Grupos Temáticos

Grupos Temáticos

1. Currículo, conhecimento e práticas pedagógicas

Currículo e conhecimento. Cultura, conhecimento, poder e a construção do currículo. Seleção e de organização do conhecimento escolar. História das disciplinas escolares. Estudos sobre transposição didática ou recontextualização de conhecimentos. Epistemologias do currículo. Currículo, culturas e subjetividades. Fundamentos teórico-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares.

O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Modalidades de organização didático-pedagógica do conhecimento nos contextos de ensino. Desenvolvimento e práticas de currículo no âmbito das diferentes modalidades educacionais brasileiras. Currículo e cotidiano escolar. Currículo e prática docente.

Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Klein

Coordenador(es) Adjunto(s): Dnda. Violeta Porto Moraes; Profa. Dra. Karina Ávila Pereira

2.    Gênero, currículo, imagens e suas interseccionalidades

Estudos de gênero e sexualidades de forma articulada com educação, currículo, imagens e culturas, tendo como categorias importantes: gênero, sexualidade e etnias, políticas identitárias, diferenças, diversidade, interculturalidade, multiculturalismo. Temas voltados aos movimentos de luta por igualdade, temas voltados para a educação indígena, quilombola, educação de gênero e educação no campo, tanto em espaços formais como não formais de educação. O uso das imagens na perspectiva de gênero e educação em livros didáticos, espaços virtuais, etc. Contextualização do currículo na diversidade cultural (política, econômica, cultural e social). Concepções de conhecimento e cultura. Articulação entre multiculturalismo, políticas culturais, currículo e intersecccionalidade.

Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Alves

Coordenadora Adjunta: Profa. Doutoranda Rita de Araújo Neves

3.    Gestão, currículo e políticas educativas 

Fundamentos e diretrizes das políticas curriculares. Avaliação, recontextualização e impactos de políticas curriculares nos níveis municipal, estadual e federal. Estudos comparados sobre as políticas curriculares brasileiras com as de outros países. Análise da relação das políticas curriculares com as demandas dos movimentos sociais. Estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das escolas quanto dos sistemas de ensino. Políticas curriculares e financiamento da educação e da escola pública. Relações externas e internas na definição das políticas de currículo para o Brasil.

Coordenadores: Profa. Mara Rejane Osório; Profa. Dra. Afra Suelene de Sousa.

Coordenadores Adjuntos: Doutoranda Stephane Silva de Araujo, Doutorando Luciano Pereira

4.    Currículo e Educação Jurídica

Educação Jurídica no Brasil e no exterior e seus paradigmas. História do Ensino do Direito. Direito e conhecimento disciplinar. Projeto Pedagógico dos Cursos de Direito. Políticas Públicas e Diretrizes Curriculares para os cursos de Direito. Docência e Formação Docente nos cursos jurídicos. Metodologias na Educação Jurídica. Didática, inovações curriculares e pedagógicas na Educação Jurídica. Conhecimento Jurídico e Pesquisa.

Coordenadores: Prof. Dr. Valmor Scott Júnior; Prof. Dr. Pedro Moacyr P. da Silveira.

Coordenador Adjunto: Doutorando Arion Godoy 

5. Imagens da Justiça

Imagens como eixos de articulação, de significados e sentidos da justiça. Representações imagéticas do direito, do judiciário e da justiça. Estética, filosofia e justiça. Direito e Arte. Educação Jurídica e Arte. Significações contemporâneas de arte, cultura e imagens da justiça. Imagens da justiça e pedagogia. Imagens da justiça e currículo.

Coordenador: Prof. Prof. Ms. Ernani Schmidt

Coordenadores Adjunto: Anelise Maximila Corrêa; Juliano da Rosa Passos.

6. Poéticas e Direito: Artes Visuais, Literatura e Mídias 

Narrativas literárias, narrativas artísticas e o Direito. Imagens da justiça na literatura. Representações do direito na literatura.  Direito e Literatura. Direito e o cinema.  O cinema como recurso didático no ensino do Direito.  A arte cinematográfica como exercício de análise, de interpretação, de questionamentos e reflexões, sobre o Direito e seu ensino. Direito e séries televisivas. As séries televisivas como recurso didático-pedagógico no ensino do Direito.  Relações de diversos aspectos apresentados por séries televisivas com conceitos técnicos da área jurídica.

Coordenadora: Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann (PPG Artes)

Coordenadora Adjunta: Ms. Amanda Muniz

7. Direito, Memória e Fotografia

Direito e memória. Memória coletiva, acesso à justiça, aos arquivos e documentos públicos. Direito, memória e ditadura. Memória e identidades. Direito e fotografia. Representações fotográficas da justiça. Usos metodológicos da fotografia nas ciências sociais.

Coordenadora: Profa. Dra. Lorena Almeida Gill

Coordenador(a) Adjunto(a): Profº Me. Rodrigo Montero (UFRGS/FURG)

8. Constituição, Justiça Social e Imagens

Estudos acerca da Constituição como instrumento político e jurídico, sobre a percepção que a sociedade possui sobre o poder estatal arquitetado no âmbito da Constituição. Imagens e percepções sobre a justiça social no Brasil e no mundo, sentidos e teorias da justiça e modelos de justiça social. Uso da imagem na perspectiva das políticas sociais de redução da pobreza. Estado, violência e exclusão social. Acesso à justiça e efetividade das políticas públicas em matéria de direitos fundamentais. Imagens e percepções sobre o estudo jurídico, sobre a educação em direito e sobre o conhecimento jurídico através da pesquisa cientifica. Percepções e imagens sobre o Estado de Direito e a teoria neoconstitucionalista.
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Nunes Apolinário – PPGD Direito/UFPEL Coordenadores adjuntos: Prof. Ms. Rogério Duarte da Silva – Direito/CESUSC/SC Prof. Ms. Paulo Cezar Barbosa – FAT/UFPEL 
Colaborador: Mestrando Cássio Berg Barcellos – PPGD Direito/UFPEL

Grupos Temáticos

1. Currículo, conhecimento e práticas pedagógicas

Currículo e conhecimento. Cultura, conhecimento, poder e a construção do currículo. Seleção e de organização do conhecimento escolar. História das disciplinas escolares. Estudos sobre transposição didática ou recontextualização de conhecimentos. Epistemologias do currículo. Currículo, culturas e subjetividades. Fundamentos teórico-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares.

O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Modalidades de organização didático-pedagógica do conhecimento nos contextos de ensino. Desenvolvimento e práticas de currículo no âmbito das diferentes modalidades educacionais brasileiras. Currículo e cotidiano escolar. Currículo e prática docente.

Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Klein

Coordenador(es) Adjunto(s): Dnda. Violeta Porto Moraes; Profa. Dra. Karina Ávila Pereira

2.    Gênero, currículo, imagens e suas interseccionalidades

Estudos de gênero e sexualidades de forma articulada com educação, currículo, imagens e culturas, tendo como categorias importantes: gênero, sexualidade e etnias, políticas identitárias, diferenças, diversidade, interculturalidade, multiculturalismo. Temas voltados aos movimentos de luta por igualdade, temas voltados para a educação indígena, quilombola, educação de gênero e educação no campo, tanto em espaços formais como não formais de educação. O uso das imagens na perspectiva de gênero e educação em livros didáticos, espaços virtuais, etc. Contextualização do currículo na diversidade cultural (política, econômica, cultural e social). Concepções de conhecimento e cultura. Articulação entre multiculturalismo, políticas culturais, currículo e intersecccionalidade.

Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Alves

Coordenadora Adjunta: Profa. Doutoranda Rita de Araújo Neves

3.    Gestão, currículo e políticas educativas 

Fundamentos e diretrizes das políticas curriculares. Avaliação, recontextualização e impactos de políticas curriculares nos níveis municipal, estadual e federal. Estudos comparados sobre as políticas curriculares brasileiras com as de outros países. Análise da relação das políticas curriculares com as demandas dos movimentos sociais. Estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das escolas quanto dos sistemas de ensino. Políticas curriculares e financiamento da educação e da escola pública. Relações externas e internas na definição das políticas de currículo para o Brasil.

Coordenadores: Profa. Mara Rejane Osório; Profa. Dra. Afra Suelene de Sousa.

Coordenadores Adjuntos: Doutoranda Stephane Silva de Araujo, Doutorando Luciano Pereira

4.    Currículo e Educação Jurídica

Educação Jurídica no Brasil e no exterior e seus paradigmas. História do Ensino do Direito. Direito e conhecimento disciplinar. Projeto Pedagógico dos Cursos de Direito. Políticas Públicas e Diretrizes Curriculares para os cursos de Direito. Docência e Formação Docente nos cursos jurídicos. Metodologias na Educação Jurídica. Didática, inovações curriculares e pedagógicas na Educação Jurídica. Conhecimento Jurídico e Pesquisa.

Coordenadores: Prof. Dr. Valmor Scott Júnior; Prof. Dr. Pedro Moacyr P. da Silveira.

Coordenador Adjunto: Doutorando Arion Godoy 

5. Imagens da Justiça

Imagens como eixos de articulação, de significados e sentidos da justiça. Representações imagéticas do direito, do judiciário e da justiça. Estética, filosofia e justiça. Direito e Arte. Educação Jurídica e Arte. Significações contemporâneas de arte, cultura e imagens da justiça. Imagens da justiça e pedagogia. Imagens da justiça e currículo.

Coordenador: Prof. Prof. Ms. Ernani Schmidt

Coordenadores Adjunto: Anelise Maximila Corrêa; Juliano da Rosa Passos.

6. Poéticas e Direito: Artes Visuais, Literatura e Mídias 

Narrativas literárias, narrativas artísticas e o Direito. Imagens da justiça na literatura. Representações do direito na literatura.  Direito e Literatura. Direito e o cinema.  O cinema como recurso didático no ensino do Direito.  A arte cinematográfica como exercício de análise, de interpretação, de questionamentos e reflexões, sobre o Direito e seu ensino. Direito e séries televisivas. As séries televisivas como recurso didático-pedagógico no ensino do Direito.  Relações de diversos aspectos apresentados por séries televisivas com conceitos técnicos da área jurídica.

Coordenadora: Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann (PPG Artes)

Coordenadora Adjunta: Ms. Amanda Muniz

7. Direito, Memória e Fotografia

Direito e memória. Memória coletiva, acesso à justiça, aos arquivos e documentos públicos. Direito, memória e ditadura. Memória e identidades. Direito e fotografia. Representações fotográficas da justiça. Usos metodológicos da fotografia nas ciências sociais.

Coordenadora: Profa. Dra. Lorena Almeida Gill

Coordenador(a) Adjunto(a): Profº Me. Rodrigo Montero (UFRGS/FURG)

8. Constituição, Justiça Social e Imagens

Estudos acerca da Constituição como instrumento político e jurídico, sobre a percepção que a sociedade possui sobre o poder estatal arquitetado no âmbito da Constituição. Imagens e percepções sobre a justiça social no Brasil e no mundo, sentidos e teorias da justiça e modelos de justiça social. Uso da imagem na perspectiva das políticas sociais de redução da pobreza. Estado, violência e exclusão social. Acesso à justiça e efetividade das políticas públicas em matéria de direitos fundamentais. Imagens e percepções sobre o estudo jurídico, sobre a educação em direito e sobre o conhecimento jurídico através da pesquisa cientifica. Percepções e imagens sobre o Estado de Direito e a teoria neoconstitucionalista.
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Nunes Apolinário – PPGD Direito/UFPEL Coordenadores adjuntos: Prof. Ms. Rogério Duarte da Silva – Direito/CESUSC/SC Prof. Ms. Paulo Cezar Barbosa – FAT/UFPEL 
Colaborador: Mestrando Cássio Berg Barcellos – PPGD Direito/UFPEL

1. Currículo, conhecimento e práticas pedagógicas

Currículo e conhecimento. Cultura, conhecimento, poder e a construção do currículo. Seleção e de organização do conhecimento escolar. História das disciplinas escolares. Estudos sobre transposição didática ou recontextualização de conhecimentos. Epistemologias do currículo. Currículo, culturas e subjetividades. Fundamentos teórico-práticos para elaboração, organização e implementação de propostas curriculares.

O currículo como instrumento pedagógico de construção e reconstrução dos saberes. Modalidades de organização didático-pedagógica do conhecimento nos contextos de ensino. Desenvolvimento e práticas de currículo no âmbito das diferentes modalidades educacionais brasileiras. Currículo e cotidiano escolar. Currículo e prática docente.

• Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Klein
• Coordenador(es) Adjunto(s): Profa. Dra. Karina Ávila Pereira; Doutoranda Violeta Porto Moraes.

2.    Gênero, currículo, imagens e suas interseccionalidades

Estudos de gênero e sexualidades de forma articulada com educação, currículo, imagens e culturas, tendo como categorias importantes: gênero, sexualidade e etnias, políticas identitárias, diferenças, diversidade, interculturalidade, multiculturalismo. Temas voltados aos movimentos de luta por igualdade, à educação indígena, quilombola, educação de gênero e educação no campo, tanto em espaços formais como não formais de educação. O uso das imagens na perspectiva de gênero e educação em livros didáticos, espaços virtuais, etc. Contextualização do currículo na diversidade cultural (política, econômica, cultural e social). Concepções de conhecimento e cultura. Articulação entre multiculturalismo, políticas culturais, currículo e intersecccionalidade.

• Coordenadoras: Profa. Dra. Marcia Alves da Silva – PPGE-UFPel; Profa. Dra. Aline Lemos da Cunha Della Libera – Faced UFRGS
• Coordenadora Adjunta: Profa. Doutoranda Rita de Araujo Neves – PPGE-UFPel; FURG
• Coordenador Adjunto: Doutorando Luciano Pereira – PPGE-UFPel

3.    Gestão, currículo e políticas educativas 

Fundamentos e diretrizes das políticas curriculares. Avaliação, recontextualização e impactos de políticas curriculares nos níveis municipal, estadual e federal. Estudos comparados sobre as políticas curriculares brasileiras com as de outros países. Análise da relação das políticas curriculares com as demandas dos movimentos sociais. Estudos sobre os processos de gestão tanto no âmbito das escolas quanto dos sistemas de ensino. Políticas curriculares e financiamento da educação e da escola pública. Relações externas e internas na definição das políticas de currículo para o Brasil.

• Coordenadores: Profa. Dra. Janete Otte e Prof. Dr. Jair Jonko Araujo
• Coordenadora Adjunta: Doutoranda Stephane Silva de Araujo

4.    Currículo e Educação Jurídica

Educação Jurídica no Brasil e no exterior e seus paradigmas. História do Ensino do Direito. Direito e conhecimento disciplinar. Projeto Pedagógico dos Cursos de Direito. Políticas Públicas e Diretrizes Curriculares para os cursos de Direito. Docência e Formação Docente nos cursos jurídicos. Metodologias na Educação Jurídica. Didática, inovações curriculares e pedagógicas na Educação Jurídica. Conhecimento Jurídico e Pesquisa.

• Coordenadores: Prof. Dr. Valmor Scott Júnior (UFPel); Profa. Dra. Ana Clara Correa Henning (UFPel).
• Coordenador Adjunto: Doutorando Prof. Alexandre Torres Petry (UFRGS); Doutorando Arion Godoy (UFPel).

5. Imagens da Justiça

Imagens como eixos de articulação, de significados e sentidos da justiça. Representações imagéticas do direito, do judiciário e da justiça. Estética, filosofia e justiça. Direito e Arte. Educação Jurídica e Arte. Significações contemporâneas de arte, cultura e imagens da justiça. Imagens da justiça e pedagogia. Imagens da justiça e currículo.

• Coordenadores: Prof. Dr. Renato Duro Dias (FURG); Prof. Doutorando Ernani Schmidt.
• Coordenadores Adjuntos: Profa. Doutoranda Anelise Maximila Corrêa; Mestrando Juliano da Rosa Passos.

6. Poéticas e Direito: Artes Visuais, Literatura e Mídias 

Narrativas literárias, narrativas artísticas e o Direito. Imagens da justiça na literatura. Representações do direito na literatura.  Direito e Literatura. Direito e o cinema.  O cinema como recurso didático no ensino do Direito.  A arte cinematográfica como exercício de análise, de interpretação, de questionamentos e reflexões, sobre o Direito e seu ensino. Direito e séries televisivas. As séries televisivas como recurso didático-pedagógico no ensino do Direito.  Relações de diversos aspectos apresentados por séries televisivas com conceitos técnicos da área jurídica.

• Coordenadora: Profa. Dra. Angela Raffin Pohlmann (PPG Artes)
• Coordenadora Adjunta: Doutoranda Amanda Muniz (UFSC).

7. Direito, Memória e Fotografia

Direito e memória. Memória coletiva, acesso à justiça, aos arquivos e documentos públicos. Direito, memória e ditadura. Memória e identidades. Direito e fotografia. Representações fotográficas da justiça. Usos metodológicos da fotografia nas ciências sociais.

• Coordenadores: Profa. Dra. Lorena Almeida Gill (PPG História); Profa. Dra. Renata Ovenhausen Alberbaz (PPGMP – UFPel; UFRGS)
• Coordenador Adjunto: Prof. Doutorando Rodrigo Montero (PPGAV/ UFRGS – ILA/FURG)

8. Constituição, Justiça Social e Imagens

Estudos acerca da Constituição como instrumento político e jurídico, sobre a percepção que a sociedade possui sobre o poder estatal arquitetado no âmbito da Constituição. Imagens e percepções sobre a justiça social no Brasil e no mundo, sentidos e teorias da justiça e modelos de justiça social. Uso da imagem na perspectiva das políticas sociais de redução da pobreza. Estado, violência e exclusão social. Acesso à justiça e efetividade das políticas públicas em matéria de direitos fundamentais. Imagens e percepções sobre o estudo jurídico, sobre a educação em direito e sobre o conhecimento jurídico através da pesquisa cientifica. Percepções e imagens sobre o Estado de Direito e a teoria neoconstitucionalista.

• Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Nunes Apolinário – PPGD Direito/UFPEL
• Coordenadores adjuntos: Prof. Ms. Rogério Duarte da Silva – Direito/CESUSC/SC e Prof. Ms. Paulo Cezar Barbosa – FAT/UFPEL
• Colaborador: Mestrando Cássio Berg Barcellos – PPGD Direito/UFPEL