Dia 06, o Dr. Jaime Gabriel Garcia Ruiz, professor da Universidade de Las Villas, Santa Clara, Cuba, estará palestrando no evento. Sua formação em Desenvolvimento Econômico e sua trajetória de pesquisa em temas como cooperativismo, desenvolvimento socioeconômico e integração latino-americana farão parte de sua palestra e do minicurso nos dias 6 e 7 de outubro, pela manhã.  O pesquisador já veio ao Rio Grande do Sul em outra oportunidade.  A parceria com pesquisadores da FURG gerou o livro “A Cidade Sustentável com Desenvolvimento Humano Sustentável na América Latina: Temas e Pesquisa”. O Prof. Jaime também colabora com o Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania da Universidade Federal do Paraná, e estará em Curitiba, após trabalho desenvolvido na UFPel.