V Jornada Sandra Jatahy Pesavento

Entre o sensível e o concreto no acervo Sandra Jatahy Pesavento – memória, patrimônio e arquivos pessoais

Data: 19 DE AGOSTO DE 2021 (quinta-feira)

Hora: Das 9.30 ÀS 12H e das 14 às 17h

Local – EVENTO ONLINE COM TRANSMISSÃO DIRETA PELO CANAL YOUTUBE DO IHGRGS.

Realização: Acervo Sandra Jatahy Pesavento do IHGRGS

Organização: Equipe de curadoria do Acervo SJP

Apoio: GT de História Cultural da ANPUH-RS

Palestrantes convidados: Dra. Beatriz Kushnir, (PPGARQ/UniRio e CMRJ); Dra. Ana Lúcia Goelzer Meira (UNISINOS); Dra. Vânia Dolores Estevam de Oliveira (PPGPC/UFG); Dra Ana Maria Camargo (USP/FFHC); Dr. Robson Corrêa de Camargo (PPGPC/UFG).

Mediadoras: Dra Hilda Jaqueline Fraga (UNIPAMPA/IHGRGS) e Dra. Nádia Maria Weber Santos (PPGPC-UFG/IHGRGS).

Em março de 2019 completaram-se os 10 anos do falecimento da Profa. Dra. Sandra Jatahy Pesavento (fevereiro/1946-março/2009) e em fevereiro de 2021 comemoramos os 75 anos de seu nascimento, efemérides marcadas por eventos e publicações. Sua trajetória dedicada ao ensino de História e à pesquisa resultou na projeção e no reconhecimento do inegável legado intelectual dos seus estudos nos campos da História Econômica e da História Cultural, atestando a importância da influência do seu pensamento na formação de gerações de historiadores/as e na produção historiográfica contemporânea. Pesavento foi uma das mais importantes historiadoras do século XX, no Brasil, cuja obra versa sobre variadas vertentes da historiografia, passando pela História Do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre e sob enfoques da literatura, do urbano, das imagens, dos excluídos e das sensibilidades, entre outros. Por iniciativa da família Pesavento, os escritos da historiadora gaúcha foram digitalizados integralmente e disponibilizados gratuitamente para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral, no site oficial do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (2017), o qual guarda, também, seu arquivo pessoal (biblioteca e material de 40 anos de pesquisa) desde finais de 2014. Em 2015, a Dra. Nádia Maria Weber Santos foi instituída curadora, a qual formou uma equipe de curadoria com historiadores, arquivista, entre outros profissionais, a fim de organizar, divulgar e disponibilizar para consultas o rico material que constitui o Acervo Sandra Jatahy Pesavento do IHGRGS. E desde lá, várias ações têm sido realizadas, como as Jornadas Sandra Jatahy Pesavento, exposições, publicações acadêmicas, recebimento de estagiários, submissões a editais de fomento, catalogação da biblioteca, digitalização de documentos, entre outras atividades de organização.

Com esta quinta Jornada, pretendemos dar continuidade aos eventos que começaram em 2011 (I Jornada Sandra Jatahy Pesavento), por iniciativa do presidente do IHGRGS, Dr Miguel Frederico do Espírito Santo e da professora Nádia, mesmo antes de termos o arquivo pessoal de Sandra Pesavento depositado no Instituto. E desde lá, os eventos têm acontecido com certa periodicidade (inicialmente a cada 3 anos e agora a cada 2 anos). Procuramos sempre dar um caráter temático às Jornadas, preferencialmente fazendo referência a uma obra publicada pela historiadora ou ao seu percurso de pesquisadora.

Sendo assim, na primeira edição (2011), I JORNADA SANDRA JATAHY PESAVENTO: VISÕES DO CÁRCERE & PERCURSOS HISTORIOGRÁFICOS I: SANDRA JATAHY PESAVENTOtextos, imagens e obras, o mote do evento foi discutir sua publicação póstuma “Visões do Cárcere” (edição original em e-book de 2003, edição póstuma pela Editora Zouk, 2010). Incluiu-se, nesta primeira jornada, uma exposição de fotos, imagens e vídeos relativos à vida da professora Sandra e sua obra historiográfica. A Jornada aconteceu em agosto nas dependências do Memorial do Judiciário (Palácio da Justiça), com a participação de historiadores do RS; e a exposição teve lugar no Memorial do RS (Praça da Alfândega), com apresentação de vídeo sobre sua obra, exposição de seus livros e fotos da historiadora em pôsteres.

Em junho de 2014 aconteceu a II JORNADA SANDRA JATAHY PESAVENTO – OS SETE PECADOS DA CAPITAL, em parceria com o GT de História Cultural da ANPUH RS, no auditório do IHGRGS, tendo como participantes professores e pesquisadores contemporâneos do RS que tiveram interlocução intensa com Sandra, sendo seus orientandos de doutorado e ou colegas de GT de História Cultural, que ela fundou em 2007. O livro “Os sete pecados da capital” (editora HUCITEC, 2008) foi o último livro escrito e publicado em vida por Pesavento.

A III JORNADA SANDRA JATAHY PESAVENTO – 71 ANOS DA PESQUISADORA, teve como temática MEMÓRIAS DE PESQUISA – A TRAJETÓRIA DA PESQUISADORA E SEUS INTERLOCUTORES e aconteceu em junho de 2017, no Teatro do IHGRGS (Auditório), contando com painéis temáticos de pesquisadores que usaram as obras de Sandra Pesavento em suas investigações. Além de pesquisadores gaúchos, convidamos um colega de Fortaleza (UFC) e uma pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa do RJ, que tiveram muita inspiração na obra historiográfica de Sandra em suas pesquisas. O evento teve uma exposição “MEMÓRIA SANDRA JATAHY PESAVENTO”, mostrando imagens do acervo que estava sendo organizado há 2 anos naquele momento e das jornadas anteriores. Ao final, foi apresentada um esquete teatral inspirado na obra de Sandra “Uma outra cidade, o mundo dos excluídos no final do século XIX”.

Em junho de 2019, foi realizada a IV Jornada Sandra Jatahy PesaventoARQUIVOS PESSOAIS, TRAJETÓRIAS INTELECTUAIS E ESTUDOS DE GÊNERO, no Centro Histórico Cultural da Santa Casa de Porto Alegre, marcando os 10 anos do falecimento da historiadora. Contou com a presença da presidente da ANPUH Nacional como palestrante, bem como colegas do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Como resultado, foi organizado um dossiê temático com os textos apresentados (e de outros convidados), publicado em 2020 na Revista do IHGRGS.

A edição de 2021, V JORNADA SANDRA JATAHY PESAVENTO – ENTRE O SENSÍVEL E O CONCRETO NO ACERVO SANDRA JATAHY PESAVENTO – MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E ARQUIVOS PESSOAIS, será a primeira totalmente online, devido à pandemia que acomete o Brasil e o mundo. Intenta-se pensar a questão da memória e do patrimônio relacionada aos arquivos pessoais, dando ênfase aos estudos sobre a diversidade da documentação, a pluralidade de profissionais que compõe a equipe e os diferentes usos dos materiais arquivados. O evento acontece também como uma das ações do projeto ‘O pensamento de Sandra Jatahy Pesavento e sua importância na historiografia brasileira: da história econômica à História Cultural – um estudo a partir do arquivo pessoal da historiadora’, financiado pelo CNPq – Chamada Universal 28/2018.

Programação

Dia 19 de agosto (quinta-feira)

9.30h – Palavra do Presidente do IHGRGS – Dr Miguel Frederico do Espírito Santo

9.45h – Apresentação do Acervo Sandra Jatahy Pesavento – “O Estado da Arte” – Dra. Nádia Maria Weber Santos (Historiadora e Curadora do Acervo SJP ; UFG e IHGRGS), Dr Alexandre Veiga (Historiador e arquivista; SEDAC e IHGRGS), Simone Steigleder (Conservadora e restauradora de Bens Culturais; IHGRGS), Marcela Kröeff (Bibliotecária do Acervo SJP do IHGRGS).

10.15h às 11.45h – Mesa redonda 1 – MEMÓRIA E PATRIMÔNIO EM ACERVOS PÚBLICOS E PRIVADOS

Dra. Beatriz Kushnir (UniRio e CMRJ) – Testemunhos do Isolamento – memórias da Covid

Dra. Ana Lúcia Meira (UNISINOS) – A trajetória da preservação do patrimônio cultural no Rio Grande do Sul com base em acervos públicos

Mediação: Dra. Hilda Jaqueline de Fraga (UNIPAMPA/Acervo SJP – IHGRGS)

14h às 15.30h – Mesa redonda 2 – GESTÃO DE ACERVOS PESSOAIS E MEMÓRIA

Dra. Ana Maria Camargo (USP e Fundação FHC) – Arquivos pessoais no espaço público: os projetos descritivos e suas dimensões

Dra. Vânia de Oliveira (UFG) – A memória e o sensível na concretude do acervo Sandra Jatahy Pesavento

Mediação: Dra. Nádia Maria Weber Santos (UFG/ Acervo SJP – IHGRGS)

16h – Palavra de um pesquisador no Acervo SJP – Dr. Robson Corrêa de Camargo (UFG)

 

Links para o CANAL YOUTUBE do IHGRGS:

Manhã

https://youtu.be/PfHNI_CVyrs

Tarde

https://youtu.be/HizGvmCDG4c