Parceiros

 

http://gthistoriacultural.com.br

Desde a década de 1990 diversos pesquisadores vinham se articulando em grupos de trabalho voltados para a História Cultural. Estimulados pela Associação Nacional de Historiadores – ANPUH – esses coletivos dispersos passaram a se reunir fundando, em 2000, o Grupo de Trabalho Nacional de História Cultural. A sua criação cumpriu estritamente as normas estabelecidas pela ANPUH Nacional, isto é, a de que fosse constituído pela iniciativa de dois GTs de diferentes Núcleos Regionais (GT de História Cultural da ANPUH-RS – criado em 1998 – e o GT de História e Linguagens da ANPUH-MG – criado em 2000). Esta iniciativa deu-se em setembro de 2000, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em evento organizado pelo GT–RS de História Cultural. Nesta ocasião, em Assembleia, foi criado o GT Nacional de História Cultural, sendo eleita como Coordenadora do GT a Prof.ª Sandra Pesavento, que deu início aos trâmites junto a ANPUH Nacional, com vistas à formalização do GT. Atualmente, Rosângela Patriota Ramos, professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é a coordenadora do GT Nacional de História Cultural.

 

https://www.ihgrgs.org.br/

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada a 05 de agosto de 1920 por Octavio Augusto de Faria, capitão Manoel Joaquim de Faria Corrêa, tenente Emílio Fernandes de Souza Docca, Afonso Aurélio Porto e o Pe. João Batista Hafkemeyer, juntamente com o Desembargador Florêncio de Abreu e o apoio decisivo do Governador Borges de Medeiros.

O IHGRGS tem por finalidade promover estudos e investigações sobre História, Geografia, Arqueologia, Filologia, Antropologia e campos correlatos de conhecimento, principalmente centrados no Rio Grande do Sul. Preserva a memória rio-grandense através de fundos documentais e acervos bibliográficos que servem, também, para embasar as investigações e a construção de massa crítica sobre seu objeto de trabalho.

 ACERVO SANDRA JATAHY PESAVENTO

 O Acervo de Sandra Jatahy Pesavento (SJP) está sob custódia do IHGRGS desde final de 2014, por doação da família Pesavento, encontrando-se em fase final de organização. A Curadoria do acervo está a cargo da historiadora Dra Nádia Maria Weber Santos desde março de 2015. O material do acervo está aberto para consultas a pesquisadores da área de História e afins, que podem ser feitas nas 3ªs e 5ªs feiras, das 14 às 18h, sob agendamento prévio, escrevendo um e-mail [contendo proposta de consulta e temática] para acervosjp@gmail.com.

 

www.camaradolivro.com.br

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que representa os interesses do setor editorial gaúcho. A entidade, que atua de forma totalmente independente, tem como principal finalidade unir todos os que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e fomento, a difusão do gosto da leitura, a formação de novos leitores e o desenvolvimento da economia livreira e da cultura gaúcha.  Atualmente, a CRL conta com 164 associados, todos com sede no Rio Grande do Sul, entre editores, distribuidores de livros, livreiros e creditistas, assim como outras instituições que se dedicam à produção e comercialização do livro.  A entidade realiza, anualmente, a Feira do Livro de Porto Alegre e a Semana do Livro. Além disso, promove atividades de formação para professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura, desenvolve programas de leitura que viabilizam encontros, em escolas, entre escritores e alunos, e ainda presta assessoria aos organizadores de feiras de livros do Estado.

 

www.revistafenix.pro.br

O Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da Universidade Federal de Uberlândia, completou, em 2004, dez anos de existência. Ao longo desse período, o NEHAC fomentou pesquisas voltadas para o estudo das relações existentes entre História e Linguagens Artísticas, especialmente no que se refere às interlocuções com Teatro, Cinema, Literatura e Música. Nesse sentido, desenvolveu trabalhos ao nível de monografias de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado que, integrados aos projetos dos professores Rosangela Patriota e Alcides Freire Ramos, têm contribuído tanto para a formação de profissionais da área de História, quanto com oportunas reflexões sobre o Brasil Contemporâneo sob o olhar da História Cultural.  As expectativas do NEHAC, porém, não se restringiram somente à produção de conhecimento. Pelo contrário, esse grupo de pesquisa participa ativamente de congressos científicos e desenvolve uma produção bibliográfica com o objetivo de tornar públicas essas investigações. Como resultado dessa empreitada, além de publicações especializadas, o Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura assina uma coluna semanal – NEHAC – no Caderno Revista, do jornal Correio, de Uberlândia, além de contribuir, quinzenalmente, no mesmo periódico, com a coluna de cinema intitulada Script Tease. Ambas podem ser acessadas pelo site http://www.jornalcorreio.com.br. Como desdobramento dessas propostas que visam divulgar a produção acadêmica de seus integrantes, assim como estabelecer e estimular um instigante debate intelectual com colegas de distintas áreas das humanidades, o NEHAC criou a Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Esta publicação eletrônica tem o objetivo de dinamizar a circulação de ideias, permitindo um acesso ágil, amplo e gratuito a todos que se interessem pelas temáticas que serão aqui veiculadas.

 

http://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/index

Revista Latino-Americana de História (ISSN 2238-0620) é uma revista eletrônica organizada e administrada por discentes pós-graduandos em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Com periodicidade semestral, é dedicada à história latino-americana vista a partir de uma perspectiva multidisciplinar. Em caráter binacional, tem como unidades associadas o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, Brasil) e o Centro de Estudios Sociales de América Latina (CESAL) da Universidad Nacional del Centro de la Província de Buenos Aires (UNICEN, Argentina). Além de buscar o diálogo intelectual mediante a publicação de trabalhos acadêmicos voltados ao tema da história latino–americana, a revista proporciona o intercâmbio e o debate entre os pesquisadores da área de seu enfoque temático. Voltada para pós-graduandos stricto sensu da comunidade acadêmica nacional e internacional, a Revista Latino-Americana de História também se constitui num veículo ágil para a divulgação da produção recente de pesquisas, práticas de ensino e escritos em geral sobre a história do continente. Com esses objetivos, recebe para publicação, submetidos aos pareceres, trabalhos nos formatos de artigos, informes parciais de pesquisa, entrevistas, documentos, resenhas críticas e sínteses de pesquisa.