbosa; Alessandra Duarte Matoso; Luciano Pereira dos Santos)

A cura gay – dos discursos religiosos aos patológicos (Luciano Pereira dos Santos; Priscila Brock Barbosa; José Alves Lagôa Junior)

Assassinatos de LGBT’s no Brasil – uma análise comparativa dos cinco últimos relatórios do GGB – 2012 a 2016 (Luciano Pereira dos Santos; José Alves Lagôa Junior; Priscila Brock Barbosa)

Brasil, da pátria educadora à ordem e progresso: a educação em Direitos Humanos e os desafios para a superação da homofobia no Brasil (Sérgio Danilo Madeira; Willian Almeida Corrêa; Carlos Guilherme Madeira)

Relações de Gênero e Trabalho Doméstico em Escolas de Educação Infantil (Janaina Barela Meireles)

Representações de gênero no ensino superior: o que a ciência jurídica tem dito sobre isso? (Renata Lobato Schlee; Mari Cristina de Freitas Fagundes)

A imagem da mulher amorosa na construção da identidade feminina: do amor e outras relações de poder (Luciana Alves Dombkowitsch)

A atuação da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/RS no combate à homofobia nas escolas de Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil (Renan Robaina Dias)

 

Grupo Temático 3 Gestão, currículo e políticas educativas

A importância da formação docente na educação profissional democrática em prol da justiça social (Juliana Mezomo Cantarelli)

Políticas educativas no ensino superior e movimentos sociais de minorias: fundamentos teóricos para uma (nova) concepção de acessibilidade (Valmôr Scott Junior; Jael Sânera Sigales Gonçalves)

Política de acessibilidade na educação superior: pessoas com deficiência, aspectos legais e institucionais (Valmôr Scott Junior; Natália Ferreira da Cunha)

Direito à educação, obrigatoriedade de matrícula e tempo: o que o currículo tem a ver com isso? (Rosalva de Cássia Rita Drummond; Rita de Cássia Prazeres Frangella)

ENEM e efeitos no currículo do ensino médio (Simone Gonçalves da Silva)

Escolas de governo: a política educativa da União para formar em serviço (Stephane Silva de Araujo; Sergio Renato Batista Martins)

Direito à educação: entre o político e o pedagógico na Base Nacional Comum Curricular (Rosalva de Cássia Rita Drummond; Guilherme do Nascimento Pereira)

A acessibilidade no ensino superior como direito humano: um relato sobre o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal do Amapá (Ádria Tabita de Moraes Damasceno)

Algumas implicações provocados pelas políticas curriculares na educação básica do Rio Grande do Sul: análise de uma escola pública (Maria Cristina Madeira; Gabriela Teixeira Gomes)

As ocupações nas escolas públicas do estado do Rio Grande do Sul como um instrumento de problematização do currículo (Júlio César Madeira)

Algumas implicações provocadas pelas políticas curriculares na educação básica do Rio Grande do Sul: análise em uma escola pública (Júlio César Madeira)

O movimento Escola Sem Partido (ESP): entre o autoritarismo e a emancipação (Celso Gabatz)

 

Grupo Temático 4 Currículo e Educação Jurídica

Educação jurídica: efeitos da transição do modelo da decisão para o compromisso (Elisa Ustárroz; Ísis Boll de Araújo Bastos)

Expectativas sobre o consenso como fator ressignificante do ensino jurídico: novas simbologias para uma nova cultura de solução de conflitos (Karinne Emanoela Goettems dos Santos)

O estatuto da pessoa com deficiência e a interdisciplinaridade como prática obrigatória no ensino do direito civil (Débora Alessandra Peter; Pamela Sell dos Santos)

Interdisciplinaridade no ensino jurídico: direito, literatura e cinema (Alexandre Torres Petry)

Advocacia e sociabilidade: interfaces do ensino do direito (Aldemir Berwig; Daniel Rubens Cenci)

A inserção da disciplina de direito urbanístico nos currículos das faculdades de direito: notas para pensar a formação dos operadores jurídicos (Marcela Simões Silva)

O papel do ensino jurídico no efetivo acesso à justiça: uma abordagem segundo a teoria crítica do direito (Ana Carla de Oliveira Bringuente)

Da sala de aula ao campo de pesquisa: a proposta do projeto de pesquisa empírica sobre as conexões entre arte, antropologia e sociologia jurídicas desenvolvido na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas e seus resultados preliminares (Luis Alexandre da Silva Alves; Ana Clara Correa Henning)

Aprendizagem pela pesquisa: um outro olhar para o ensino jurídico (Rodrigo Tonel)

O que querem os estudantes de direito? Uma análise quantitativa sobre as ambições pedagógicas e profissionais de estudantes do Rio Grande do Sul (Igor Bitencourt Scarabelot)

 

Grupo Temático 5 Imagens da Justiça

A mediação familiar e o acesso à justiça (Silvia Rebeca Quezado)

A desconstrução e justiça: o direito no pensamento de Derrida (Eduardo Benedetti)

Interpretando imagens da justiça produzidas por docentes da Faculdade de Direito da UFPel (Rita -de Araujo Neves)

Explorando sentido: análise de imagens da justiça na Defensoria Pública em Jaguarão (Arion Escorsin de Godoy)

Interpretando imagens da justiça produzidas por docentes da Faculdade de Direito da UFPel (Ana Luisa Ventura Soares)

Diversidade como expressão de justiça curricular (Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado; Fabiany de Cássia Tavares Silva)

Violência de Gênero e a Lei Maria da Penha ( Lei 11340/2006): A Construção de indicadores de violência doméstica contra as mulheres na Comarca de Criciúma/SC (Patrícia Machado Martins; Taiana de Oliveira ; Mônica Ovinski de Camargo Cortina)

A natureza como sujeito de direitos e suas representações na arte contemporânea: imagens da 32ª Bienal de São Paulo (Caroline Leal Bonilha)

A desconstrução é justiça: o direito no pensamento de Derrida (Sônia Maria Schio)

O que dizem as imagens? Potencialidades de utilização do Método Documentário em pesquisas empíricas em Direito (Guilherme Stefan)

Discussões sobre sexualidade e promoção de direitos sexuais no campo jurídico: a decisão judicial sobre a “Cura Gay” (Hélen Rejane Silva Maciel Diogo)

Da genealogia do Direito: a filosofia de Friedrich Nietzsche como método transdisciplinar para outras perspectivas da dogmática jurídica penalística (Alianna Caroline Sousa Cardoso)

Formação de estereótipos pela mídia (Julio César Simões de Pádua)

Imagens e composições de uma natureza no Pampa (Paula Correa Henning; Renata Lobato Schlee)

Direito ambiental e entrelaçamentos discursivos (Paula Correa Henning; Isabel Ribeiro Marques)

Imagens de Justiça: sob a ótica dos cidadãos e cidadãs inseridos no Sistema de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes (Gisele Scobernatti)

O Método Documentário de interpretação: imagens da justiça produzidas por docentes da Faculdade de Direito da UFPel (Juliano da Rosa Passos)

Imagem da Justiça Brasileira na Percepção de Imigrantes Senegaleses (Ronaldo Oliveira Matias)

Imagens da Justiça, educação jurídica e transnacionalização das relações humanas (Anelize Maximila Corrêa)

Imagens da justiça e seus ditos sobre gênero: problematizando o currículo jurídico e suas produções (Ana Clara Correa Henning; Mari Cristina de Freitas Fagundes)

Cultura Vade Mecum: currículo e tensão no ensino do direito (Ernani Santos Schmidt)

Direitos das crianças: igualdade como movimento e diálogo como condição (Patricia Pereira Cava)

 

Grupo Temático 6 Poéticas e Direito: Artes Visuais, Literatura e Mídias

Uma concepção de justiça na crônica “A Lei” de Lima Barreto: a criminalização do aborto (Mirela Teresinha Bandeira Silva Moraes)

A impertinência da pobreza e o incômodo dos seus gemidos na denúncia da vida mais precária e subalterna (Luciana Alves Dombkowitsch; Cláudia Carneiro Peixoto; Vera Lúcia Mayorca Alves)

Método Documentário de interpretação de imagens: uma análise de tiras em quadrinhos do contexto surdo (Nathielle Francos da Silva)

Princípio da imparcialidade versus subjetividade do magistrado: Estudo de caso no judiciário do município de Pelotas/RS entre os anos de 2017 e 2018 (Marcelo Roso de Arrial; Joel Fonseca Junior; Karina Ferreira Silveira)

Encontros entre Direito e Literatura: a voz do sujeito marginalizado em Feliz Ano Novo (Carolina Hohn Falcão)

Percepção da população pelotense dos três poderes municipais sobre a prática de racismo no ano de 2017 (Alfonso Hernandez; Laís Lucilia Ribeiro Santa Rosa; Vitória Schwingel)

A objetificação feminina através dos meios publicitários e o princípio da igualdade jurídica (Alina Pereira Kurz; Amanda Ricardo Mendes)

Representações e práticas profissionais acerca da imposição de limites as novas tecnologias: o filme “Ex-machine” como gerador de estudo empírico sobre crimes contra a privacidade no mundo virtual (Emilly Bärwald Böhm; Thais Acosta Avila; Adilson Rufino)

How to get away with murder: percepção de advogadas negras sobre o princípio da isonomia na atuação profissional em Pelotas (Júlia Letícia de Souza; Marina Pereira; Marines Lopes)

Mulheres negras docentes na academia jurídica: literatura como ferramenta para o debate sobre gaúchos (Jessica de Jesus Mota; Hellen Ochoa Correa; Etauane Pereira Quintana)

Procura-se um coração: Direito e Literatura na construção de uma poética em torno dos transplantes de órgãos e tecidos no Brasil (Sérgio Danilo Madeira; Willian Almeida Corrêa)

“Sei que não vou por aí”: Vivências do Pluralismo Jurídico em Grupo de Mulheres Profissionais do Sexo na cidade de Pelotas-RS em 2017 (João Victor Maranho Klotz; Níkolas Frizon Nicolaou; Guilherme Agrello Montibeller)

Estupro, memória e narração: a alteridade humanista do conto “Madrugada”, de Ondjaki (Guilherme Marques Ferreira)

Manuseando ferramenta: articulações entre música e direito para pensar outras imagens da justiça (Renato Yuk Filho; Rafaella Pessanha Brasil de Araujo; Nathalia Ribeiro Varoto)

A arte de pensar o direito: propondo uma análise da normatização jurídica dos crimes informáticos a partir da série Stranger Things (Juliana dos Santos Vieira da Costa; Lara Teixeira Medina; Janaína Calu Costa)

Direito e distopia tecnológica em Black Mirror: os discursos de ódio nas mídias digitais (Otavio Iost Vinhas)

Entre a ordem e a desordem no conto Minority Report de Philip K. Dick (Haniel Duarte da Silva; Luiza Andrade Luz)

13 Reasons Why e eficácia da Lei do Bullying: pesquisa empírica com profissionais da área jurídica e equipe multidisciplinar na cidade de Pelotas/RS (Carolina da Conceição Schida; Pedro Henrique Ferreira Araújo Dias; Caroline Srynczyk da Silva)

Leitura deleite e formação docente (Ani Camila Barcellos Pereira; Ellem Rudijane Moraes de Borba)

Westworld: Direito, Ficção Científica e Limites Jurídicos da Inteligência Artificial (Gabriel da Silveira Ribeiro; Victoria Bortolotti Lemos; Juliano Pereira Barreto)

Direito e Cinema: “Intocáveis” e acessibilidade arquitetônica as pessoas com restrição e/ou dificuldade de locomoção nos prédios de cursos das Ciências Sociais na UFPel em 2017 (Guilherme Henrique Villarreal Navarrete; Isadora Silveira Boeri)

A situação da mulher e o empoderamento diante a Lei Maria da Penha (Valdemar Junior Stacke; Vivian Diniz de Carvalho; Jéssica Rodrigues Amaral)

Narrativa ficcional como estratégia para pensar a internação juvenil: até onde alcança o estado democrático de direito? (Ana Carolina Cavalcante Ferreira Julio)

 

Grupo Temático 7 Direito, Memória e Fotografia

A imigração alemã e a justiça do trabalho: inquérito administrativo da Light (Amanda Ishizaka Penny)

A fragilidade do auxílio maternidade nos anos iniciais da CLT (Larissa Mirelli Toni)

Os processos da justiça do trabalho de Pelotas entre 1940-1950: relações trabalhadoras e sindicais (Leonardo Silva Amaral)

Insalubridade e periculosidade em processos trabalhistas da fábrica Laneira (1985) (Milena Vaz da Silva)

Conhecimentos tradicionais das comunidades quilombolas da cidade de Piratini/RS e o óbice à sua difusão e persistência por meio da oralidade (Nara Beatriz Matias Soares; Nathércia Pedott; Jefferson Soares Galvão)

Direito à memória: levantamento e sistematização de dados sobre museus de memória na América Latina e Anglo-Saxônica (Ruan Lombardy Medeiros)

A arte urbana como representação política nas ruas de Pelotas (Mariana Braoio)

Crime ou liberdade de expressão? O caso Castan (Felipe Alves Pereira Avila)

Fotografias escolares: seleção e metodologia de análise (Magda de Abreu Vicente)

Reflexões sobre o Patrimônio Cultural Missioneira: As Esculturas no imaginário Guarani (Michele Moraes Lopes)

 

Grupo Temático 8 Constituição, Justiça Social e Imagens

Teatro-imagem, democracia e gestão pública: uma análise da participação cidadã na formulação de políticas públicas a partir do teatro do oprimido (Renata Hellwig Ferreira)

Sistema de justiça e Ministério Público pós-88: da casa do rei à razão de Estado? (Rafael Rodrigues Viegas; Monica Sakamori)

Imagem(ns) do Direito pelo Direito: em torno de discursos do Supremo Tribunal Federal no Espetáculo de divulgação jurídica (Jael Sânera Sigales Gonçalves)

A nova lei migratória sob a perspectiva da justiça social (Eduardo de Oliveira Soares Real)

Sistemas jurídicos indígenas autônomos: algumas notas face ao ordenamento jurídico brasileiro em uma leitura interdisciplinar (Gilnei Copini)

Da possibilidade de concessão de prisão domiciliar à apenada gestante ou lactante – um estudo de caso na comarca de Rio Grande/RS (Jessyca Ramos Pereira; Rita de Araujo Neves)

Tecnologias de sobrevivência urbana: o carrinho (Reginaldo da Nóbrega Tavares)

Relatório de um inédito viável (Mario Luvielmo da Silva)

O Universo da Política Social: relações entre o Estado e a sociedade civil no mundo contemporâneo (Vágner Silva da Cunha)

Estado democrático de direito e a luta por reconhecimento dos grupos de minorias: uma perspectiva habermasiana (Maribel da Rosa Andrade)

O trabalho infanto-juvenil na década de 1940 em Pelotas (RS) e a justiça do trabalho (Sílvia Bandeira da Silva)

O direito à diferença: as contribuições da Teoria do Reconhecimento para analisar a justiça social no contexto brasileiro (Luis Alexandre da Silva Alves)

A desconsideração da personalidade jurídica à luz do princípio da dignidade da pessoa humana perante o sócio cujo patrimônio pessoal é expropriado (Lúcia Dal Molin Oliveira; Tiago Crochemore Burkle; Nelson Ferreira Firpo)

Neoconstitucionalismo: uma análise substancial de um direito fundamental, o acesso a justiça (Ana Carla de Oliveira Bringuente; Leonardo Bas Galupe Lagos; Nikolai Bezerra Frio)

A educação jurídica na construção da cidadania: representações entre direito, estado e sociedade (Ana Carla de Oliveira Bringuente; Jael Sânera Sigales Gonçalves)

Direito, cinema e regras constitucionais: da análise do filme “Divergente” à pesquisa com moradores em situação de rua em Pelotas/RS (Marina de Quadro Konrath; Julia Marcon Beringhs Bueno; Bruna Dias Farias)

Regulação da Prostituição e Garantia de Direitos Fundamentais a Profissionais do Sexo no Direito Brasileiro (Luzia de Oliveira Islabão; Bruno Matte Hartmann)

A questão da mulher afro-brasileira no mercado de trabalho (Ana Paula Sfoggia; Eduarda dos Santos Abreu; Tayna Almeida Moura de Oliveira)

Paternidade socioafetiva e pluriparentalidade e suas implicações no estatuto constitucional das famílias (Marcus Vinicius Madeira)

Políticas públicas de acolhimento ao imigrante na cidade de Pelotas: existência e efetivação (Juliana Borges Cervi)

Democracia e Direitos Sociais: o fator da problemática da efetivação dos direitos sociais influi na qualidade da democracia brasileira? (Alexandre Nogueira Pereira Neto)

Sociedade do hiperconsumo e proteção jurídica do núcleo familiar contra à publicidade e consumo de produtos e serviços direcionados ao público infantil (Fernando Costa de Azevedo)

Olhares ao CAPS AD e ao sistema de justiça criminal: problematizando rotulações da justiça no presente (Victor Welder Barreira Gusmão Biato; Pedro Augusto Tedesco; Jorge Furtado de Souza Neto)

Dimensão constitucional e democrática da mediação: pesquisa quantitativa e qualitativa na cidade de Pelotas durante o ano de 2017 (Ciran Kaled Gonçalves Carvalho; Paulo André Ferrarezi Pereira; Luiz Augusto Rosenthal Freitas)

A justiça social e os direitos não cumpridos: um estudo teórico a respeito da eficácia dos direitos fundamentais (Jéssica Rodrigues Amaral)

A população carcerária feminina: o princípio da dignidade da pessoa humana e a restrição familiar em situação de regime fechado (Jéssica Rodrigues Amaral)

Relações de consumo, desconsideração da personalidade jurídica e indenização por perdas e danos em shopping centers: a promoção da defesa do consumidor como garantia constitucional (Lúcia Dal Molin de Oliveira; Tiago Crochemore Burkle)

Aspectos constitucionais e infraconstitucionais da inserção das microempresas e empresas de pequeno porte na composição do comitê de credores da lei falimentar (Lúcia Dal Molin de Oliveira; Tiago Crochemore Burkle)

Haitianos no Brasil: Quando a humanidade se afasta do visto humanitário (Carol Peruzzi Saleh)

O agir comunicativo como constituição da justiça social: uma ponte entre Habermas e Forst (Fernando Amaral)