Evento Internacional do Envelhecimento promovido pelo Centro

O Centro de Cidades Saudáveis, Envelhecimento e Cidadania promoveu o Simpósio IAPS 2019 ‘Envelhecer no Lugar em um Mundo de Desigualdades: Como Desenhar Cidades Saudáveis ​​para Todos’, que aconteceu de 27 a 30 de novembro de 2019 no Brasil, na cidade de Pelotas . Este foi um Evento promovido também pela Rede IAPS Ambiente e Gerontologia.

A Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediou o Simpósio com o apoio da IAPS (Internacional Association of People-Environment Studies), Projeto PlaceAge, Laboratório de Estudos Comportamentais da UFPel e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel. Este é um evento mundial que acontece a cada dois anos, promovido pelas redes IAPS, em diferentes países; o último foi realizado na Tanzânia, na África.

Este Simpósio reconheceu que apenas mudar o ambiente construído não é suficiente para criar uma cidade mais inclusiva para o envelhecimento porque os lugares são mais do que espaços físicos. Ambientes viáveis ​​são articulados por meio de um forte senso de lugar, definido como os vínculos sociais, psicológicos e emocionais que as pessoas têm com seu ambiente. Um forte senso de lugar resulta do acesso a apoio para participação ativa, oportunidades para construir e sustentar redes sociais e desempenha um papel significativo na comunidade. Em contraste, um sentimento de exclusão ou falta de oportunidades para retribuir, mediar e controlar está associado à alienação, isolamento e solidão, muitas vezes resultando em muitos problemas de saúde e bem-estar, principalmente entre os mais vulneráveis. Socialmente, a criação de ambientes urbanos amigáveis ​​aos idosos que apoiem o senso de lugar faz parte do envelhecimento bem-sucedido, garantindo que as pessoas possam continuar a contribuir positivamente na velhice, retardando a necessidade de cuidados institucionais e reduzindo os custos de saúde e assistência social.

Nesse contexto, convidamos acadêmicos, pesquisadores, profissionais e estudantes a participar deste Simpósio para discutir como projetar cidades saudáveis ​​para todas as gerações, respondendo a diferentes impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos.

Aqui você pode baixar o Livro de Resumos do Simpósio IAPS 2019.