EDIÇÕES ANTERIORES

Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica

As primeiras edições do Seminário Internacional Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica, promovidos por meio de uma parceria estabelecida entre unidades acadêmicas da Universidade Federal de Pelotas, congregando, por um lado, a Faculdade de Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação e o Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas, e, por outro, a Faculdade de Direito e o Curso de Especialização em Direito Ambiental, com o apoio da CAPES, foram realizados na Universidade Federal de Pelotas, respectivamente, nos dias 29 e 30 de novembro de 2012 e 26 e 27 de agosto de 2014.

Os eventos propiciaram a divulgação e o debate sobre a produção científica no campo da temática focalizada, ampliando conhecimentos e potencialidades de análise sobre o currículo, bem como promoveram relevantes momentos de trocas de conhecimentos entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação. As conferências e palestras destacaram-se pela atualidade dos temas e alta qualificação dos palestrantes. Diálogos sobre afinidades entre objetos de pesquisa, além de possibilidades de intercâmbio e cooperação em projetos de investigação foram realizados durante o Seminário.

As discussões realizadas nos seminários,  além de ampliarem conhecimentos sobre o estudo do currículo, contribuíram para a qualificação do processo de formação de mestres, doutores e pesquisadores, bem como para o estabelecimento de vínculos entre nossos grupos de investigadores com pesquisadores nacionais e estrangeiros e seus coletivos de investigação.

Cabe ressaltar a alta qualificação do grupo de palestrantes estrangeiros que se fizeram presentes nos Seminários Internacionais Imagens da Justiça, Currículo e Educação Jurídica. Participaram das primeiras edições deste evento, pesquisadores da França, como Profa. Dra. Barbara Villez, da Universidade Paris 8, Pesquisadora do CNRS e Coordenadora do Grupo de Pesquisas Justices, Images, Langues, Cultures (JILC) e Profa. Dra. Sandra Travers de Faultrier, da Science Po – Paris; Profa. Dra. Magalie Flores- Lonjou, da Universidade de La Rochelle – França; o pesquisador da Grã-Bretanha, Prof. Dr. Leslie James Moran, da Universidade de Londres, todos com ampla e reconhecida produção na área de Imagens da Justiça; o pesquisador de Angola, Prof. Dr. José Octávio Van-Dúnem, da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, com quem desenvolvemos parceria de pesquisa com referência às Políticas curriculares do Curso de Direito, com foco, nos últimos anos, na área das imagens da justiça e currículo do curso jurídico; o pesquisador da Espanha, Prof. Dr. Jurjo Torres Santomé, que proporcionou contribuições relevantes para teorizar sobre a justiça curricular, tema ainda pouco investigado no Brasil; e a pesquisadora do Chile, Profa. Dra. Maria Francisca Elgueta Rosas, da Universidade do Chile, da área de Pedagogia Universitária e didática do Direito.

Por sua parte, pesquisadores brasileiros, de variadas áreas afetas à temática do Seminário, também se destacaram e muito contribuíram para o avanço dos debates. Entre outros, cita-se o Prof. Dr. Jarbas Vieira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel à época; a Professora Dra. Nilda Alves, pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Prof. Dr. Gunter Axt, da UNILASSALE/ Canoas, da área da Memória, História e Patrimônio; a Professora Dra. Maria Cecília Lorea Leite, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel; A Profa. Dra. Maria Conceição Silva Soares, do Programa de Pós-Graduação em Educação – Proped/UERJ, o Prof. Dr. Isaac Reis, do IESB; a Profa. Dra. Josiane Petry Veronese, do Programa de Pós-Graduação em Direito, da UFSC; Prof. Dr. Pedro Moacyr Perez da Silveira, todos com extensa e reconhecida produção científica.

Por fim, é importante reiterar que as duas edições do evento se constituíram em um importante espaço de produção e divulgação de conhecimentos, bem como de intercâmbios entre pesquisadores nacionais e estrangeiros, estudantes de pós-graduação e de graduação. Foi muito valorizada a nova abordagem para a análise do currículo e da educação jurídica, com base no entrecruzamento dos temas Imagens da Justiça, Currículo e Pedagogia Jurídica, a alta qualificação dos palestrantes, e a relevância dos debates realizados sobre pesquisas com foco na análise de imagens, em estudos realizados no Brasil, na França, na Inglaterra e em Angola.

Reportagem: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/08/26/seminario-imagens-da-justica-curriculo-e-educacao-juridica-comeca-nessa-terca-26/