Pesquisadores Docentes

Kelly Wendt

Artista visual, pesquisadora e professora. Doutora em Artes Visuais, na linha de Poéticas Visuais pelo PPGAV-UFRGS, 2017. Atuante nas áreas de gravura, fotografia, novos meios e estética relacional na arte contemporânea. Professora adjunta do Centro de Artes- UFPel, curso de Bacharelado em Artes Visuais, área de gravura. Professora da Especialização em Artes EAD, 2020 (UFPel- UAB/CAPES). Professora Colaboradora do PPGAVI/ UFPel. Líder do grupo de pesquisa Gráfica Contemporânea (UFPel- CNPq). Membro como pesquisadora do grupo Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade, pesquisa Gravura Contemporânea Não- tóxica (UFPel- CNPq) e Observatório de arte pública, entorno e novos gêneros (FURG-CNPq) Desenvolve projetos de extensão, ensino e pesquisa na área gráfica, gravura e sustentabilidade dos meios, e produção de arte. Coordena a galeria de arte A Sala, do Centro de Artes- UFPel, com o professor adjunto Clóvis Martins Costa, 2017. Membro do Comitê Poéticas Artísticas da ANPAP, Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2015. Coordenou o PIBID-Artes Visuais UFPel, 2018-2020 (UFPel- CAPES). Pesquisa, por meio de sua produção em poética visual, trabalhos que articulam a reprodução do espaço através inventários de impressões, fazendo uso da errância como processo criativo, discutindo questões relativas a memória, mapeamento, impressão, multiplicação e circulação de imagens. Realizou Workshop de Gravura Não- tóxica no Grafisk Eksperimentarium com Henrik Boegh, Espanha, 2014. Participou como investigadora e artista residente no Espacio de Arte Contemporaneo, Montevideo-Uruguay (MEC), 2018. Realizou exposição coletiva na LUCA- School of Arts, Bruxelas- Bélgica, 2019. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART-UFSM, 2011. Especialista em Memória, Identidade e Cultura Material, 2004 (ICH- UFPel). Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, 2001 e 2002, UFPel. Bacharel em Artes Visuais, 2002, UFPel. Professora temporária, área gravura, no Centro de Artes, UFPel, 2004-2006. Tutora a distância no curso de aperfeiçoamento a distância Produção de Material Didático Digital para a Diversidade, 2011 ( UFPel- UAB/CAPES). Entre os anos 2000-2004 e 2007-2008 atuou como gestora e produtora do Atelier Coletivo Mafuá das Artes, em Pelotas.

 

  Alice Porto dos Santos 

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ingresso em 2016), com doutorado sanduíche da Katholieke Universiteit Leuven, em Bruxelas, na Bélgica. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Especialista em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande (2012), e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: gravura, desenho, arte feminista e livro de artista.

 

 

  Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa

Artista plástico, Doutor em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Pintura pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). É mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005).Professor do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, é docente no magistério superior desde 2003. Atua principalmente nas seguintes áreas: pintura, arte contemporânea, projetos curatoriais e produção textual . Em 2015, realizou o Programa de Doutorado-Sanduíche na Universidade de Lisboa – Portugal (Bolsista CAPES). Foi propositor e gestor do Plataforma Espaço de Criação entre 2011 e 2014, na cidade de Porto Alegre – RS. Atualmente vive na cidade de Pelotas / RS, onde mantém seu atelier na Praia do Laranjal. Desenvolve pesquisa ligada à pintura e suas distensões por meio da experiência direta na paisagem

 

Angela Raffin Pohlmann

Angela Raffin Pohlmann é artista plástica, professora e pesquisadora. É Bolsista de Produtividade (PQ-2) do CNPq. Professora Titular do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, onde atua como docente desde 1996; e é docente permanente do PPG Artes Visuais da UFPel, desde 2012, ministrando disciplinas de Gravura; Desenho; Arte e Tecnologia; Metodologia da Pesquisa em Arte; e Estilos de Escrita. Possui Bacharelado em Artes Plásticas: habilitação Desenho (UFRGS, 1979-1983); Mestrado em Artes Visuais (UFRGS, 1993-1995); Doutorado em Educação (UFRGS, 2001-2005, bolsa CAPES); Estágio de pesquisa na Universidade de Barcelona, Espanha, na área de Gravura, sob orientação da prof. Alicia Vela Cisneros (2004-2005, Bolsa CAPES); Pós-doutorado Sênior (Bolsa PDJ/CNPq) no PPG em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFRGS (2018), com pesquisa interdisciplinar em nanotecnologia para a caracterização e fabricação de materiais alternativos não-tóxicos para a gravura, sob orientação da professora Dra. Silvia Guterres. A tese de doutorado ‘Pontos de Passagem: o tempo no processo de criação’ trata da percepção do tempo a partir da sua experiência como artista no atelier de gravura, e como professora no atelier de gravura da universidade. Na dissertação de mestrado, comenta as ‘Sincronias de espaço e tempo: a simultaneidade e a sobreposição na gravura em metal’. Atualmente desenvolve pesquisas teórico-práticas com ênfase na criação de artefatos artísticos interativos em projetos multidisciplinares com artistas e engenheiros eletrônicos, em contextos de criação coletiva e colaborativa. Trabalha com desenho e gravura; arte e tecnologia, criação de amplificadores e produção de áudios; processos alternativos não-tóxicos usados tanto na gravura artística como nas gravações de placas de circuito impresso; e também estuda a percepção do tempo nos processos de criação. Desde 1982, realiza exposições individuais e coletivas com trabalhos em Desenho e Gravura. Realizou exposições internacionais como: ‘XII International Print Biennial’, Bulgária; ‘Sztuka Ameryki Poludniowej’, Polônia; ‘Panorama Brasilianischer Kunst’, Alemanha, ‘Arte Latinoamericana’, Bélgica. Recebeu Menção Especial do juri no prêmio Açoriano de Teatro pelo cenário e figurinos da peça ‘Marcos IV, 23’ (Prefeitura de Porto Alegre, 1983); VII prêmio de gravura no XII Salão do Jovem Artista (1985); e Menção Honrosa no I Prêmio Sonilton Alves (1995). Em 2010-2011, idealizou e coordenou o projeto para criação do Mestrado em Artes Visuais da UFPel, e, de 2012 a 2017, coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFPel. Em 2017-2018, foi representante titular eleita da área de Letras e Artes no COCEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPel. Coordenou a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Artes da UFPel (2011-2013); e foi Chefe do Departamento de Artes Visuais da UFPel (2008-2011). Foi professora de artes em Escolas de Ensino Fundamental em Porto Alegre (1985-1992). Realizou curso de gravura não-tóxica com Henrik Boegh, Dinamarca, 2005; residência artística no Atelier de Torben Bo Halbirk, Paris, 1998; curso de Gravura em Metal com Torben Halbirk e Stanislav Mariyanovic, no Atelier de Matilde Marin, Buenos Aires, 1997; curso de Arte no Atelier Livre de Paris, França, 1977; e diversos cursos de Desenho e Gravura no país, desde 1983. Colabora como consultora e avaliadora ‘ad hoc’ em agências de fomento como CNPq e FAPERGS, e avaliadora ‘ad hoc’ em periódicos da área de artes/artes visuais, desde 2012. Compõe o corpo editorial da revista Paralelo 31 (PPGAV-UFPel). Foi membro da Comissão de Curadoria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (1996-2000), Pelotas, RS; membro da Comissão de Seleção do II Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2008) da Secretaria Municipal de Cultura, POA, RS. Desde 2007 é Líder do Grupo de Pesquisa ‘Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade’ (CNPq/UFPel)

 

Daniel Albernaz Acosta

Artista Visual e pesquisador. Possui doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado nesta mesma universidade (1997) e graduação em Desenho e Plástica pela UFSM (1986). Em sua pesquisa poética discute as relações entre arte, design e arquitetura. Desenvolve desde de 2006, um conjunto de trabalhos situados entre os contextos da arquitetura portátil e mobiliário urbano. Possui trabalhos permanentes, mobiliário/arte, Centro Cultural São Paulo e Sesc Bom Retiro. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Escultura. Participou da Bienal Internacional de São Paulo e Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Atualmente é professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

 

Laura Borsa Cattani

Laura Cattani possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), e especialização em Gestão de Projetos pela ESPM (2007), com experiência na área de Gestão Cultural. Possui Mestrado e Doutorado em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, tendo sido contemplada com bolsa Capes em sua formação, bem como no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, realizado na França em 2017. Iniciou em 2020 o pós-Doutorado no PPGAV da Universidade de Brasília (UnB – DF). Atua como professora substituta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Desde 2003 assina seus trabalhos como Ío, um pseudônimo também usado em parceria com Munir Klamt. Sua produção plástica e visual abarca diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, web art, performance ou fotografia. Em sua produção, destacam-se a exposição Aporia (2015), do projeto RS Contemporâneo, com curadoria de Julia Rebouças, vencedora do Prêmio Especial do Júri no IX Prêmio Açorianos de Artes Plásticas; Do Lado de Fora de um Quarto Fechado (2012), premiada como Melhor Exposição no 2º Prêmio IEAVi; Zede Etes (2008), vencedora do Prêmio Destaque em Mídias Tecnológicas do III Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Dentre as exposições coletivas: RS XXI (2018), com curadoria de Paulo Herkenhoff, no Santander Cultural, Porto Alegre (Brasil/RS); Apologue (2018), de sua curadoria, na Galeria Un-Spaced em Paris (França); Histartiencia (2018), no Espacio de Arte Contemporáneo (Montevidéu/ Uruguai); Unânime Noite ? Volume 3, com curadoria de Bernardo José de Souza, Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre, RS; Humanas Interlocuções (2016), na Fundação Vera Chaves Barcellos; LINDE (2014), de sua curadoria, na CCMQ (Poa/RS) e Centro Conti (Buenos Aires/Arg); Mutatis Mutandis (2013), no Largo das Artes (Rio de Janeiro/RJ); Artesul Contemporánea (2013) Centro de Exposiciones Subte (Montevidéu/ Uruguai). Recebeu Menção Honrosa nos 1º e 4º Prêmios IEAVI de Incentivo às Artes Visuais e oito indicações ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, por exposições, publicações e projetos coletivos, e indicação ao Prêmio do Júri por sua trajetória artística. Participou da residência artística Sala_Taller III (2013), do Espacio de Arte Contemporáneo em Montevidéu, e residência artística Kaá, do Instituto Yvy Maraey (Poa). É criadora do Instituto Cultural Torus, uma organização cultural independente de caráter investigativo, reflexivo e propositivo focada em projetos inovadores em arte contemporânea. É membro do Colegiado Setorial de Artes Visuais da Secretaria da Cultura do Estado do RS e curadora da Galeria Maria Lucia Cattani, focada na produção de mulheres artistas. Já realizou diversas exposições, mostras de vídeo e projetos multimídia, no Brasil e no exterior. Atualmente está curadora adjunta da 13ª. Bienal do Mercosul. Atua como agente cultural para promover a difusão e valorização da Arte Contemporânea como instrumento para reflexão, questionamento e transformação.

 

Janice Martins Sitya Appel

Doutora em Artes Visuais na linha de pesquisa em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016 – UFRGS), pesquisadora CAPES DS com doutorado sanduíche pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior no Centro de Investigación Arte y Entorno, da Universitat Politecnica de Valencia – UPV, Valencia, Espanha (2015/2016) formação no Diploma de Especialización en Sostenibilidad, Ética Ecológica y Educación Ambiental, Universitat Politecnica de Valencia – UPV, Valencia, Espanha (2015/2016) – . Mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa em Processos Artísticos Criativos, Arte Pública de Novo Gênero pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011). Bacharel em Artes Plasticas pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) .Pesquisadora, docente e artista que atua em plataforma multidisciplinar e transdisciplinar como educadora, pesquisadora em Artes Visuais. Docente Efetiva do Magistério Superior no Curso de Artes Visuais da FURG – Fundação Universidade de Rio Grande – ILA. Líder do Grupo de Pesquisa Arte Pública, Entorno e Novos Gêneros e coordenadora do projeto de pesquisa Arte pública e a formação de poéticas da paisagem nos biomas planície costeira , pampa, mata atlântica e seu entorno: monumentos, parques, praças, jardins, feiras, festas populares e ações artísticas. Ganhadora do fomento CAPES PAEP Edital 25/19 para . I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA DA PAISAGEM COSTEIRA NA ARTE CONTEMPORÂNEA: ética, ecologia e entorno. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório da Paisagem – PAGUS – CNPq – Geografia –  UFRGS Membro do Grupo de Pesquisa Grupo ARTƎECOS, CNPq – ILA – Artes – FURGMembro  do Grupo de Pesquisa Veículos da Arte – CNPq – Instituto de Artes –  UFRGS. Membro  do Grupo de Pesquisa AVE – Artes Visuais em Estudo,  CNPq – ILA – Artes – FURG Membro  do Grupo de Pesquisa Gráfica Contemporânea CNPq – Centro de Artes – UFPEL Membro da Associação Nacional. Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP – Comitê de Poéticas Visuais e Comitê Científico.Coordena o Intercâmbio e Convênio Internacional da FURG com a Universidad de Castilla – La Mancha (Espanha) e ações em diálogo com a Universidad Politécnica de València (Espanha)

 

Martha Gomes de Freitas

Artista visual, professora e pesquisadora. Possui graduação em Artes Visuais – Escultura pela Universidade Federal de Pelotas, especialização em Linguagem Plástica Contemporânea pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Professora Adjunta no Centro de Artes/CA/UFPEL, no curso de Bacharelado em Artes Visuais, área de escultura e processos criativos. Professora colaboradora no Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais – Mestrado, na linha de pesquisa Processo de Criação e Poéticas do Cotidiano. Coordena o Projeto de pesquisa Estudo sobre a profundidade em que cruzam-se diferentes produções e reflexões a fim de estabelecer outros sentidos para este termo, principalmente quando atravessados pela experiência do corpo. Atua na área de Artes, com ênfase em escultura, instalação, objeto e vídeo.

 

Ricardo de Pellegrin

Nome artístico: Ricardo Garlet. Artista Visual, Doutorando em Artes Visuais, com ênfase em poéticas visuais, pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFSM (2019-). Mestre em Artes Visuais, com ênfase em poéticas visuais, pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFSM (2013). Graduado em Artes Visuais, Bacharel com habilitação em Pintura (2009) e Licenciatura (2009), pela UFPel. Professor titular do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unochapecó, atuou como professor substituto no Curso de Artes Visuais da UFPel (2014). Desde o ano de 2006 atua como artista em exposições coletivas. No ano de 2013 realizou a exposição individual De objetos a personagens no MACRS (Porto Alegre/RS), participou da Residência de Inverno ibero-americana: Infraestruturas poéticas na NUVEM: Estação Rural de Arte e Tecnologia (Visconde de Mauá/RJ) e foi vencedor do prêmio aquisição no IV Prêmio João Simões Lopes Neto de Artes Visuais (Pelotas/RS). Atua também como produtor e curador de eventos de arte, com destaque para o Evento Internacional arte#ocupaSM (edições 2012 e 2013). Membro do Grupo de Pesquisa Momentos-Específicos – UFSM (2011 – atual) e do Grupo de Pesquisa Arte, Visualidade e Cultura – Unochapecó (2015 – atual). Desenvolve sua pesquisa nos seguintes temas: Arte Contemporânea; Poéticas Visuais; Pintura; Performance; Tecnologia

 

Thays Tonin

Professora Colaboradora de Filosofia e História da Arte na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Centro de Artes. Pesquisadora Pós-Doutoral do Departamento de Ciências Humanas da Universidad de La Rioja (Espanha). Possui Pós-Doutorado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Possui doutorado pela Università degli Studi della Basilicata (ITA), Dipartimento delle Culture Europee e del Mediterraneo, onde fez parte do programa de PhD intitulado Cities and Landscapes: Architecture, Archaeology, Cultural Heritage, History and Resources. Fez período Sandwich na Sapienza Università di Roma (ITA), sob orientação da Prof Dr Claudia Cieri Via (Dipartimento di Storia dell’Arte e Spettacolo). Tem sua tese de doutorado validada pelo Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca na Itália nos setores de 10B – STORIA DELL’ARTE com especialidade em CRITICA ARTISTICA (L-ART/04) e STORIA CONTEMPORANEA (M-STO/04). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e Mestrado em História, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). É membro pesquisador da Cátedra UNESCO intitulada Mediterranean Cultural Landscapes and Communities of Knowledge. Em 2016, como parte do período de pesquisa de Doutorado, fez o curso de Latim em Fontes Renascentistas no The Warburg Institute, vinculado à Universidade de Londres. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Arte; Teoria e Metodologia da História da Arte; Historiografia; História da Pintura e do Patrimônio Arquitetônico; História e Cultura Visual