Publicações

O projeto Inventário de Impressões a reprodução de imagens na contemporaneidade 

vinculada ao grupo de pesquisa da UFPel CNPq, Gráfica Contemporânea.  Consiste em criar um espaço de prática e reflexão dos processos de reprodução de imagens.

O projeto possibilitará um melhor acompanhamento, para o aprendizado e nas condições favoráveis para o desenvolvimento de suas pesquisas poéticas, atividade que demanda tempo, observação e envolvimento com o fazer.  Deste modo, busca criar um espaço de troca, estabelecendo uma disciplina em relação as atividades que cada acadêmico desenvolve. Por meio de orientações, discussões e principalmente, tempo de ateliê. Percebe-se ” tempo de ateliê”, como o tempo debruçado ao desenvolvimento das técnicas e das suas práticas artísticas, visto que a dificuldade (demanda) é construir um entrosamento entre a poética e a linguagem gráfica. Fazendo o uso, desta forma, dos recursos do espaço do ateliê com orientação profissional.

A prática da gravura exige ao acadêmico tempo de apuração das técnicas de reprodução da imagem, que são variadas na contemporaneidade, precisando, para melhor aprendizado e para aprimorar as linguagens gráficas desenvolvidas. Amadurecendo as técnicas tradicionais que demandam de maior tempo, melhor estrutura para a reprodução de imagens assim como fortalecendo a construção de praticas artísticas próprias que podem envolver distintos processos nas artes gráficas.