Quem Somos

Criado em 2020, o GIPEP reúne docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estudantes de graduação e de pós-graduação da UFPel, além de professoras de redes públicas de ensino e docentes pesquisadores/as de outras instituições.

Coordenação

Mauro Augusto Burkert Del Pino

É professor Associado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). É Licenciado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (1984), Engenheiro Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e Pós-Graduado em nível de Especialização em Ensino pela Faculdade de Educação da UFPel (1989). Foi Reitor da Universidade Federal de Pelotas (2013-2017), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPel (2020-2022), foi Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012) e foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas-RS (2001-2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (PPGE). Integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Políticas Públicas e Profissão Docente. É Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP, desde 2020, e integra o Grupo de Pesquisa Processo de Trabalho Docente, desde 2000, o Grupo de Pesquisa Gestão, Currículo e Políticas Educativas desde 2004 e o Grupo de Pesquisa ALFAREDE – Rede de Pesquisa em Alfabetização, desde 2024. Integra como associado a ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, a ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação e a ABALF – Associação Brasileira de Alfabetização. Foi Presidente do Conselho Universitário da UFPel e do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Pelotas. Integrou o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política de formação profissional, gestão educacional, trabalho e educação, currículo, formação profissional e direito à educação.

 

Gilceane Caetano Porto

Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2011). Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (2005), Especialização em Educação pela Faculdade de Educação da FaE/UFPel (2001) e Graduação em Pedagogia pela mesma instituição (1999). É líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/CNPq). É pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Integra o Coletivo Alfabetização em Rede (ALFAREDE). Coordena na UFPel o Projeto de pesquisa “O retorno às aulas após o ensino remoto: uma análise da alfabetização e da atuação docente na escola pública”, subprojeto vinculado ao Projeto da AlfaRede “Retratos da Alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede”. Coordena na UFPel o Palavramundo – Laboratório de Formação docente e de acervos didáticos de alfabetização, vinculado a Rede Alfalabs de Laboratórios de Alfabetização. Foi supervisora dos anos iniciais na Secretaria Municipal de Educação na cidade de Pelotas. Foi coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia UFPel (2013-2015). Atuou como supervisora do PNAIC no âmbito da Universidade Federal de Pelotas. Foi coordenadora de área do PIBID Pedagogia UFPel (2010-2020). Atuou como orientadora do Programa Residência Pedagógica do Núcleo Alfabetização – Pedagogia (2020-2022). Atualmente é Tutora do Programa de Educação Tutorial -PET do Curso de Pedagogia/UFPel. Tem experiência na área da Educação, principalmente com os seguintes temas: alfabetização, letramento, história da alfabetização e formação de professores.

 

Docentes

Eugênia Antunes Dias

É Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2014/FURG), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2008/UFPEL), Graduada em Direito (2005/UFPEL) e Licenciada em Educação Física (1998/UFPEL). Realizou Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL (2017-2018) na área de currículo, gestão e políticas públicas. Milita na ONG Ecológica Centro de Estudos Ambientais (CEA), nos temas da Educação Ambiental e Direito Ambiental/Fundamentais. Foi Técnica em Assuntos Educacionais na UFRGS e UFPEL, atuando na área do ensino de graduação, notadamente ensino e currículo, participando de diversos conselhos e comissões. Atualmente é professora do magistério superior na Faculdade de Educação (FaE) da UFPel, na área de Políticas Educacionais e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia vespertino. Tem interesse pelos temas referentes aos movimentos sociais e políticas públicas que combatam as formas de opressão dos seres humanos (misoginia, racismo, homofobia, de classe) e da natureza (antropocentrismo).

 

Doutorandos/as

Fernanda Arndt Mesenburg

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2019) e, atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – PPGE/UFPel. Também atua como pesquisadora no Grupo Interdisiplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP. Atualmente trabalha como orientadora educacional na rede privada no município de Pelotas. Principais temas de investigação: educação, políticas eduacionais e alfabetização

 

 

 

Giovanna Allegretti

Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação com enfoque em exclusão educacional no ensino superior público na Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda no Programa de pós-graduação em Educação também na Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora nas áreas de: Exclusão Educacional, Precarização do Trabalho, Profissão Docente e Inteligência Artificial com enfoque em Grandes modelos de linguagem.

 

 

 

 

João Carlos Roedel Hirdes

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2007), Especialização em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande (2015) e Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente, realizando doutorado em educação na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, educação matemática, políticas educacionais, psicologia da educação, sistema MOODLE, sistemas de WEBCONFERÊNCIA e transmissão de eventos. Associado da Associação Brasileira de Alfabetização – ABALF e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPed.

 

João Henrique Figueredo de Oliveira

Foi acadêmico da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) pelo curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, durante os anos de 2011 a 2019. Estudou na James Cook University (JCU) através do programa Ciências sem Fronteira (CsF) durante os anos de 2014 a 2015. Mestre e Especialista em educação pela UFPEL (2020). Atualmente, professor de biologia no Serviço Social da Indústria (SESI), aluno de Doutorado no PPG em Educação pela UFPEL e pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP).

 

 

 

Michele Josiane Rutz Buchweitz

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel – início em 2023/2). Bolsista CAPES. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP/UFPel. Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG 2018). Especialista em Controladoria e Finanças (Fatec/SENAC 2012). Graduada em Administração (UCPel 2009) e em Ciências Contábeis (UCPel 2016) pela Universidade Católica de Pelotas.

 

 

 

Raissa Brum Gonçalves de Avila

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas (2018), tendo como área de concentração Ensino de Geografia. Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal Pelotas (2016) e graduação no Curso Superior Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Atuou como bolsista-pesquisadora no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES entre os anos de (2012 /2016). Trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande/FURG como Técnica em Assuntos Educacionais entre 2018 até 2019, atuando na área do ensino de graduação, da Diretoria Pedagógica. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenação de Ensino e Currículo da Pró-Reitoria de Ensino na Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Pesquisadora na educação das relações étnico-raciais nos currículos da educação superior.

 

Mestrandos/as

Alisson Castro Batista

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), onde atua na Linha 3: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente. Bolsista de demanda social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/DS) e integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/CNPq) desde 2022. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas, onde foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia) entre 2018 e 2023. Cursou parcialmente Licenciatura em Física na Universidade Federal de Pelotas (2016-2018), onde participou como bolsista do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID Física), durante o mesmo período.

 

Annelise Costa de Jesus

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPEL), com graduação em Pedagogia pela mesma instituição (2023). Durante a graduação, atuou como voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi bolsista de extensão e de iniciação científica em projetos de autorregulação da escrita com crianças, além de participar de outras pesquisas, como a investigação sobre ‘Usos e desusos do PPP no cotidiano escolar’ e o projeto ‘Alfabetização em Rede’, no qual ainda atua como pesquisadora. Desde 2020, é pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/UFPEL). Associada ao Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBALF) e à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Seus interesses incluem alfabetização, educação, currículo, trabalho docente e política educacional. Atua na Linha 3: Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente, do PPGE/UFPEL, e é bolsista de demanda social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Luzia Helena Brandt Martins

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET Pedagogia) (2019-2024), é membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP). Associada à ABALF (Associação Brasileira de Alfabetização) com interesse na área das políticas públicas.

 

 

 

 

 

Iniciação Científica

Priscila Novelim

Possui graduação em História – UNICEP- Centro Universitário Central Paulista (2009) e mestrado pela Universidade Federal de Pelotas em História (2016). Em 2023 inciou a graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Bolsista de Iniciação Científica do CNPq, atuando como pesquisadora no GIPEP-Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública.

 

 

 

 

Marília Figueiredo da Silva

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/UFPel). Possui afinidade pelos seguintes temas: Políticas educacionais, alfabetização e letramento.

 

 

 

 

 

Luiza da Silva Tessmer

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/UFPel). Possui afinidade pelos seguintes temas: Políticas educacionais, alfabetização e letramento.

 

 

 

Graduandos (as)

Vitória Kaster Neutzling

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS. Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/UFPel). Associada ao Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBALF). Possui Magistério pelo Colégio Municipal Pelotense (2023). Tem maior interesse pelos seguintes temas: alfabetização, letramento, literatura infantil, gestão escolar democrática e políticas educacionais. 

 

 

 

 

 

Gabriella das Neves Furtado

É estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas, bolsista do PET Pedagogia da UFPel e integra o GIPEP-Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública.

 

 

Outros pesquisadores/as

Lia Cristiane Lima Hallwass

Bacharel em Administração (UFPel, 2007), Mestre em Educação (UFPel, 2010) e Doutora em Educação (UFPel, 2023). Também, Especialista em Gestão Pública (UFPel, 2011) e em Currículo, Didática e Metodologias Ativas (FAMEESP, 2022). Desde 2006, atua em projetos de educação superior presenciais, semipresenciais e principalmente a distância (EaD). Desde 2009, atua na gestão pedagógica, na gestão acadêmica e na regulação acadêmica de cursos de graduação, de pós-graduação lato sensu e técnicos, de várias áreas do conhecimento, em instituições de ensino públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Desde 2009, também, atua como professora de graduação presencial e a distância, lecionando disciplinas em cursos de Gestão e Negócios, principalmente introdução à administração, gestão de processos, gestão de projetos, planejamento estratégico e gestão de pesquisa. E desde 2020, atua como Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação (INEP/ MEC). Como Pesquisadora, foca principalmente nos temas: estratégias e tecnologias de ensino-aprendizagem presenciais e a distância, gestão pública, currículo e formação para o trabalho.

 

Carline Schröder Arend

Professora dos Anos Iniciais e Orientadora Educacional na Prefeitura Municipal de Pelotas. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Foi bolsista de doutorado Demanda Social – CAPES. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Gestão Educacional pelo Curso de Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Integra como pesquisadora o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP.

 

 

Egressos

Maria Lúcia Pontes Parente

Possui especialização em Especialização em Ciências da Educação pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1992), especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1991), mestrado em Mestrado Profissionalizante em Gestão Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2023). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: PIBID, Formação de professores, Educação Básica, Políticas Educacionais, Universidade Estadual Vale do Acaraú.

 

 

 

Arnaldo Antonio Duarte de Duarte Junior

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência entre 2018 e 2020. Participou do Programa de Residência Pedagógica entre 2020 e 2022. Estagiário na Coordenadoria de Orientação Educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – Campus Visconde da Graça. Bolsista do Programa de Educação Tutorial do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP/ CNPq) desde 2023.

 

 

 

Manoela Escouto Soares

Possui formação no Curso Normal pelo Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida (SCALIFRA-ZN); graduação em andamento no curso de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel). Atua como voluntária no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação.

 

 

 

 

Rafael Mendes

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET-Pedagogia), membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública (GIPEP) e voluntário no projeto de extensão Novos Caminhos. É associado à ABALF (Associação Brasileira de Alfabetização) e tem interesse nas áreas de alfabetização e inclusão.